Civis observam o bairro de Liben, destruído durante o equivocado Bombardeio de Praga. Há 77 anos, em 14 de fevereiro de 1945, a Força Aérea dos Estados Unidos atacava por engano a cidade de Praga, capital da Tchecoslováquia, pensando se tratar da cidade alemã de Dresden.
1/11
Em fevereiro de 1945, a Segunda Guerra Mundial se encaminhava para o seu desfecho. As tropas da União Soviética já haviam libertado quase todo o Leste Europeu durante a Ofensiva de Vistula-Oder e agora já marchavam em solo alemão, rumo a Berlim.
2/11
O Exército Vermelho ficou responsável pelo trabalho pesado durante a ofensiva, cabendo aos aliados coordenar operações de apoio. Entre essas operações, estavam os ataques aéreos à Alemanha, com a finalidade de manter a Luftwaffe ocupada enquanto os soviéticos avançavam.
3/11
Entre 13 e 15 de fevereiro de 1945, Estados Unidos e Reino Unido iniciaram uma campanha de bombardeio contra a cidade alemã de Dresden, um importante centro industrial e sede de guarnições militares da Alemanha nazista.
4/11
No dia 14 de fevereiro de 1945, um esquadrão composto por 60 bombardeiros B-17 Flying Fortress da Força Aérea dos Estados Unidos se perdeu enquanto voava rumo a Dresden.
5/11
Uma combinação de más condições climáticas e falhas no sistema de navegação levou os estadunidenses a ultrapassarem o alvo em mais de 120 quilômetros. Quando sobrevoavam a cidade de Praga, o subcomandante do esquadrão, acreditando se tratar de Dresden, ordenou o ataque.
6/11
Alguns pilotos tentaram alertar sobre o erro, mas foram impedidos, de modo a não quebrar o silêncio do rádio e evitar que a posição das aeronaves fosse revelada. O esquadrão estadunidense começou então o ataque contra áreas civis da capital de um país aliado.
7/11
As aeronaves despejaram 152 toneladas de bombas sobre áreas densamente povoadas de Praga, devastando bairros inteiros como Liben, Nusle, Zlíchov e Vrsovice. O bombardeio de Praga custou 1.200 vidas e feriu outras milhares de pessoas. Todas as vítimas eram civis.
8/11
Nenhuma das grandes fábricas da cidade ou instalações militares potencialmente úteis aos invasores nazistas foram atingidas. O bombardeio se restringiu às áreas residenciais, olarias e edifícios comerciais.
9/11
Cerca de cem edificações históricas, como o Mosteiro de Emaús, a Casa de Fausto e a Sinagoga Vinohrady, foram arruinadas. Outros 200 prédios históricos foram danificados. Muitos animais também pereceram no ataque, pois o bombardeio destruiu o zoológico da cidade.
10/11
Após se dar conta do erro, a Força Aérea dos EUA proibiu os pilotos de falarem sobre o ocorrido. Os EUA ainda ensaiaram a justificativa de que o esquadrão sobrevoara Praga para jogar panfletos, mas acabou admitindo o equívoco e pedindo desculpas formais pelo ataque.
11/11
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.