Pensar a História Profile picture
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade". Karl Marx
Eduardo Pontes Profile picture Leo Marques Profile picture NORDESTINA🇧🇷🇵🇸 Profile picture Billybacon Profile picture Guillermo Dezenov Profile picture 38 subscribed
Mar 24 15 tweets 6 min read
Trecho do filme "O Circo", lançado na União Soviética em 1936. Dirigido por Grigori Aleksandrov e Isidor Simkov, o filme é uma crítica ao racismo, ao supremacismo branco e às leis segregacionistas que então vigoravam nos Estados Unidos.

1/15 O filme é uma comédia musical melodramática baseada no texto "Sob o Domo do Circo", de Ilya Ilf, Yevgeny Petrov e Valentin Kataev. A obra serviu como uma resposta à intensa campanha de desqualificação que os estadunidenses promoviam contra a União Soviética no período.

2/15 Image
Mar 22 4 tweets 1 min read
Imagina se São Paulo fosse governada por um petista e ficasse uma semana inteira sem luz no centro. O Bonner ia apresentar o Jornal Nacional na esquina da Ipiranga com a São João, no meio do breu. Ia ser uma gritaria, uma revolta. Já ia ter uns 15 pedido de impeachment aberto, povo do MBL se fantasiando de poste, a Jovem Pan ia tá comparando com Cuba, o Demétrio Magnoli falando que SP está apagada de noite igual a Coreia do Norte e que por isso o grande sonho da esquerda se realizou, etc. Ia ser um circo. Imagina o JN sendo encerrado sem musiquinha de fundo, com os funcionários dos bastidores reunidos atrás da bancada segurando velas. Imagina como seria o Fantástico, cobrindo três hospitais há uma semana sem luz. A Poliana Abritta com aquela cara de indignação. As matérias sobre os pacientes prejudicados. As entrevistas com os comerciantes reclamando que perderam tudo, o prejuízo bilionário pra cidade.
Mar 20 25 tweets 9 min read
A cidade de Bagdá em chamas após ser bombardeada pela Força Aérea dos EUA. Há 21 anos, em 20/03/2003, tinha início a Guerra do Iraque. O país foi invadido sob a falsa alegação de estaria fabricando armas de destruição em massa. A invasão deixou mais de 1,2 milhão de mortos.

1/25 Image O casus belli apenas confirmou uma tendência esboçada desde os atentados de 11 de setembro de 2001, que deram ao governo dos EUA e às corporações estadunidenses uma justificativa para avançar uma agenda estratégica de controle sobre os recursos energéticos do Oriente Médio.

2/25Image
Mar 20 25 tweets 10 min read
A cidade de Bagdá em chamas após ser bombardeada pela Força Aérea dos EUA. Há 21 anos, em 20/03/2003, tinha início a Guerra do Iraque. O país foi invadido sob a falsa alegação de que o presidente Saddam Hussein, estaria fabricando armas de destruição em massa.

1/25 Image O casus belli apenas confirmou uma tendência esboçada desde os atentados de 11 de setembro de 2001, que deram ao governo dos EUA e às corporações estadunidenses uma justificativa para avançar uma agenda estratégica de controle sobre os recursos energéticos do Oriente Médio.

2/25 Image
Mar 19 23 tweets 9 min read
Há 286 anos, em 19/03/1738, nascia o revolucionário peruano Túpac Amaru II. Descendente da linhagem imperial inca, Túpac liderou a maior insurreição anticolonial das Américas, responsável por mobilizar mais de 100 mil indígenas contra o império espanhol e a escravidão.

1/23 Image José Gabriel Condorcanqui nasceu em Surimana, na região de Cusco, Vice-Reino do Peru. Adotou o nome de Túpac Amaru II em homenagem a seu ancestral — Túpac Amaru, último imperador inca, decapitado em 1572 por conduzir uma revolta contra o domínio espanhol.

2/23
Image
Image
Mar 18 24 tweets 9 min read
Há 153 anos, em 18 de março de 1871, tinha início a Comuna de Paris, primeira insurreição a lograr a instituição de um autogoverno proletário. A Comuna de Paris governou a capital francesa por 72 dias, tornando-se inspiração para todas as revoluções socialistas posteriores.

1/24 Image Após a Revolução Francesa, a França se converteu no núcleo fundador do modelo de Estado burguês. Em que pese as profundas agitações sociais que marcaram esse processo, as mudanças privilegiariam quase que exclusivamente a burguesia, alijando a classe operária do poder.

2/24 Image
Mar 16 24 tweets 9 min read
Há 56 anos, em 16/03/1968, soldados estadunidenses cometiam o assassinato em massa de mulheres e crianças vietnamitas no Massacre de My Lai. Considerada uma das atrocidades mais repulsivas cometidas pelos EUA na Guerra do Vietnã, o massacre resultou na morte de 504 civis.

1/24 Image My Lai era um pequeno povoado na região de Son My, província de Quang Ngai, no Vietnã do Sul. Habitado por camponeses e trabalhadores rurais, o vilarejo sofreu a alteração de seu perfil demográfico após a eclosão da Guerra do Vietnã.

2/24 Image
Mar 15 28 tweets 10 min read
Há 88 anos, em 15/03/1936, nascia o sargento paraense Manoel Raimundo Soares. Apoiador de Goulart e das reformas de base, Manoel foi um dos militares que se uniram à resistência após o golpe de 1964. Foi também dos primeiros opositores assassinados pela ditadura militar.

1/25 Image Manoel Raimundo Soares nasceu em Belém do Pará, em uma família de origem humilde. Após cursar o ensino básico no Grupo Escolar Paulino de Brito, ele se formou em aprendizagem industrial no Instituto Lauro Sodré, passando a trabalhar em uma oficina mecânica.

2/25 Image
Mar 15 25 tweets 9 min read
Há 110 anos, em 14/03/1914, nascia a escritora Carolina Maria de Jesus. Moradora da favela do Canindé e catadora de papel, Carolina se destacou por seus relatos contundentes sobre a miséria, a desigualdade, a opressão e a exclusão social nas periferias do Brasil.

1/25 Image Carolina Maria de Jesus nasceu na zona rural de Sacramento, no interior de Minas Gerais, como uma dos oito filhos da lavadeira Maria Carolina de Jesus. Seu pai, João Cândido Veloso, já possuía outra família e nunca a reconheceu como filha legítima.

2/25 Image
Mar 13 25 tweets 9 min read
Há 60 anos, em 13/03/1964, ocorria no Rio de Janeiro o Comício da Central. A enorme manifestação popular visava demonstrar apoio às reformas de base propostas por João Goulart, voltadas ao combate à concentração fundiária e à redução da desigualdade social.

1/25 Image Reunindo cerca de 300 mil pessoas, o comício alarmou os setores conservadores, que reagiram incentivando o recrudescimento da articulação golpista. Menos de três semanas depois, Goulart seria deposto em um golpe militar.

2/25 Image
Mar 11 26 tweets 9 min read
Há 383 anos, em 11/03/1641, tinha início a Batalha de M'Bororé. O conflito opôs um exército de indígenas guaranis das Missões Orientais a um grupo de bandeirantes de São Paulo que pretendiam escravizá-los. A batalha durou uma semana e terminou com a vitória dos guaranis.

1/25 Image Os jesuítas aportaram nas Américas ainda no século XVI, objetivando evangelizar os povos indígenas. As primeiras tentativas de evangelização foram frustradas pela oposição dos colonizadores, mais interessados em explorar os indígenas como mão de obra escrava.

2/25 Image
Mar 10 23 tweets 8 min read
Em 1946, Vicente Celestino emocionou os brasileiros com "Mia Gioconda". A canção contava a história de um soldado que se apaixonou por uma italiana durante a campanha da FEB, mas teve de abandoná-la e voltar ao Brasil. O que muitos não sabem é que essa é uma história real.

1/21 O Brasil foi o único país sul-americano a enviar soldados sob sua própria bandeira para lutar contra as forças nazifascistas na Segunda Guerra. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi criada em agosto de 1943 e congregava mais de 25 mil combatentes — ditos "pracinhas".

2/21 Image
Mar 8 28 tweets 8 min read
Representações femininas na publicidade estadunidense X representações femininas na propaganda soviética. Segue o fio
🧶+👇 Image 🧶+👇 Image
Mar 8 25 tweets 9 min read
Há 107 anos, em 8 de março de 1917, mulheres russas organizavam uma passeata em protesto contra a fome, o desemprego e as más condições de vida na cidade de Petrogrado. A passeata tornou-se o marco inicial da Revolução Russa, que resultaria na queda da monarquia czarista.

1/25 Image Alguns meses depois, a Revolução de Outubro instauraria o governo socialista na Rússia. Em 1975, a ONU oficializou a data da passeata, 8 de março, como Dia Internacional da Mulher. O evento é celebrado em mais de 100 países do mundo.

2/25 Image
Mar 5 25 tweets 9 min read
Há 153 anos, em 05/03/1871, nascia Rosa Luxemburgo. Considerada uma das mais importantes líderes do movimento socialista do início do século XX, Luxemburgo participou ativamente da articulação das lutas operárias e deixou vasta contribuição teórica ao pensamento socialista.

1/25 Image Rosa Luxemburgo nasceu em Lublin, Polônia, em uma família de origem judaica. Ainda jovem, mudou-se para Varsóvia, onde concluiu os estudos básicos. Ingressou depois no Partido do Proletariado, onde ajudou a organizar uma greve brutalmente reprimida pelo governo polonês.

2/25 Image
Mar 3 12 tweets 16 min read
Do avião ao chuveiro elétrico, passando pelo captopril, os brasileiros deram muitos aportes valiosos que ajudaram a mudar o mundo. Confira nesse fio algumas das mais importantes descobertas, invenções e contribuições dos brasileiros à ciência e à tecnologia.
🧶+👇 Image 1: Aeróstato

Natural de Santos, o padre Bartolomeu de Gusmão é considerado o precursor da navegação aérea. Ele é famoso por ter inventado os primeiro aeróstatos operacionais da história, criados em 1709 — balões esféricos revestidos por tela, aptos a se elevarem do chão quando preenchidos com ar quente e capazes de transportar pequenos objetos. A invenção de Gusmão seria aperfeiçoada quase 80 anos depois pelos Irmãos Montgolfier, com a criação dos primeiros balões tripulados.

O aeróstato não foi a única invenção de Gusmão. O brasileiro também foi responsável por criar uma bomba hidráulica que lhe rendeu a primeira patente outorgada no continente americano, emitida em 1705 — sendo por esse motivo alcunhado como "o primeiro cientista das Américas". Ele também criou uma outra bomba hidráulica para impedir o alagamento de embarcações, inventou um sistema de espelhos e lentes convergentes que permitiam assar carne ao sol e construiu uma máquina que ampliava a potência dos moinhos hidráulicos.

A genialidade de Gusmão lhe trouxe fama e admiração, mas também trouxe problemas. Detratores chegaram a espalhar boatos de que seus inventos eram derivados de um pacto com o diabo. Acusado de ser simpatizante de cristãos-novos, Gusmão tornou-se alvo da inquisição. Acabou adoecendo e morreu enquanto fugia da perseguição religiosa.

🧶+👇Image
Image
Feb 28 25 tweets 9 min read
Há 77 anos, em 28 de fevereiro de 1947, o Partido Nacionalista Chinês (Kuomintang) reprimia brutalmente um protesto antigovernamental em Taiwan. A repressão evoluiu para uma matança em larga escala — dito "Massacre de 28 de Fevereiro" — que deixou cerca de 30 mil mortos.

1/25 Image Justificado como um expurgo anticomunista, o massacre sinalizou também o início do chamado "Terror Branco" — período de lei marcial que se estendeu por 38 anos e foi marcado pela perseguição e assassinato em massa de opositores do governo taiwanês.

2/25 Image
Feb 27 17 tweets 7 min read
Há 35 anos, em 27/02/1989, tinha início o Caracaço — revolta popular que se espalhou pela Venezuela, em protesto contra as medidas neoliberais de Carlos Andrés Perez. O Caracaço pavimentou o caminho para a radicalização da esquerda, prenunciando a Revolução Bolivariana.

1/17 Image A década de 1980 foi marcada na Venezuela por uma grave crise econômica. A queda abrupta do preço do barril do petróleo nos mercados internacionais havia causado um enorme desequilíbrio fiscal na economia venezuelana, muito dependente da exportação dessa commodity.

2/17 Image
Feb 27 24 tweets 8 min read
Há 155 anos, em 26 de fevereiro de 1869, nascia a pedagoga e revolucionária socialista Nadejda Krupskaya. Esposa de Vladimir Lenin, Nadejda foi uma figura central no esforço pela erradicação do analfabetismo e na construção do sistema educacional da União Soviética.

1/24 Image Nadejda Krupskaya nasceu em São Petersburgo, em uma família empobrecida da pequena nobreza russa. Frequentou o ginásio feminino até os 14 anos, quando teve de interromper os estudos para auxiliar a família após a morte de seu pai.

2/24 Image
Feb 25 25 tweets 9 min read
Há 30 anos, em 25/02/1994, o colono israelense Baruch Goldstein abria fogo contra contra palestinos que rezavam na Mesquita Ibrahimi, na Cisjordânia. O ataque, dito Massacre do Túmulo dos Patriarcas, resultou na morte de dezenas de palestinos e deixou mais de 120 feridos.

1/25 Image Baruch Goldstein nasceu em Nova York em 1956, em uma família de judeus ortodoxos. Ele era filiado à Liga de Defesa Judaica — uma organização sionista de extrema-direita, responsável por conduzir vários atentados terroristas nos Estados Unidos na década de 1980.

2/25 Image
Feb 24 25 tweets 9 min read
Há 97 anos, em 23/02/1927, nascia Bezerra da Silva. Um dos maiores mestres do samba, Bezerra se destacou por produzir crônicas irreverentes e cáusticas sobre a realidade das favelas e a vida dos marginalizados em um país marcado pelo preconceito e pela exclusão social.

1/25 Image Bezerra da Silva nasceu em Recife, Pernambuco, filho de Hercília Pereira e Alexandrino Bezerra da Silva. O pai abandonou a família quando Hercília ainda estava grávida, deixando-a em uma situação precária. Para sustentar a casa, Hercília trabalhou como faxineira e lavadeira

2/25 Image