Mellanie F. Dutra Profile picture
Biomédica, Neurocientista/Bioquímica, Pesquisadora, Professora e TEDx Speaker | Saúde e Ciências | Ela/Dela | 🇧🇷 | #DefendaoSUS

Mar 3, 2022, 18 tweets

Dados super legais da vacina da Sanofi/GSK! O fio abaixo falará sobre o estudo de fase 3, que observou eficácias:
🔹57,9% para casos/infecção (considerando as VOCs)
🔹75% doença moderada a grave
🔹Nenhum caso de hospitalização no grupo com 2 doses foi observado no estudo!

🧶👇

É importante lembrar que na nota de imprensa da Sanofi, a gente vê ali um "100% de eficácia em COVID grave e hospitalizações". É possível estimar essa eficácia num estudo em que não houve casos em um dos grupos (no caso, vacinados).

Mas na vida real, a gente vê que não existe vacina 100% eficaz - e tudo bem! Teremos um risco MUITO menor para esse parâmetro naqueles duplamente vacinados, mas ainda existe o risco de observar casos (ainda que muito poucos). Relembrando porque já foi discussão pra outras vacinas

A nota comenta alguns dados preliminares de eficácia para Variantes de Preocupação (VOCs), como a Delta, Enquanto o sequenciamento ainda está em andamento, com 77% de eficácia. Os dados para outras VOCs ainda estão em andamento!

A vacina da Sanofi/GSK é uma vacina à base de proteína recombinante com adjuvante. Essa vacina tem uma tecnologia parecida com a que a gente encontra na vacina Novavax, que explico abaixo:

Na nota, os dados da fase 2 são apresentados: 722 adultos participaram do estudo para avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade de 2 doses e identificar uma dosagem ideal para uso como reforço.

Os resultados mostraram fortes taxas de resposta de anticorpos neutralizantes com 95% a 100% de soroconversão após uma segunda injeção em todas as faixas etárias (18 a 95 anos), em todas as doses

O esquema administrado foi de 2 doses dessa vacina, com um intervalo de 21 dias. Os EUA, além de países da Ásia, África e América Latina participaram do estudo de fase 3 randomizado, totalizando cerca de 10.000 participantes acima de 18 anos de idade

A Sanofi conduziu dois principais estudos:
🔹VAT08: estudo de fase 3 que avaliou a eficácia da mesma vacina em uma pop. soronegativa (dados☝️)
🔹VAT02: estudo que avaliou o efeito do reforço com a vacina Sanofi sobre esquemas primários de outras vacinas (comentarei abaixo👇)

No estudo, pessoas que receberam o esquema primário de vacinas já aprovadas (Pfizer, Moderna, Janssen, AZ) ou da Sanofi (que está em estudo), receberam um reforço da Sanofi. Os dados são para participantes de 18-55 anos

Na imagem acima, na esquerda, vemos o esquema primário que os participantes receberam (Pfizer, Moderna, Janssen - J&J, AZ e a própria vacina da Sanofi), na coluna lilás clarinho. Na coluna roxo escuro, vemos o efeito de um reforço com a vacina da Sanofi.

Já na figura da direita, a gente vê o efeito do reforço da vacina da Sanofi (roxo escuro), naqueles que receberam um esquema inicial de vacinas de RNA ou de vacinas com Adenovírus.

Foi visto no dia 1 (antes do reforço) e 15 dias após a aplicação desse reforço.

Para indivíduos acima dos 56 anos: observamos que o reforço da Sanofi sobre os mesmos esquemas primários acima citados elevou os parâmetros de anticorpos neutralizantes!

Os dados desses estudos serão submetidos a agências reguladoras americana (@US_FDA ) e europeia (EMA), por exemplo.

Vamos torcer para as próximas etapas! Podemos estar diante de uma boa proposta de reforço :)

A nota completa pode ser conferida em: sanofi.com/en/media-room/…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling