Rede Análise | Especial COVID-19 Profile picture
Rede multidisciplinar com o objetivo de coletar, analisar, modelar e divulgar dados relativos a ciência e saúde | pt-br 🇧🇷

Oct 6, 2021, 21 tweets

Oi, pessoal!

Aqui é o @schrarstzhaupt, e estou passando no perfil da Rede para vermos juntos como estão os dados da covid-19 agora que entramos no mês de outubro de 2021.

Bora? 🧶 Sigam o fio!

Já há algumas semanas eu venho falando que há uma possibilidade de reversão da tendência de queda, que por mais pequena que seja, sempre envolve internações e óbitos, então devemos ficar sempre de olho.

Podemos ver essa mudança de tendência em nossos países vizinhos. Vejam Colombia, Peru e Chile, todos apresentando uma mudança na tendência de queda.

A parte boa? Vacinas! Vejam a proporção de casos e óbitos em relação às ondas anteriores. Muito, muito menor.

E aqui no Brasil? Agora estamos quase saindo da influência dos problemas nos dados que tivemos nas últimas semanas, e já conseguimos ver uma tendência de estabilização no número de casos, e uma desaceleração/quase estabilização nos óbitos.

Na região Centro-Oeste, temos a tendência de estabilização bem explícita, e está sendo liderada por pelo DF e por MS.

No Nordeste ainda estamos em queda, mas o estado do CE bagunçou um pouco os dados. Vejam como teve a retirada de vários casos (média móvel da taxa de crescimento desceu abaixo de zero) e depois inserção de vários casos:

Tirando o CE, conseguimos ver que quem está demonstrando maior tendência de reversão são os estados de PI e PE.

Reitero: em um nível absoluto MUITO menor do que as ondas pré vacina! O problema é que mesmo esse nível menor ainda acaba gerando óbitos evitáveis, por isso alertamos!

Na região Norte, apenas o AP mostra uma leve reversão. Essa região é uma das que mais demonstra queda, o que é sempre ótimo!

Já na região Sudeste, se tentarmos ver além da bagunça nos dados de casos de RJ e SP, percebemos uma estabilização na região toda, e nenhum estado mais trazendo uma queda sustentada.

Vejam os dados de ES, MG, RJ e SP. Podemos ver uma reversão mais explícita no ES e uma estabilização pós queda nos outros três estados.

Em SP, vemos um leve aumento nas pessoas reportando sintomas estilo covid-19 na pesquisa da Univ. de Maryland/Facebook (CTIS).

No RJ esse dado vinha em queda e parou de cair nos últimos dias.

Temos também dados de hospitais de SP, e a leve mudança de tendência (desaceleração da queda/estabilização pós queda) aparece em alguns DRS (Departamentos Regionais de Saúde). Dá pra ver até um leve aumento de internados em Araraquara.

Na região Sul, vemos uma tendência à estabilização nos dados quando olhamos casos e óbitos:

Mas os dados da pesquisa da Univ. de Maryland/Facebook mostram um aumento no RS. Os hospitais do RS também mostram uma mudança nos últimos dias, nos dados de UTI, em algumas regiões:

O que isso tudo indica, então? Que se estamos chegando em um piso, esse piso pode estar sendo bastante alto, ao estabilizar em torno de 500 óbitos notificados por dia de média no Brasil.

Precisamos ajudar a reduzir esse número para que, caso haja um aumento (independentemente da razão), possamos frear esse aumento somando as vacinas com as medidas que sabemos bem:
- Máscaras de boa qualidade bem vedadas (PFF-2);
- Ventilação / ar livre;
- Distanciamento físico.

Além de tudo, é importante lembrar que temos uma faixa etária ainda não vacinada (as crianças), e ao manter as medidas, protegemos elas, até que as vacinas sejam aprovadas e elas possam também ser vacinadas!

Cuidem-se, ok?

Abraços e boa semana a todos!

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling