Pensar a História Profile picture
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade". Karl Marx

Mar 19, 2022, 23 tweets

Há 284 anos, em 19/03/1738, nascia o revolucionário peruano Túpac Amaru II. Descendente da linhagem imperial inca, Túpac liderou a maior insurreição anticolonial das Américas, responsável por mobilizar mais de 100 mil indígenas contra o império espanhol e a escravidão.

1/23

Batizado José Gabriel Condorcanqui, adotou o nome de Túpac Amaru II em homenagem ao seu bisavô — Túpac Amaru, último imperador inca, executado em 1572 por conduzir uma revolta contra o domínio espanhol.

2/23

Descendente da nobreza inca, Túpac herdou terras, cabeças de gado e um plantel de mulas utilizadas no transporte de mercadorias. Também herdou o título de cacique de Tungasuca, Surimana e Pampamarca, função que lhe granjeou enorme prestígio entre as comunidades indígenas.

3/23

Egresso de um colégio jesuíta, Túpac ingressou na Universidade de San Marcos, onde estudou a colonização espanhola e teve contato com as ideias iluministas de Voltaire e Rousseau, que ajudaram a ampliar sua percepção crítica acerca da injustiça colonial.

4/23

Após destruírem o Império Inca e dizimarem boa parte das comunidades indígenas, os espanhóis submeteram os nativos à mita — regime de trabalho compulsório análogo à escravidão. A exploração era particularmente brutal nas minas de prata e mercúrio de Potosí e Huancavelica.

5/23

Os indígenas eram forçados a se deslocarem para as regiões mineradoras, onde viviam em condições extremamente insalubres. Escravos oriundos da África também eram utilizados nas minas peruanas em menor proporção.

6/23

Para além da exploração das comunidades indígenas, as mudanças introduzidas nas colônias espanholas pelos Bourbon causaram grandes prejuízos às camadas médias — a chamada "elite criolla", i.e., descendentes de espanhóis nascidos na América.

7/23

A criação dos vice-reinos de Nova Granada e Rio da Prata resultou no fim do monopólio comercial de Lima, ao passo que a reforma fiscal provocou um forte aumento de tributos. Somava-se ao quadro o descontentamento com a atuação autoritária dos corregedores.

8/23

Respaldado por indígenas e criollos, Túpac assumiu a liderança do movimento em prol da reforma da administração colonial. Encaminhou aos tribunais de Lima uma petição solicitando o fim do trabalho compulsório dos indígenas nas minas, mudanças no regime fiscal...

9/23

... e a substituição do corregedor por prefeitos eleitos. Ignorado, voltou a contatar as autoridades coloniais em Tinta e Cusco, também sem sucesso. Decidiu, então, partir para uma ação mais enérgica, mobilizando as lideranças indígenas em prol de uma insurreição.

10/23

Em 4/11/1780, o corregedor Antonio de Arriaga, infame pelo tratamento dispensado aos ameríndios, foi capturado e enforcado por um grupo de nativos sublevados. Túpac convocou indígenas, mestiços e negros a lutarem contra a dominação espanhola, iniciando a Grande Rebelião.

11/23

Os rebeldes saquearam depósitos e arsenais e distribuíram as armas entre os indígenas. A identificação de Túpac como descendente da linhagem imperial inca facilitou a adesão dos caciques. A rebelião ultrapassou as fronteiras do vice-reino, chegando à Bolívia e à Argentina.

12/23

Em pouco tempo, o exército revolucionário já contava com dezenas de milhares de soldados. Os indígenas marcharam pelo Peru obtendo sucessivas vitórias, tomando em pouco tempo as províncias de Quispicânchi, Tinta, Cotabambas, Calca e Chumbivilcas.

13/23

Tropas coloniais despachadas por Cusco tentaram debelar o levante, mas sofreram uma fragorosa derrota na Batalha de Sangarará. O exército de Túpac marchou por mais de 1.500 quilômetros, angariando em seu ápice mais de 100 mil combatentes.

14/23

À medida em que avançavam, os revolucionários atacavam as propriedades dos colonizadores, destruíam campos de trabalho forçado, libertavam indígenas e negros escravizados e distribuíam para os populares os bens dos colonizadores e fundos do erário real.

15/23

Preocupada com o impacto da libertação dos escravos para os seus negócios, a elite criolla retirou o apoio inicial que dera ao movimento. O rei Carlos III, por sua vez, ordenou o envio de uma gigantesca expedição para debelar o levante indígena.

16/23

Ciente dos reforços enviados por Madri, Túpac adiantou a operação militar contra Cusco, antiga capital do Império Inca. Em dezembro de 1780, 40 mil rebeldes iniciaram a investida ao norte de Cusco, na região de Cerro Picchu.

17/23

A batalha se estendeu por uma semana, mas as tropas espanholas, armadas com canhões e protegidas pelas fortificações de Cusco, obrigaram Túpac a recuar. Após receberem um reforço de 17 mil soldados, as tropas espanholas iniciaram uma campanha para esmagar a rebelião.

18/23

Traído por 2 de seus oficiais, o exército de Túpac foi cercado em abril de 1781 e sofreu uma derrota decisiva. Túpac foi capturado e enviado a Cusco. O líder indígena foi torturado por 35 dias para que revelasse o nome dos outros líderes, mas manteve-se calado até o fim.

19/23

Túpac Amaru II foi condenado a morte e sofreu uma execução cruel. O líder indígena foi forçado a presenciar a tortura e a execução de sua mulher, de seus filhos e amigos. Depois, teve seus membros atados a quatro cavalos dispostos em direções opostas para ser desmembrado

20/23

Ainda vivo após a tentaiva de desmembramento, Túpac foi decapitado. Sua cabeça foi cravada em uma lança e exposta à execração pública. Seu corpo foi esquartejado e as partes foram enviadas às províncias que o exército revolucionário havia conquistado.

21/23

A rebelião indígena ainda prosseguiu por mais 2 anos em duas frentes distintas, comandadas por Túpac Katari e Diego Cristóbal, até ser finalmente debelada em 1783. Milhares de indígenas foram mortos durante a repressão perpetrada pelas autoridades coloniais.

22/23

Túpac Amaru II converteu-se no símbolo máximo da resistência indígena à opressão colonial e inspiração de movimentos emancipacionistas e gerações de líderes revolucionários e anti-imperialistas que o sucederam, de Simón Bolívar a Che Guevara.

23/23

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling