Escadaria do Shopping Gorodok em Kiev, capital da Ucrânia, decorada com uma suástica nazista.
1/8
O shopping center fica localizado na Avenida Stepan Bandera, como foi rebatizada em 2016 a antiga Avenida Moscou.
2/8
Stepan Bandera era o mais notório colaborador da Alemanha nazista na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era o líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), que se aliou aos nazistas para perseguir os comunistas e a comunidade judaica ucraniana.
3/8
As milícias e esquadrões da morte liderados por Stepan Bandera foram responsáveis por organizar os chamados pogroms de Lviv - uma série de massacres cometidos contra a comunidade judaica da cidade de Lviv, quando a Ucrânia estava sob ocupação nazista.
4/8
As milícias de Bandera marcavam as entradas das casas de judeus e colavam cartazes nas sinagogas onde se lia: "vamos colocar suas cabeças aos pés de Hitler". Os judeus foram espancados e humilhados publicamente. As mulheres eram despidas à força e estupradas barbaramente.
5/8
Estima-se que um milhão de judeus ucranianos foram mortos por nazistas e colaboradores ucranianos durante a Segunda Guerra Mundial. O massacre só foi encerrado após a União Soviética retomar o controle do território em 1944.
6/8
Desde a ascensão da extrema-direita na Ucrânia, efetivada desde o golpe de Estado de 2014 (dito "Euromaidan"), a figura de Stepan Bandera e outros colaboradores do regime nazista têm sido reabilitadas.
7/8
O governo ucraniano declarou Stepan Bandera como Herói Nacional, ergueu monumentos em sua memória em todo o país e baniu dos livros escolares as menções à sua colaboração com o extermínio de judeus.
8/8
Recomendo a leitura:
jacobin.com.br/2022/01/a-cia-…
Matéria sobre o golpe de 2014 e a ascensão do neonazismo na Ucrânia
ocafezinho.com/2014/03/07/bbc…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
