As Forças Armadas da Rússia eliminaram Nikolai Kravchenko, fundador e líder do regimento neonazista Batalhão de Azov. A morte de Kravchenko foi confirmada por Andriy Biletsky, representante do batalhão.
1/5
O líder neonazista foi abatido na última terça-feira, 15 de março, durante um ataque os militares russos a uma base do Batalhão de Azov em Mariupol. A organização é responsável por perpetrar inúmeros crimes de guerra, chacinas, massacres e estupros no leste da Ucrânia.
2/5
Nikolai Kravchenko desenvolvia atividades paramilitares há décadas na Ucrânia. Foi o fundador da organização terrorista neonazista "Patriotas da Ucrânia" e colaborou com o golpe de Estado que derrubou Viktor Ianukovytch em 2014.
3/5
Ainda em 2014, com financiamento dos EUA, Kravchenko ajudou a fundar o Batalhão de Azov, ocupando desde então postos de destaque na organização neonazista. Ele coordenou repressão contra a minoria russa em Donbass, que já deixou 14 mil mortos nos últimos 8 anos.
4/5
Kravchenko também coordenava ações de doutrinação do Batalhão de Azov, como o estabelecimento de clubes de armas para crianças e adolescentes e oficinas escolares voltadas à exaltação de ideólogos nazistas como Mykola Stsiborskyi.
5/5
Nossa, quanta gente com bandeirinha da Ucrânia revoltada por aqui. Parece até que se doeram com morte de neonazista. É isso mesmo ou é só impressão?
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.