Uma ideia inovadora baseada no cooperativismo tem melhorado a vida dos motoristas de aplicativo de Araraquara, no interior de São Paulo. Um aplicativo idealizado pelo prefeito Edinho Silva, do PT, garante o repasse de até 95% do valor da corrida aos motoristas.
1/7
Intitulado "Bibi Mob", o aplicativo é resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Cooperativa de Transporte de Araraquara (Coomappa). O serviço está disponível em Araraquara e cidades vizinhas como Américo Brasiliense, Santa Lúcia e Rincão.
2/7
O diferencial do app é que ele não é administrado por uma empresa, mas sim por uma cooperativa de trabalho, onde os próprios motoristas são os sócios. O app, portanto, não visa o lucro. O aplicativo fica com apenas 5% do valor da viagem para cobrir os custos operacionais.
3/7
95% do valor da corrida fica com o motorista — índice bem superior à média de apps como Uber ou 99, onde os repasses são de no máximo 60%. O aplicativo reforça a renda e garante melhores condições de trabalho a uma categoria cada vez mais submetida à precarização.
4/7
O aplicativo também permite a redução do custo da viagem para o usuário e incentiva a melhoria do serviço, com menos cancelamentos decorrentes do baixo custo/benefício. Também possui medidas de segurança mais rígidas, exigindo fotografia e documento dos usuários.
5/7
A prefeitura de Araraquara está agora desenvolvendo um aplicativo similar para uso dos motoentregadores, em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara.
6/7
A tecnologia pode ser compartilhada com outras cidades interessadas, mas o sucesso efetivo da ferramenta depende da organização dos motoristas em cooperativas de trabalho e da gestão coletiva do empreendimento.
7/7
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.