Mellanie F. Dutra Profile picture
Biomédica, Neurocientista/Bioquímica, Pesquisadora, Professora e TEDx Speaker | Saúde e Ciências | Ela/Dela | 🇧🇷 | #DefendaoSUS

Oct 6, 2021, 13 tweets

@WHO recomenda a ampla vacinação da primeira vacina contra a malária!!!! Isso é excelente! Os estudos indicaram segurança e podendo ser implantado com eficácia em ambientes remotos e rurais.

Um momento marcante na luta contra a malária, para a qual não existem outras vacinas!

A vacina, conhecida como RTS, S e desenvolvida pela GSK, é administrada em 4 doses. A complexidade de administrar um regime de quatro doses em locais com poucos recursos levantou preocupações sobre o quão útil a vacina poderia ser no mundo real.

Por esse motivo, consultores de vacinas da OMS recomendaram anteriormente que a vacina fosse usada primeiro em um programa piloto. Esse programa começou em 2019, com Gana, Quênia e Malaui implantando a vacina.

Com o sucesso, a recomendação da ampla vacinação foi feita hoje! 💉

Em 2017, a OMS (@WHO ) criou a iniciativa E-2020, que tinha como objetivo dar suporte a 21 países – sete na América Latina, cinco na África e nove na Ásia – para que alcançassem zero casos de malária até 2020

Leia mais em: saude.abril.com.br/medicina/o-pan…

O Dia Mundial da Luta Contra a Malária (World Malaria Day) é lembrado no dia 25 de Abril, instituído pela @WHO e, felizmente, houve uma redução expressiva da doença no Brasil nos últimos anos. De 2019 para 2020, o número de casos caiu 13%. agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…

A maior concentração de transmissores está nas florestas da Região Amazônica (mais de 98%), envolvendo Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão, um pouco de Mato Grosso e de Tocantins, e, em menor quantidade, na Mata Atlântica, segundo a @agenciabrasil

A malária é transmitida por mosquitos infectados com o Plasmodium, agente causador da doença. No Brasil, encontramos três versões do agente infeccioso que causa malária em seres humanos: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum e Plasmodium malariae.

Os sintomas mais comuns são:
▪️ febre
▪️sudorese
▪️calafrios
▪️mal-estar
▪️tonturas
▪️cansaço
▪️vômitos
▪️mialgia
▪️dores de cabeça intensas

Em casos graves, pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte. Na grande maioria dos casos de malária, ocorre uma febre periódica a cada 48 horas ou 72 horas, dependendo do agente etiológico que está causando a infecção.

O @minsaude e as sociedades brasileiras de Infectologia e de Medicina Tropical não recomendam o uso de medicamentos preventivos para pessoas que se deslocam para regiões com presença de mosquitos Anopheles, mas sim, uso de medidas que podem ajudar na prevenção, veja abaixo 👇

As medidas de precaução incluem uso de repelentes, preferência por hospedagem em locais que tenham mosquiteiros, uso de roupas de cor clara que permitem ver o mosquito. E, ao voltar de viagem de uma região com transmissão ou endêmica pra malária, buscar o serviço de saúde!

O texto da @agenciabrasil está muito bom e informativo para saber mais sobre a malária: agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling