João Cezar de Castro Rocha Profile picture
Professor Titular de Literatura Comparada (UERJ), pesquisador do CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Autor de 14 livros e organizador de 32 títulos.
Itamar Assiere Profile picture Oficial_Carlos Endo Profile picture 2 subscribed
Apr 1 5 tweets 2 min read
1. João Paulo Burnier, à época tenente-coronel, foi um dos líderes da Revolta de Aragarças, tentativa de golpe para depor Juscelino Kubitscheck. Primeira vez que um avião foi sequestrado com passageiros: terrorismo realizado por militar. Foi anistiado. Sabem o que fez depois?
Image
Image
2. O projeto mais hediondo da ditadura militar, como brigadeiro. Planejou o Atentado ao Gasômetro, que levaria a milhares de mortes para acusar a esquerda! Foi impedido por um herói que se recusou a obedecer: o capitão Sérgio de Carvalho. Não foi punido. Sabem o que fez depois? Image
Feb 6 7 tweets 3 min read
1. Vocês lembram do João Vicente — tenho certeza! Em agosto de 2021, ele foi diagnosticado com autismo, suporte 2, nível moderado. Já tinha quase 4 anos, ainda não falava e não se relacionava com ninguém. Contato físico, para ele, era um suplício. Por 2 anos e meio, João Vicente fez 6 terapias semanais, em 5 clínicas. Nossa vida era uma correria sem fim. Nessa vertigem, João Vicente virou meu herói: nunca reclamou de nada, transformando cada terapia num jogo só nosso.

2. Ontem, 5 de fevereiro de 2024, com 6 anos e quase 4 meses, João Vicente entrou no Image
Oct 21, 2023 4 tweets 2 min read
1. Fascinante a pesquisa de Lúcia
Granja! Graças a uma leitura sensível e inovadora de documentos relativos à história editorial da obra de Machado de Assis, a professora titular da UNICAMP esboça um perfil inédito do autor de “Dom Casmurro”.

2. “Vai mandar imprimir”: frase que Image abre horizontes inesperados! Pois então foi o próprio Machado o responsável por imprimir seu romance? Sim!

3. Lúcia Granja relê com agudeza a advertência machadiana na segunda edição de “Helena”: “data em que o compus e imprimi”. O esforço foi recompensado: o livro saiu numa
Image
Image
Oct 15, 2023 9 tweets 3 min read
1. Por que que o “Dia do Professor” é celebrado no dia 15 de outubro? Siga o fio!

1. Antonieta de Barros, professora, escritora e jornalista, a primeira mulher negra a ocupar um mandato parlamentar no Brasil, teve atuação destacada na vida política e cultural em Santa Catarina. Image Ela propôs o “Dia do Professor”, tornado lei estadual em 1948. Eis aqui o texto da Lei N. 145:

2. O feriado só se tornou nacional em 14 de outubro de 1963, durante o governo de João Goulart. Mas o texto da Lei N. 52.682 não menciona Antonieta de Barros!leis.alesc.sc.gov.br/html/1948/145_…
Sep 23, 2023 4 tweets 3 min read
1. Quer entender a dinâmica da extrema direita nas redes sociais com um exemplo?

2. O deputado @nikolas_dm sentiu a possibilidade real de ser cassado. Como age? Não tem opção: se recuar, vira o Bolsonaro 2.0; precisa dobrar a aposta. Como? Por meio de duas ações combinadas. 🧶 Image 3. Primeiro, lança mão do recurso básico da extrema direita: gerar medo para produzir ódio. @nikolas_dm é o senhor dos magos nesse item. Mas, feitiço muitas vezes usado, vira-se contra o feiticeiro. De imediato, e com provas, @AntonyJojohn revelou a mentira. E agora, Nikolas? 🧶
Image
Image
Sep 12, 2023 7 tweets 4 min read
1. O que farão os envolvidos no crime de calúnia e difusão de mentiras em situação de calamidade pública?

2. A estratégia mudará de acordo com a posição de cada um, mas a orientação básica será a mesma: invocar o direito a “questionar” e sugerir a necessidade de “investigar”! Image 3. O deputado @GayerGus está em pânico, pois se deu conta: ele cometeu crime grave e não escapará de pesado processo. Lança mão da estratégia básica da extrema direita: “Só exerci meu direito a pedir investigações”. Mentira! Ele escreveu: “@LulaOficial proíbe”. Crime de calúnia!
Image
Image
Sep 11, 2023 4 tweets 3 min read
1. Para que entendam a gravidade da fake news da Samara, “presidente da UPA de Sarandi”, como a própria se identifica, compartilho alguns dos prints de grupos bolsonaristas de WhatsApp.

2. Reparem na quantidade de encaminhamentos. Autêntica vertigem de contágio mimético. +
Image
Image
3. Pior: o deputado @GayerGus divulgou a fake news, atribuindo a responsabilidade diretamente ao presidente @LulaOficial , o que nem a Samara fez! Sua difusão é crime ainda mais grave!

4. Uma vez divulgada, a fake news vira bola de neve que já não se controla. É o objetivo! ++
Image
Image
May 21, 2023 6 tweets 4 min read
1. Vamos entender a cassação de @deltanmd consultando documentos? O voto do ministro Benedito Gonçalves pode ser lido aqui na íntegra: tse.jus.br/++theme++justi…

São 37 páginas que iluminam o motivo da “exoneração precoce” de Dallagnol. Vamos, juntos, ler as páginas decisivas? 🧵 Image 2. O momento decisivo começa no item 1.2, à página 23. Eis o que interessa assinalar: 1) alega-se que @deltanmd teria cometido fraude à lei (fraus legis); 2) cometimento havido na antecipação da exoneração do cargo de Procurador; 3) o objetivo da antecipação seria evitar 🧶 Image
May 8, 2023 4 tweets 2 min read
1. A casa caiu para @GayerGus ! Acabei de falar com a professora L. M. , demitida depois da ação criminosa do deputado. Ela me autorizou a informar que, na sexta-feira, ela ingressou com um processo contra o deputado e a escola que a demitiu. L. também fez um pedido. 🧵 2. Precisamos tornar o seu caso conhecido em todo o Brasil. L. M. é a quarta pessoa que perdeu emprego em função do terrorismo psicológico e digital exercido por @GayerGus ! O Sindicato dos Professores de Goiás disponibilizou ajuda jurídica: parabéns. O deputado cometeu crime 🧶
May 8, 2023 4 tweets 3 min read
1. O deputado @GayerGus mais uma vez vestiu a fantasia do Grande Inquisidor e provocou a demissão de uma professora de História da Arte num colégio em Goiânia. É preciso parar este extremista antes que o Brasil vire um Talibã. O que fez a professora? Siga o fio. 🧶 Image 2. A professora de História da Arte tem o hábito de usar blusas que aludam a obras célebres. Num dia, lançou mão de uma obra icônica do século XX, reverenciada nos mais importantes museus do mundo. Trata-se de uma das obras brasileiras mais conhecidas internacionalmente. 🧵 Image
Mar 31, 2023 5 tweets 3 min read
1. Vamos analisar o editorial da @folha ? De um lado, é o “editorial Chamberlain” (o político que passou para a História por ter acreditado na paz de Hitler); de outro, é o “editorial da chantagem rentista” (deixa o sistema financeiro e o Roberto Campos Neto em paz!

2. Paz? 🧵 3. O Brasil se tornou o país dos Chamberlain redivivos. O ex-primeiro-ministro britânico foi ridicularizado no mundo todo, sobretudo na Alemanha, por ter apostado na possibilidade de Hitler abandonar a violência e renunciar à guerra. Apenas fortaleceu a máquina de morte nazista.
Mar 11, 2023 6 tweets 3 min read
1. Como entender o método-@nikolas_dm e a razão de seu sucesso?

2. Num plano mais geral, assim como bolsonaro se revelou um contrabandista de armas e de joias, @nikolas_dm é o muambeiro da pauta mundial da extrema direita. É o papel que lhe assegura visibilidade. Como assim? 🧵 3. Nos USA e na Europa, a extrema direita há alguns anos investe na criação de um novo inimigo imaginário: mulheres trans são o alvo da vez.

4. Tudo começou com a presença de atletas trans em competições. O que poderia ser um debate válido tornou-se histeria-hoje-sou-Nikole. 🧵
Mar 10, 2023 5 tweets 1 min read
1. Informação que só consta na edição em alemão de “Mimesis”, de Erich Auerbach:

Das XIV. Kapitel wurde später (1949) verfasst

Ou seja:

O capítulo XIV foi escrito posteriormente (1949)

E daí?

Todo um universo cultural se abre! 🧶 2. Em primeiro lugar, anoto o óbvio: em sua publicação primeira, em 1946, Mimesis contava com 19 capítulos. Qual foi o capítulo adicionado?

3. O capítulo dedicado à análise do Don Quijote. Na edição original, Cervantes era mencionado de passagem poucas vezes. Como assim? 🧶
Mar 9, 2023 4 tweets 2 min read
1. Terminei a terceira aula do curso “Literary Criticism as Requiem”. Em breve, o curso será ensinado na China. Hoje, boa parte da aula foi dedicada à leitura de informações que só se encontram na edição em alemão — todas as traduções suprimem os dados. E são fundamentais! 🧵 2. Aí está (trato neste fio somente das datas; noutro momento, retorno à questão fascinante da escrita tardia do capítulo 14):

Geschrieben zwischen Mai 1942 und April 1945

3. Ou seja:

Escrito entre maio de 1942 e abril de 1945

E daí? Muito! 🧵
Feb 26, 2023 4 tweets 2 min read
1. Atendendo à solicitação (justa) de @RaimundoDante , reproduzo o índice dos três volumes da “Seleção de contos brasileiros”, de Graciliano Ramos.

2. Primeiro volume, “Norte e Nordeste”. 3. Segundo volume, “Leste”.
Feb 25, 2023 4 tweets 3 min read
1. A reconstrução do Brasil, depois da arquitetura da destruição do horror-bolsonaro, pode ser facilitada e acelerada com a difusão, em escala nacional inédita, do ato de leitura literária.

2. Vejam esta brilhante “Antologia escolar de contos brasileiros”: vamos abrir o livro? ImageImage 3. Primeiro ponto de destaque: a reunião de escritor consagrado com professores e professores para a organização da antologia.

4. Segundo ponto valioso: a inclusão de autores em plena atividade; agora reunindo passado e presente, clássicos e contemporâneos. ImageImage
Feb 5, 2023 5 tweets 2 min read
1. Hesitei ao escrever este fio. Mas a gravidade da dissonância cognitiva coletiva no Brasil me leva a compartilhar minha atual pesquisa, que talvez esclareça o que parece incompreensível.
2. A midiosfera extremista e todos que a difundem são responsáveis por essa terrível morte. 3. A vítima da midiosfera extremista, E DE POLÍTICOS QUE A DIFUNDEM PARA GANHAR LIKES, cercou-se de símbolos que, lidos com atenção, evidenciam a dissonância cognitiva coletiva em grau extremo: fotos de dois alemães que tentaram matar Hitler e de Mandela. Como entender a mescla?
Feb 3, 2023 5 tweets 2 min read
1. A metodologia da disciplina História pode ajudar a superar o nível de “fofoca” das contradições permanentes das declarações do senador @marcosdoval .

2. E o que restará? A comprovação do crime de bolsonaro. Siga o 🧶. 3. O que se faz na metodologia da História quando surgem diversas versões do mesmo acontecimento? Só há um procedimento possível: comparar as versões com uma pergunta em mente: apesar da diversidade de relatos, há elementos comuns a todos eles? Eis aí a chave da interpretação! 🧶
Feb 2, 2023 4 tweets 5 min read
1. Querem saber por que o senador @marcosdoval renunciou?

2. Leiam a reportagem da @VEJA na íntegra.

3. É o maior escândalo envolvendo Bolsonaro até agora. O senador sabe que já se sabe de tudo! Daí, a renúncia: para se livrar da cadeia. 4. Os detalhes da tentativa de golpe passava pela implantação de uma ditadura.

5. Daniel Silveira e bolsonaro pediram para que o senador @marcosdoval grampeasse o ministro @alexandre !

6. Qual o objetivo da farsa?
Jan 8, 2023 4 tweets 1 min read
1. Os terroristas bolsonaristas não vão parar. Fanatizados pela midiosfera extremista, em nível radical de dissonância cognitiva coletiva, estimulados por “jornalistas”, “políticos” e “influenciadores”, só pararão se a Democracia reagir à altura do desafio. Como? Siga o fio. 2. De imediato, acabar com acampamentos golpistas — de imediato. Não pode haver tolerância alguma com células terroristas.

3. Em segundo lugar, responsabilizar e punir os terroristas que tentaram dar o golpe final invadindo o Congresso, o Livro Planalto e o STF. Ainda é pouco.
Dec 3, 2022 6 tweets 3 min read
1. Em 2005 e parte de 2006 morei em Berlim, justamente na época da Copa do Mundo. Uma exposição especial foi inaugurada: “Pelé Station”. Ainda hoje me recordo vivamente da experiência.

2. A exposição, notável, apresentou o romance de formação do gênio Pelé. Como assim? Siga o 🧵 3. Além da cronologia da incomparável carreira, a exposição tentou responder à pergunta: como surgem gênios como Pelé?

4. Eis o gol de placa da exposição: sem se limitar ao talento único de Pelé, a curadoria fez a arqueologia do atleta e do futebolista. Puro alumbramento! 🧶