Christiano Jilvan | De Veneta Profile picture
Jornalista, aprendiz...

Jan 20, 2022, 12 tweets

Material mais explicativo que a jornalista @FrancisPeracio fez para a @intertvmg sobre a Barragem de #Juramento, nesta semana. Ela responde pela maior parte do abastecimento de água de #MontesClaros (segue o fio)
Reprodução imagens: Luiz Fábio

Com 984mm de chuva entre outubro e janeiro, o nível chegou a 68%. O volume é maior do que a média dos últimos 8 anos (927mm). Os dados são da Copasa, que faz a medição técnica diária e, ainda, o monitoramento online. (+)

Só em janeiro deste ano, a chuva registrada por lá (136mm) foi quase 3 vezes maior que a do mesmo período de 2021 (53,8mm) (+)

A capacidade total do lago é de 45 milhões de metros cúbicos. Os 68% do nível atual representam, atualmente, 31 milhões de metros cúbicos. (+)

Com este nível alcançado, a projeção da Copasa é otimista para o chamado período seco do ano, com a real possibilidade de não haver racionamento ou rodízios no abastecimento, como houve nos últimos dois anos (+)
Reprodução: Copasa/@em_com

Para quem não conhece a região, Juramento é uma pequena cidade a pouco mais de 30KM de Montes Claros, bem conhecida não só pela barragem e o pequeno balneário, mas pela quantidade de sítios, chácaras, ranchos e fazendas. (+)
Foto: Divulgação Facebook

A barragem de Juramento é abastecida pelos rios Canoas, Juramento e Saracura, todos de pequeno porte e estreitos. Por isso, como não são caudalosos, a represa depende muito da precipitação para atender a demanda de abastecimento (+)

O gerente regional da Copasa, Rômulo de Souza Lima, lembra na entrevista que, até recentemente, a barragem de Juramento respondia por 70% do volume que atendia ao consumo de Montes Claros. (+)

Mas com as consequentes estiagens e mais ocupações às margens do lago, houve uma queda expressiva no volume de água, o que forçou a Copasa a busca outras alternativas de captação de água para atender à demanda de Montes Claros (+)

Pesa, também, conforme estudos da @unimontesmg, o grau de degradação ao redor da barragem, com a produção de eucalipto e a criação de gado, que acelera a degradação da vegetação ciliar e aumenta a impermeabilidade do solo, minimizando a retenção da água da chuva (+)

Além da barragem de Juramento, a água que atende a Montes Claros é captada no Sistema Pacuí (rio de mesmo nome, em Coração de Jesus) e no Sistema Morrinhos (dos rios Pai João (Lapa Grande) e do Rebentão dos Ferros) (+)

E está em andamento pela Copasa um novo sistema de captação, da água do Rio São Francisco em #Ibiaí.
(Foto: Janaína Calaça)

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling