👨🏫 Prof. de História
🎙️ @h30podcast
🎙️ @historiaprosbro
📖 "História em Meia Hora - Grandes Civilizações"
📖 "O Porão"
May 16, 2024 • 10 tweets • 3 min read
Um jesuíta italiano chegou no Japão do século XVI com um africano. Alguns dizem que era escravizado, outros dizem que não, alguns dizem que era de Moçambique, Etiópia ou Nigéria.
Não se sabe muito sobre ele.
Em pouco tempo o homem alto aprendeu a falar japonês rapidamente.
Oda Nobunaga, um senhor da guerra que mais tarde ficará conhecido como o Primeiro Unificador do Japão, encontrou no africano que falava japonês uma boa conversa.
Ele era chamado de "Yasuke", mas não sabemos qual era o seu nome antes de chegar na ilha.
May 10, 2023 • 9 tweets • 2 min read
"Tentei irritar o maior número possível de pessoas"
"Fiquei tentado em inventar umas coisas, mas me segurei e não inventei não."
O livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", que fez milhões acreditarem que Zumbi tinha escravos, nasceu de uma birra.
Não há fonte material (escrita ou arqueológica) que fundamente a afirmação de que Zumbi dos palmares possuía escravos.
O livro não só queria irritar: ele seguia uma agenda.
Ele foi lançado em 2009, num momento onde ocorriam debates sobre cotas raciais nas universidades.
May 1, 2023 • 11 tweets • 3 min read
Hoje separei um tempinho pra mostrar pra vocês como é a Direita Conservadora dos EUA. Vou traduzir os seguintes tuítes pra vocês entenderem que não estamos sozinhos nessa loucura.
Biden, presidente dos EUA, tuitou:
"Vamos aumentar o salário dos professores de escolas públicas".
O Partido Liberal respondeu:
"Só se for do seu bolso, não do nosso".
O cara abaixo:
"Professores trabalham apenas 180 dias por ano. Se eles querem mais dinheiro, eles deveriam trabalhar durante o verão, como o resto de nós"
(nos EUA as férias do meio do ano são no verão).
Feb 27, 2023 • 8 tweets • 3 min read
Considerado o prisioneiro político mais jovem a ter sofrido tortura física durante a ditadura no Brasil, Carlos Alexandre Azevedo tinha apenas 1 ano e 8 meses quando foi trancafiado na sede do DEOPS, em São Paulo. Foi torturado com choques elétricos.
Seus pais, o jornalista Dermi Azevedo e a pedagoga Darcy Azevedo, eram acusados pelo regime de dar guarida a militantes de esquerda. O bebê foi capturado em janeiro de 1974, quando estava sob os cuidados de uma babá – o pai já estava preso e a mãe seria presa horas depois.
Dec 27, 2022 • 7 tweets • 4 min read
Os Julgamentos de Nuremberg não só serviram pra punir os nazistas após os crimes horrendos que eles cometeram durante a Segunda Guerra: serviram pra colocar um ponto final nas narrativas da época que questionavam se o Nazismo tinha realmente cometido tudo aquilo.
A escolha da cidade, Nuremberg, tem a ver com isso. Era onde ocorreram os inúmeros comícios nazistas, o que fazia a cidade idolatrar essa ideologia assassina. Quando o mundo expôs o que os alemães cometeram, sobretudo com judeus, muitas pessoas duvidaram da veracidade dos fatos.
Nov 23, 2022 • 5 tweets • 2 min read
O rei belga Leopoldo II é o pior ser humano que já pisou na Terra. O que houve no Congo Belga é talvez o que de pior já houve na História.
Primeiro que o Imperialismo Europeu foi meio que ideia dele. Ele iniciou esse processo e os outros países acompanharam a ideia desumana do Leopoldo: circular um pedaço do mapa da África e falar que é dele. Se liga no tamanho da Bélgica e no tamanho da sua colônia.
Nov 23, 2022 • 4 tweets • 2 min read
É importante lembrar que Francisco Franco, ditador da Espanha, só não esteve ao lado de Hitler e do Eixo porque ele não conseguiu.
Ele foi apoiado diretamente pela Alemanha durante a Guerra Civil Espanhola, estaria ao lado dela, do Japão e da Itália na Segunda Guerra, mas como entrou através de um golpe, julgou não ter capital político o suficiente pra estar ao lado na guerra, mas era claramente um aliado.
Nov 23, 2022 • 4 tweets • 2 min read
Vai rolar agora Espanha e Costa Rica. Colonizador e colonizado. Mas não vamos pegar leve também não, bora ter embasamento histórico pra ODIAR AMBAS OS PAÍSES? 👇
A Espanha é sacanagem, né? Famoso PORTUGAL MAIOR, regaçou escravizando africano e principalmente indígena americano. Só DESGRAÇA.
Agora tá rolando Alemão e Japão. Dois aliados do Eixo, o famoso PARTNERS IN CRIME (against humankind).
Bora aprender sobre os dois países pra odiarmos ambos com EMBASAMENTO HISTÓRICO?👇
Esse aqui foi legal: te demos razões pra odiar a Alemanha SEM FALAR DE NAZISMO porque senão seria fácil demais.
Vai rolar AGORA Marrocos e Croácia na Copa do Mundo! Bora ter embasamento histórico pra odiar os dois países? 👇
kkkkk os cara tem uma cidade europeia dentro do próprio país NÃO É POSSÍVEL QUE OS CARA NÃO CONHECEM A PODEROSA MÃO INVISÍVEL DA NACIONALIZAÇÃO
Daqui a pouco tem jogo da Austrália. Você sabia que entre 1869 a 1969, o governo australiano e a Igreja roubaram crianças aborígenes e descendentes das Ilhas do Estreito de Torres e entregues a famílias brancas.
Em 2008 o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, apresentou um pedido de desculpas formal e algumas pessoas que sofreram com o ocorrido, recebem uma indenização.
Nov 22, 2022 • 4 tweets • 2 min read
Tá rolando México e Polônia na Copa do Mundo e que tal aprender sobre os dois países? No caso aprender COISAS PRA ODIÁ-LOS
E os refugiados negros da Ucrânia que estavam sendo recusados pela Polônia enquanto os brancos eram aceitos?
Muhammad ibn Bouazizi foi um vendedor ambulante na Tunísia que cresceu com muitas dificuldades na vida.
Em 2010, a polícia da Tunísia seu carrinho de frutas por ele não ter licença para vender no local onde supostamente era necessária.
Após tentar recuperar sua fonte de renda e ser ignorado pelo governo, ele ateou fogo em si mesmo em frente à sede do governo. O caso rodou o país e causou comoção nacional.
Nov 22, 2022 • 4 tweets • 2 min read
Agora ta rolando Dinamarca e Tunísia! Bora odiar com embasamento histórico AMBAS AS SELEÇÕES FODASE?
Você sabia que apenas UM DINAMARQUÊS tinha 1.300 pessoas escravizadas em sua posse?
Muita gente não sabe dessa bizarrice ucraniana: Volodimir Zelensky.
O atual presidente é um comediante que se candidatou em 2019 quase como uma piada. Com discursos contra a corrupção, apoiou os movimentos de 2013 e representou a Nova Política.
Olha esse vídeo dele de 2015:
Mas o mais bizarro é que ele se candidatou porque ele era protagonista de uma série de comédia onde, pasmem: ele se torna presidente da Ucrânia!
Na série ele é um professor que faz um discurso raivoso contra a corrupção em sala, e um aluno filma e coloca na internet.
Feb 21, 2022 • 17 tweets • 7 min read
Essa semana levantei uma conversa sobre esse cara aí da foto. Bora falar falar sobre Stalin nesse fio 🧶? #historiaemmeiahora
A figura de Josef Stalin é extremamente complexa e precisa ser estudada com bastante cuidado ao mesmo tempo que é preciso ter bastante responsabilidade para não encobrir os diversos crimes que foram cometidos contra sua própria população.
Feb 21, 2022 • 4 tweets • 1 min read
Tem um lance maneiro no trampo que eu to fazendo com os podcasts: tem muita gente que legitimamente gosta do meu trabalho, torce por ele e até ajuda diretamente com o apoiase, pix ou divulgando. Dá sempre um calorzinho no peito. Nunca me senti tão amado como de 2021 pra cá.
Nunca achei muito legal as coisas que eu faço e nem a pessoa que eu sou. Mas vocês me fazem ter certeza que a maior parte disso é coisa da minha cabeça. Bom demais acordar mal consigo e receber mensagem e o apoio de gente que te admira.
Feb 21, 2022 • 6 tweets • 2 min read
Em 1924 o Vasco teve um desempenho meteórico no futebol, em diversos campeonatos diferentes. Os adversários cariocas decidiram então criar a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), uma nova entidade que exigiu que o Vasco tirasse 12 jogadores do seu time.
Na época, o futebol de elite era um esporte considerado apenas para a elite. A AMEA alegou que os cruz-maltinos tinham atletas de profissão duvidosa. Na prática, o que a entidade queria dizer era que o Vasco tinha jogadores negros, mulatos, operários e analfabetos.
Feb 14, 2022 • 15 tweets • 7 min read
Você conhece os impérios africanos além do Egito? Nesse fio 🧶 eu quero apresentar um pouco sobre o grande Império Axum. #historiaemmeiahora
Nos séculos II e I a.C., a região do “chifre da África”
se desenvolveu como uma área de intensas trocas comerciais e culturais. A partir dessas trocas que uma cultura própria foi criada, a Da’Amat, unindo tradições semitas e os costumes locais do Nordeste da África.