Rede Análise | Especial COVID-19 Profile picture
Rede multidisciplinar com o objetivo de coletar, analisar, modelar e divulgar dados relativos a ciência e saúde | pt-br 🇧🇷

Jan 5, 2022, 13 tweets

Olá, pessoal! Nós da Rede Análise viemos a público para pedir ajuda de todos vocês na cobrança dos dados abertos da covid-19 no Brasil, que estão fora do ar desde o início de dezembro de 2021. Compartilhem esse fio, enviem por WhatsApp, peçam para as autoridades da sua cidade! 🧶

Não temos dados do SIVEP (Sistema de Vigilância Epidemiológica) desde 29/11/2021. Estes dados nos possibilitavam entender como estava a distribuição de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) pelo Brasil, inclusive por faixa etária e por tipo de agente causador.

Além disso, estes dados permitiam ao @leosbastos, @marfcg e o pessoal do @obscovid19br fazer o "nowcasting", que é um cálculo que consegue compensar o atraso de notificação deste banco de dados de SRAG, trazendo o que está acontecendo agora de forma um pouco mais fidedigna.

Além do SIVEP, também não temos mais os dados de cobertura vacinal (doses aplicadas) do SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização), então não sabemos se as vacinas continuam sendo aplicadas na mesma velocidade de antes ou se estagnamos na cobertura.

Neste fio que o @schrarstzhaupt fez aqui pela Rede, podemos ver o impacto que a estagnação da cobertura vacinal tem, principalmente quando ela ocorre em conjunto com flexibilizações das medidas de proteção:

Estamos passando por um aumento forte de mobilidade (festas de fim de ano e férias), estamos vendo relatos (que estão sendo nosso guia, mas sabemos que não podemos contar com eles) de aumentos significativos de casos positivos para covid-19.
noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…

Se estes aumentos continuarem e chegarem a níveis altíssimos como estamos vendo nos EUA e na Europa, podemos ter, ainda, pressão no sistema hospitalar e também óbitos totalmente evitáveis. Para prevenir isso, precisamos entender a situação através dos dados! Vejam a França:

Já conseguimos ver uma reversão de tendências nas internações do estado de SP, pelos dados da SEADE. Como estão os outros estados?

seade.gov.br/coronavirus/#

Nos ajudem a cobrar compartilhando esse fio, enviando por WhatsApp e pedindo para as autoridades da sua cidade, para que possamos efetivamente entender a situação do Brasil e, através disso, comunicar melhor e aguardar políticas públicas melhores de nossos gestores.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling