Christiano Jilvan | De Veneta Profile picture
Jan 20, 2022 12 tweets 5 min read Read on X
Material mais explicativo que a jornalista @FrancisPeracio fez para a @intertvmg sobre a Barragem de #Juramento, nesta semana. Ela responde pela maior parte do abastecimento de água de #MontesClaros (segue o fio)
Reprodução imagens: Luiz Fábio
Com 984mm de chuva entre outubro e janeiro, o nível chegou a 68%. O volume é maior do que a média dos últimos 8 anos (927mm). Os dados são da Copasa, que faz a medição técnica diária e, ainda, o monitoramento online. (+)
Só em janeiro deste ano, a chuva registrada por lá (136mm) foi quase 3 vezes maior que a do mesmo período de 2021 (53,8mm) (+)
A capacidade total do lago é de 45 milhões de metros cúbicos. Os 68% do nível atual representam, atualmente, 31 milhões de metros cúbicos. (+)
Com este nível alcançado, a projeção da Copasa é otimista para o chamado período seco do ano, com a real possibilidade de não haver racionamento ou rodízios no abastecimento, como houve nos últimos dois anos (+)
Reprodução: Copasa/@em_com
Para quem não conhece a região, Juramento é uma pequena cidade a pouco mais de 30KM de Montes Claros, bem conhecida não só pela barragem e o pequeno balneário, mas pela quantidade de sítios, chácaras, ranchos e fazendas. (+)
Foto: Divulgação Facebook
A barragem de Juramento é abastecida pelos rios Canoas, Juramento e Saracura, todos de pequeno porte e estreitos. Por isso, como não são caudalosos, a represa depende muito da precipitação para atender a demanda de abastecimento (+)
O gerente regional da Copasa, Rômulo de Souza Lima, lembra na entrevista que, até recentemente, a barragem de Juramento respondia por 70% do volume que atendia ao consumo de Montes Claros. (+)
Mas com as consequentes estiagens e mais ocupações às margens do lago, houve uma queda expressiva no volume de água, o que forçou a Copasa a busca outras alternativas de captação de água para atender à demanda de Montes Claros (+)
Pesa, também, conforme estudos da @unimontesmg, o grau de degradação ao redor da barragem, com a produção de eucalipto e a criação de gado, que acelera a degradação da vegetação ciliar e aumenta a impermeabilidade do solo, minimizando a retenção da água da chuva (+)
Além da barragem de Juramento, a água que atende a Montes Claros é captada no Sistema Pacuí (rio de mesmo nome, em Coração de Jesus) e no Sistema Morrinhos (dos rios Pai João (Lapa Grande) e do Rebentão dos Ferros) (+)
E está em andamento pela Copasa um novo sistema de captação, da água do Rio São Francisco em #Ibiaí.
(Foto: Janaína Calaça)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Christiano Jilvan | De Veneta

Christiano Jilvan | De Veneta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(