Ontem fiz um fio explicando pq a extrema direita br bugou com a guerra Rússia x Ucrânia.
Me interpelaram: e a esquerda? [e o Lula? E o PT?]
Parte da esquerda tb está perdidinha.
E se vc se julga de esquerda e apoia Putin, esse [longo] fio é especialmente pra você.
🧶👇
Salpicam nas redes defensores "esquerdistas" de Putin. São várias as razões do apoio, mas destaco três:
1) A Rússia é contra os EUA, contra o imperialismo, contra a OTAN. Aqui um exemplo lapidar 👇
2) Outros apoiam a Rússia por associação: "se Venezuela, Cuba e Nicarágua apoiam Putin e se esses países são de esquerda, logo Putin é de esquerda e merece meu apoio".
3) A terceira razão seria que a Rússia está combatendo a extrema direita neonazista ucraniana. Logo, a investida militar é moralmente válida.
Vamos por parte e começando pela primeira razão. Todo e qualquer apoio é válido, desde que seja contra os EUA, o imperialismo e a OTAN?
Parte da esquerda brasileira apoiou a Revolução Iraniana de 1979. A revolução era antiamericana e anti-imperialista, diziam.
[segue...]
Sim, foi antiamericana e anti-imperialista. Mas tb se revelou anticomunista, antifeminista, anti-gay, teocrática e ultraconservadora. E até hoje o Irã mata homossexuais. Tudo bem matar minorias em nome do "ópio do povo", desde que o regime seja contra os EUA?
O que tem isso a ver com Putin? Tudo. Desde que chegou ao poder, Putin vem cada vez mais se aproximando da Igreja Ortodoxa, o que remonta os fundamentos socias da autocracia czarista. E há diversas publicações acadêmicas sobre essa aproximação.
Em linha com seu conservadorismo religioso, Putin não tem hesitado em perseguir feministas e movimento LGBTQIA+ (o qual considera um 'distúrbio sócio-cultural'), ao passo que exalta o legado patriarcal da Rússia. Lembrem-se do destino que tiveram Pussy Riot e o Femen sob Putin.
Precisaria de uns três outros fios pra lembrar como Putin lida com liberdade de imprensa, com a oposição (parte dela fisicamente eliminada), com liberdade de expressão e manifestação. E se Bolsonaro proibisse manifestações no Brasil? 👇
2) Cuba, Nicaragua e Venezuela apoiam Putin. Sim, mas isso revela apenas uma parte do que é a política externa russa. Putin busca construir uma aliança contra a hegemonia atlantista (EUA-Europa Oc, para usar um termo de Dugin) e anti-liberal.
Tudo que se opuser ao eixo atlantista, merecerá apoio de Putin, independente da coloração ideológica. China do PCC, os partidos populistas de direita europeia, os nacionalistas árabes (como Assad, na Síria) e a esquerda latino-americana (coalizão bolivariana). 👇
Putin abraça Maduro com o mesmo entusiasmo que abraça Marine Le Pen e Bolsonaro. Deixo abaixo uma sugestão de leitura sobre as relações de Putin com a direita radical populistas na Europa. Afinal, desintegrar a União Europeia é taticamente conveniente à Rússia.
Perceba que Putin começa a se aproximar de Bolsonaro quando Trump é derrotado e o governo Brasileiro demonstra-se hostil a Biden. Para Putin uma direita radical, iliberal, da estatura do Brasil, é taticamente interessante no seu projeto anti-atlantista.
3) Sobre a Rússia combater a extrema direita ucraniana, no meu fio de ontem eu mostro como grupos neofascistas estão infiltrados tanto na Ucrânia quanto na Rússia. Falo também de Dugin. Tá aqui 👇
Termino por aqui, aproveitando para lamentar a nota do PT sobre o conflito, muito parecida na forma e no conteúdo com nota do Itamaraty emitida ontem. Poderia escrever muito mais, mas esse fio já tá está enorme e o carnaval está aí...
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.