Mellanie F. Dutra Profile picture
Biomédica, Neurocientista/Bioquímica, Pesquisadora, Professora e TEDx Speaker | Saúde e Ciências | Ela/Dela | 🇧🇷 | #DefendaoSUS

Jan 11, 2022, 17 tweets

Wow! No dia 10/01/22 ocorreu o primeiro transplante (com sucesso) de coração de um porco geneticamente modificado para o paciente (homem de 57 anos) em Maryland🇺🇸

Além de ser um grande marco, poderá ajudar a resolver a escassez crônica de doações de órgãos!

🧶👇

Segundo a reportagem, o procedimento ocorreu na sexta, disse a Faculdade de Medicina da @UofMaryland em comunicado na segunda-feira. Embora o prognóstico do paciente esteja longe de ser certo, representa um marco importante para o transplante de animais para humanos.

Segundo a reportagem, o paciente foi considerado inelegível para transplante humano - uma decisão que muitas vezes é tomada quando a pessoa a receber o órgão tem uma saúde subjacente muito ruim. Ele agora se recupera e é cuidadosamente para determinar como o novo órgão funciona.

O @US_FDA concedeu autorização de emergência para a cirurgia na véspera de Ano Novo, como um último esforço para um paciente que não era adequado para transplante convencional.

Segundo os cirurgiões "Estamos procedendo com cautela, mas também estamos otimistas de que esta cirurgia inédita no mundo fornecerá uma nova opção importante para os pacientes no futuro".

Muhammad Mohiuddin, que co-fundou o programa de xenotransplante (entre espécies) cardíaco da universidade, acrescentou que a cirurgia foi o culminar de anos de pesquisa, envolvendo transplantes de porco para babuíno, por exemplo

Sobre o porco🐷 doador:
Ele pertencia ao rebanho que passou por procedimentos de edição genética. Três genes que levariam à rejeição de órgãos de porco por humanos foram "nocauteados" (removidos) assim como um gene que levaria ao crescimento excessivo de tecido cardíaco de porco.

Ainda, seis genes humanos responsáveis ​​pela aceitação humana foram inseridos no genoma, para um total de 10 edições de genes únicos. Essa edição foi realizada pela empresa de biotecnologia Revivicor que também forneceu o porco usado em um transplante de rim inovador em Outubro

O órgão doado foi mantido em uma máquina de preservação de órgãos antes da cirurgia, e a equipe também usou um novo medicamento experimental fabricado pela Kiniksa Pharmaceuticals junto com medicamentos antirrejeição convencionais para suprimir o sistema imunológico.

Cerca de 110.000 americanos estão atualmente esperando por um transplante de órgão, e mais de 6.000 pacientes morrem a cada ano antes de receber um, de acordo com dados oficiais.

Lembrando que atualmente as válvulas cardíacas de porco são amplamente utilizadas em humanos, e a pele de porco é enxertada em vítimas de queimaduras humanas. Os porcos são os doadores ideais por causa de seu tamanho/rápido crescimento/grandes ninhadas, por exemplo

Eu sei que muitas pessoas não se sentem bem com o uso de animais na pesquisa. Existe todo um processo ético para a participação desses animais em estudos que é monitorado pelos conselhos e comitês de ética.

Ainda, com o avanço da engenharia de tecidos, é possível que em breve possamos fazer corações sem precisar utilizar animais para obtê-los. sanarmed.com/artigos-cienti…

De igual forma, o sucesso desse transplante, além da possibilidade de salvar vidas e lidar com essa escassez de órgãos, nos adiciona conhecimento para poder realizar outros tipos de transplantes com novas tecnologias

Para saber mais sobre o procedimento: oglobo.globo.com/saude/em-trans…

Fio do @DhiordanLove maravilhoso falando do transplante de rim:

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling