David Magalhães Profile picture
IR prof. at the PUC-SP/FAAP. Coord. of Observatório da Extrema Direita (@oedbrasil) / SCCP 🦅/ https://t.co/eYzsnujfni
Jun 23, 2023 8 tweets 3 min read
Dia 1 - Origens (1)

O Vox é fundado em dez de 2013 e apresentado para a imprensa em jan de 2014. O contexto envolve o cenário de frangmentação do sistema político espanhol após a crise de 2008, erodindo o sistema bipartidário dominado pelo PSOE (C-E) e pelo PP (D)

🧶👇 Image Desde o processo de redomocratização, em 1975, o dista político partidário espanhol ficou concentrado em 2 partidos, o social democrata PSOE e o partido de centro direita. Desde a década de 1980, ou PSOE ou PP conseguiam maioria abosluta nas eleições nacional. Image
Oct 26, 2022 5 tweets 2 min read
A @milenaemiliao transformou parte da minha thread em cards pra facilitar o compartilhamento com pessoas que não gostam de Bolsonaro, mas tem 'medo' de apertar 13 pela primeira vez.

(Não é o meu caso. Embora não seja um progressista petista, já votei 13 sem Nininho algum) Image ImageImage
Oct 25, 2022 21 tweets 9 min read
Você não gosta do PT? não consegue digitar 13 na urna eletrônica?

Vou listar abaixo um mundaréu de pessoas q nunca foram petistas, outros foram históricos antipetistas, liberais e até conservadores que vão votar pela sobrevivência da democracia no dia 30.

Me segue neste 🧶👇 @joaoamoedonovo, um dos fundadores do @partidonovo30, candidato anti-petista em 2018, votou em Bolsonaro e se arrependeu. Image
Feb 25, 2022 15 tweets 6 min read
Ontem fiz um fio explicando pq a extrema direita br bugou com a guerra Rússia x Ucrânia.

Me interpelaram: e a esquerda? [e o Lula? E o PT?]

Parte da esquerda tb está perdidinha.

E se vc se julga de esquerda e apoia Putin, esse [longo] fio é especialmente pra você.

🧶👇 Salpicam nas redes defensores "esquerdistas" de Putin. São várias as razões do apoio, mas destaco três:

1) A Rússia é contra os EUA, contra o imperialismo, contra a OTAN. Aqui um exemplo lapidar 👇 Image
Feb 24, 2022 13 tweets 5 min read
A ultradireita brasileira está perdida, desnorteada, não sabendo exatamente quem apoiar no conflito entre Rússia e Ucrânia.

Pq?

Uma parte dela flerta com a extrema direita ucraniana enquanto a outra admira a extrema direita russa.

Explico 🧶👇 Quem não se lembra dos bolsonaristas que queriam "ucranizar" o Brasil? Os militantes que desfilavam na Paulista embrulhados na bandeira da Pravy Sektor, grupo neofascista ucraniano? ImageImage
Sep 9, 2021 11 tweets 1 min read
Me divertindo horrores com os grupos bolsonaristas. Estão feito baratas tontas não sabendo se ficam com os caminhoneiros/Zé Trovão ou se ficam com o mito. "Meus amigos viajaram 1200 km pra ir pra Brasília e agora o presidente recua?? e... tão lá... levando borrachada da polícia".
Jun 16, 2020 11 tweets 3 min read
Vou dar uma colher de chá pro deusvultinho, distinto aluno do curso de filosofia online do Aiatolavo. Mas antes de discutir teoria da guerra, que tal aprender a língua portuguesa. "Semi-iletrado"? Ao que parece você fez tb o curso online de português do semiletrado Weintraub. Robespirralho tortura Clausewitz até que ele confesse ser Carl Schmitt.

O que diz a 'formule' clausewitziana? Vamos direto à fonte:

“A guerra não é um mero ato de política, mas um verdadeiro instrumento político, uma continuação da política por outros meios".

Fonte? Segue...
Jun 15, 2020 7 tweets 2 min read
Seria reprovado na minha disciplina de Segurança Internacional. Clausewitz afirma que a guerra é a continuação da política e NÃO pode ser vice e versa. A ideia da política como continuação da guerra é de Carl Schmitt, o anti-liberal jurista do 3° Reich. Isso é básico, é primário. Mas é uma confusão conveniente. A visão da política como guerra, que traz consigo a possibilidade da aniquilação do outro (p/ Schmitt, o inimigo) está no DNA do fascismo e, por consequência, do bolsonarismo, que só existe se houver um inimigo para destruir.
Jun 12, 2019 6 tweets 1 min read
Por dever de ofício, assisti ao discurso do chanceler-templário na abertura do evento que ocorreu ontem, na Funag, sobre globalismo. Do seu discurso cacofonico e lisérgico, como de costume, segue o pequeno fio do que eu consegui entender do "argumento" do Ministro. 1) A tese é que o comunismo e o nazismo são expressões de uma ordem sem Deus, anunciada por Nietzsche (várias vezes citados em alemão). As democracias liberais, por terem cristo em seu coração, resistiram e venceram as duas formas de ordem "sem Deus".