Pensar a História Profile picture
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade". Karl Marx

Feb 25, 2022, 9 tweets

Putin sobre os responsáveis pelo Massacre na Casa dos Sindicatos de Odessa: "conhecemos os seus nomes e faremos com que paguem".

1/8

O massacre ocorreu em 2 de maio de 2014, em meio à ascensão neofascista que ocorreu na Ucrânia após o Euromaidan. O prédio, sede de organizações sindicais e do comitê regional do Partido Comunista da Ucrânia, foi atacado por mais de mil militantes de extrema direita.

2/8

O ataque foi liderado pela milícia paramilitar neonazista Pravyy Sektor ("Setor Direito"), que invadiu e incendiou prédio auxiliada por hooligans do clube Chernomorets. Eles perseguiam manifestantes pró-Rússia que se esconderam no edifício. 39 pessoas morreram carbonizadas.

3/8

Outras três pessoas morreram ao saltar do prédio para escapar das chamas ou foram defenestradas pelos extremistas de direita. As vítimas incluíam crianças e adolescentes. O jovem Vadim Papura, militante comunista de 17 anos, foi um dos mortos.

4/8

Muitos dos manifestantes que atacaram o prédio usavam suásticas e insígnias fascistas e estavam armados com bastões, escudos e correntes de metal.

5/8

Os manifestantes pró-Rússia que pulavam e sobreviviam eram cercados e espancados pelos neonazistas. A polícia ucraniana presenciou o ataque sem intervir. Nas redes sociais, simpatizantes do Euromaidan se gabavam do ataque.

6/8

"Os besouros-da-batata estão sendo assados ​​em Odessa", diziam os militantes de direita no Twitter. O termo derrogatório faz referência às fitas de São Jorge, usadas por muitos dos manifestantes pró-Rússia.

7/8

"O nosso objetivo é limpar completamente Odessa dos pró-russos", disse Dmitry Rogovsky, um dos líderes do Pravyy Sektor. Embora os agressores sejam facilmente identificáveis pelos registros feitos no dia, as autoridades ucranianas não puniram ninguém.

8/8

Ainda sobre esse assunto, recomendo ver essa thread que traz mais detalhes sobre a barbárie dos neofascistas ucranianos.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling