Crimes Reais Profile picture
A fonte que vai te manter atualizado.

Mar 15, 2022, 14 tweets

Netflix lançará série sobre o maior roubo do Brasil: Assalto ao Banco Central.

Essa thread foi escrita a partir de convite da @NetflixBR. Maiores informações serão liberadas oficialmente amanhã, com a estreia da Série “3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central”.

Em Agosto de 2005, o Brasil foi levado à frente de suas televisões para assistir a principal notícia do dia: O Roubo ao Banco Central em Fortaleza.

Cerca de 30 a 34 homens alugaram uma casa próxima ao banco central de Fortaleza e começaram a planejar - e colocar - o crime em prática. Foram 3 meses fazendo escavações de um túnel com cerca de 75 metros.

No túnel cavado por esses homens, havia todo tipo de maneiras de sobrevivência, como iluminação, ventilação, água, entre outras coisas.

No dia 05 de Agosto de 2005, em um fim de semana, dia no qual o Banco Central estaria fechado, ocorreu o crime. Pelo túnel que escavaram durante os 3 meses, os bandidos criaram um caminho até o caixa forte do banco e invadiram o local.

Em 11 horas de roubo, sem nenhum barulho ser feito ou até mesmo sem serem percebidos no local, 3.5 Toneladas de cédulas de R$ 50,00 - Cerca de R$ 164,5 Milhões - foram levadas. Os bandidos só deixaram o buraco que usaram para invadir o local.

Em 08 de Agosto, o roubo foi notado pelos funcionários e seguranças, que de imediato chamaram a polícia, e o assalto logo se tornou a principal manchete e chamada de todos os jornais e noticiários.

A Polícia Federal iniciou uma intensa investigação que resultou em 99% dos assaltantes detidos e a recuperação de 20% do dinheiro roubado.

Entre os presos, estavam assaltantes especializados em escavação para fugas de presídios, um ex segurança do Banco Central que indicou o local do Cofre, e, até mesmo, um ex-prefeito de Boa Viagem, no Ceará, sob suspeita de financiar a escavação do túnel.

Os participantes do assalto estavam tendo que viver escondidos, pois polícias, políticos corruptos e outros ladrões estavam atrás dele para conseguir parte desse dinheiro, chegando até ao ponto de sequestrarem familiares dos assaltantes do Banco Central.

Quando eram encontrados e presos, sentiam-se completamente aliviados e, de certa forma, livres do medo de estarem sendo perseguidos durante o dia todo.

A Crimes Reais, a convite da Netflix Brasil, teve acesso exclusivo à Série “3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central” que terá a estreia oficial amanhã (16) na rede de streaming, sob produção da “Mixer Films”.

A produção irá abordar mais profundamente sobre o caso, com vídeos e fotos exclusivas, além de entrevistas com profissionais envolvidos na investigação do maior assalto a Banco do Brasil.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling