ORÇAMENTO SECRETO ... DA OAB!
O Presidente da OAB foi um dos que correu às redes para elogiar a decisão de Rosa Weber sobre as emendas de relator, que chamam de orçamento secreto.
Mas essa coisa de transparência não se aplica à própria Ordem.
Querem ver?
Sigam o fio.⬇️
A OAB sobrevive das taxas de inscrição dos Exames de Ordem e das anuidades pagas pelos advogados do país.
Segundo o Observatório Nacional da Advocacia, a OAB arrecada algo em torno de 1,3 bilhões com essas fontes.⬇️
Mas o máximo de transparência que vc vai encontrar sobre como a OAB gasta esse dinheiro é uma tabela com receitas e despesas totais.
Não há detalhamento algum de notas fiscais e contratações. Abaixo, a tabela divulgada sobre o ano de 2020.⬇️
A OAB alega que não é órgão vinculado à Administração Pública e que por isso não precisa prestar contas nem se submeter à Lei de Acesso à Informação.
Aliás, diz isso textualmente na sua página de "transparência".⬇️
oab.org.br/transparencia/
Como eles são bonzinhos, divulgam algumas migalhas de informações para ninguém ficar achando que estão escondendo algo.🤡
Mas o buraco é bem mais embaixo.⬇️
Em 2018, o TCU decidiu que a OAB deveria prestar contas ao Tribunal, pois ela precisa se alinhar às práticas de transparência e compliance das demais entidades de classe.⬇️
A OAB surtou com a decisão e levou o assunto ao STF, que começou a julgar o caso em 2020, já com voto desfavorável à OAB, do relator Ministro Marco Aurélio.
O julgamento foi interrompido por Lewandowski e vai voltar à estaca zero por conta da aposentadoria do relator.⬇️
Nos últimos anos, a OAB deixou de ser uma entidade de classe para se tornar comitê de partido político de esquerda, sobretudo na gestão de Felipe Santa Cruz.
Isso tem gerado incômodo na classe e até na atual Diretoria do Conselho Federal.
As preocupações do Sr. Felipe Santa Cruz são de ordem política e eleitoral. Ele está em plena campanha e usa a entidade como trampolim para suas pretensões políticas.⬇️
A OAB perde qualquer legitimidade para cobrar transparência dos órgãos públicos enquanto busca esconder os próprios gastos milionários. É um hipócrita de grande estirpe e merece ter sua hipocrisia exposta.
E se cala contra as arbitrariedades cometidas por outras autoridades, sobretudo as do STF, a quem presta bajulação por puro interesse político desde que assumiu o cargo.
Que a OAB possa se reerguer dessa fossa moral que o seu Presidente a colocou, longe de qualquer alinhamento com as aspirações do povo brasileiro.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.