João Cezar de Castro Rocha Profile picture
Professor Titular de Literatura Comparada (UERJ), Pesquisador B do CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Autor de 14 livros e organizador de 32 títulos.

Sep 25, 2021, 8 tweets

1. A dissonância cognitiva Brasil: a realidade paralela bolosnarista é o resultado de uma midiosfera própria, que produz sem parar narrativas polarizadoras com base em notícias falsas e teorias conspiratórias. A teoria de Leon Festinger é valiosa para decifrar o fenômeno.

2. Tudo começou um em 1954 numa pesquisa sobre uma seita, quando Festinger se infiltrou no culto “The Brotherhood of the Seven Rays”, que combinava crença em vida extraterrestre, discos voadores e apocalipse, e cujo pendor milenarista era preciso como um relógio suíço:

no dia 21 de dezembro de 1954, um dilúvio levaria ao fim do mundo. Contudo, os membros da “Brotherhood” não tinham com o que se preocupar, pois um disco voador viria salvá-los. Ocorreu então uma decepção dupla: o disco voador nunca chegou, mas, o mundo também não acabou!

3. Qual foi a reação dos membros da seita? Por mais incrível que pareça, eles encontraram uma explicação alternativa: o dilúvio foi sustado precisamente porque os membros da seita, com sua fé e força de pensamento, terminaram por impedir o pior. Em "When Propechy Fails" (1956),

detalhou-se o caso. O princípio do livro é um retrato acabado do bolsonarismo:

"Um homem convicto é difícil de ser mudado. Expresse seu desacordo e ele se afastará. Mostre fatos e estatísticas: ele questionará suas fontes. Apele à lógica e ele não entenderá sua abordagem."

4. Em 1957, Festinger publicou "A Theory of Cognitive Dissonance", desenvolvendo hipóteses que descrevem à perfeição a atitude mental dos apoiadores do presidente bolsonaro:
"1 – A existência de dissonância, psicologicamente desconfortável, motivará o sujeito a tentar reduzir a

dissonância, a fim de produzir harmonia.
2 – Em presença da dissonância, além de buscar sua redução, o sujeito ativamente evitará situações e informação que poderiam aumentar a dissonância."

É o que ocorre hoje com dezenas de milhões de brasileiros: somente se informam na

midiosfera bolsonarista, comprometendo-se a não acessar veículos da mídia tradicional. O efeito? A realidade paralela bolsonarista, a dissonância cognitiva Brasil. Nunca enfrentamos um desafio semelhante. Para superá-lo, é preciso entendê-lo bem.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling