Rede Análise | Especial COVID-19 Profile picture
Rede multidisciplinar com o objetivo de coletar, analisar, modelar e divulgar dados relativos a ciência e saúde | pt-br 🇧🇷

Feb 23, 2022, 20 tweets

Oi, pessoal! @schrarstzhaupt aqui! Vamos ver juntos como está a situação do Brasil e suas regiões em relação aos indicadores da covid-19?

Quando olhamos o Brasil como um todo, podemos ver que a taxa de crescimento de casos acumulados parou de crescer em 28/01/22 e segue caindo:

Quando abrimos por região, temos algumas particularidades importantes. Primeiro vamos ver as regiões Nordeste, Sul e Sudeste, pois seus indicadores estão muito similares ao do Brasil como um todo (tendência de queda):

Já a região Centro-Oeste está mostrando uma pequenina desaceleração da queda, bem incipiente (no começo), e torcemos para que não se confirme:

E a região Norte já tem uma tendência bem mais clara de desaceleração da queda, o que preocupa:

E o que correlaciona com essa tendência da região Norte? A baixa cobertura vacinal! Quando pegamos as coberturas vacinais de duas doses por estado compiladas pelo ODS-MG (ods-minas.shinyapps.io/covid-19/) e colocamos lado a lado em um único gráfico, fica explícita a diferença:

Temos de combater a desigualdade da cobertura vacinal, e isso passa por primeiro entender qual a razão desta discrepância!
- É problema nos dados?
- É hesitação vacinal?
- É falta de acesso às vacinas para certas comunidades?

Estados com 50% de cobertura de duas doses não dá!

Quando olhamos a mobilidade do Brasil, vemos que ela está aumentando ao nível que tínhamos em novembro (quando iniciamos a onda da variante omicron), mas ainda não chegou lá:

Quando damos um "zoom" na categoria de transporte público, podemos ver bem esse detalhe:

Quando analisamos os dados da pesquisa CTIS da Universidade de Maryland + Facebook Health, conseguimos perceber que estados como RJ e SP estão liderando a queda:

E em estados como o RS vemos mais facilmente como a velocidade da queda está mais lenta do que a velocidade do aumento:

Um adendo importante: quando olhamos para os respondentes da pesquisa, vemos que a grande maioria, ou seja, mais de 95%, respondeu que já tomou pelo menos uma dose da vacina.

Isso pode indicar que quem não se vacinou não responde a pesquisa. Aqui no exemplo temos o SP:

No painel podemos ver todos os estados: bit.ly/Rede_Mobilidad…

Neste mesmo painel também temos os dados de mobilidade!

O que podemos extrair dos dados atuais?
- Estamos em queda, o que é sempre bom;
- Não podemos cometer o erro de achar que essa onda será a última, pois já fizemos isso há exatamente um ano e vimos no que deu;

Aqui segue um fio onde deixei a ressalva de que, apesar da queda, estaremos entrando (início de março) no início da temporada anual de SRAG, e isso pode reverter a tendência dos casos de covid. Logo, não podemos relaxar até o fim de março:

Vamos nos cuidar e lembrar de que o vírus está aí, que ainda temos uma média móvel de mais de 800 óbitos notificados por dia e que, mesmo em queda, ainda estamos notificando mais de 100.000 casos novos POR DIA (mesmo com nossa subnotificação já alta)!

Link para o painel de casos e óbitos: bit.ly/Rede_CasosObit…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling