Prof. Vítor Soares Profile picture
👨‍🏫 Prof. de História 🎙️ @h30podcast 🎙️ @historiaprosbro 📖 "História em Meia Hora - Grandes Civilizações" 📖 "O Porão"

Feb 21, 2022, 17 tweets

Essa semana levantei uma conversa sobre esse cara aí da foto. Bora falar falar sobre Stalin nesse fio 🧶? #historiaemmeiahora

A figura de Josef Stalin é extremamente complexa e precisa ser estudada com bastante cuidado ao mesmo tempo que é preciso ter bastante responsabilidade para não encobrir os diversos crimes que foram cometidos contra sua própria população.

O que torna o assunto ainda mais difícil é abordar o salto industrial e econômico que a URSS teve nos primeiros anos de seu governo.

Mesmo sendo a maior liderança que a URSS já teve, até o início da juventude de Josef tinha outros planos para sua vida: se tornar um padre.

A maior responsável para que isso pudesse acontecer era sua mãe, que
além de ser uma religiosa fervorosa, garantiu que Josef se mantivesse no caminho dos estudos mesmo com uma vida bem complicada.

O que fez Josef mudar seu rumo foi conhecer um livro chamado O Capital, de Karl Marx. Além de Marx, Josef também teve contato com livros revolucionários como “Que Fazer?” do Nikolai Tchernichevski, “O Parricida” de Alexander Kazbegi.

Assim que abandonou a Igreja, Josef começou a se envolver com manifestações políticas de caráter socialista. Além de ser um divulgador de ideias revolucionárias, Josef foi o organizador de uma série de greves pela cidade.

As manifestações de Josef não eram apenas nas ruas, em 1902 ele mobilizou uma invasão ao presídio onde líderes sindicais tinham sido presos! Nesse confronto, 13 manifestantes foram mortos.

Durante a Rev. Russa, Stálin (que significa Homem de Aço) passou a ser responsável pelo maior veículo de divulgação de ideias da Rússia, o jornal Pravda. À frente desse jornal, Stálin emitia suas análises, educava a população e informava sobre a revolução que estava vindo.

Enquanto líder da URSS, as políticas de desenvolvimento industrial de Stálin deram origem a um novo movimento artístico: o Realismo Socialista. Este novo tipo de arte foi usado pelo governo como forma de criar um imaginário do que seria uma sociedade soviética idealizada.

A força dos trabalhadores, o trabalho e as famílias grandes eram constantemente valorizadas nesse tipo de arte.

O Exército Vermelho foi o maior responsável por vencer as tropas de Hitler e colocar um fim à guerra. Mas um dos pontos mais emblemáticos desse conflito foi a união entre forças capitalistas e socialistas para derrotar um inimigo em comum.

É interessante como o “anti-comunismo” é algo que sofre alterações de acordo com o tempo. O próprio Winston Churchill, que era adversário de Stálin, durante a guerra teria convidado o líder da URSS para uma noite mais “descontraída”.

De acordo com documentos liberados pelo Arquivo Nacional do Reino Unido, Stálin e Churchill tiveram uma noite de banquete e bebedeira em 1942.

Após a morte de Stálin diversas rebeliões e protestos aconteceram na URSS. Em muitos desses protestos, bustos e estátuas de Stálin foram derrubados mostrando que parte da população tinha uma outra visão de seu líder, ao contrário do que as propagandas oficiais mostravam.

Quer aprender mais sobre Stalin? Dá uma olhada nesses livros que podem te interessar. A Revolução Russa - Sheila Fitzpatrick ; Stálin: A corte do Czar vermelho - Simon Sebag Montefiore

Gostou do fio? Dá um RT no primeiro tuíte e, se quiser, ouça meu podcast sobre uma figura que indiscutivelmente ajudou a forjar todo o século XX.

open.spotify.com/episode/4vtS91…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling