Pensar a História Profile picture
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade". Karl Marx

Mar 20, 2022, 8 tweets

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou neste domingo, 20 de março, a suspensão das atividades de 11 partidos políticos que fazem oposição ao seu governo — quase todos de esquerda. Zelensky justificou a decisão afirmando que as agremiações seriam "pró-Rússia".

1/7

A suspensão atinge o maior partido de oposição a Zelensky — a agremiação de centro-esquerda "Plataforma de Oposição - Pela Vida", que detém 44 das 423 cadeiras no Parlamento e controla 230 dos 1.780 oblasts regionais.

2/7

Também foram suspensos o Partido Socialista da Ucrânia, a União das Forças de Esquerda e o Partido Socialista Progressista, entre outros. Partidos neonazistas e organizações que operam forças paramilitares como Svoboda, Pravyi Sektor e Corpo Nacional, seguirão atuando.

3/7

É o segundo grande expurgo de partidos de esquerda na história recente da Ucrânia. Em 2015, o governo de Petro Poroshenko já havia banido os partidos comunistas, bem como o uso de símbolos ligados ao comunismo e organizações vinculadas ao ideário marxista.

4/7

Como resultado, foram banidos o Partido Comunista da Ucrânia, o Partido Comunista Renovado e o Partido Comunista dos Trabalhadores e Camponeses, bem como diversos movimentos sociais. Centenas de militantes comunistas foram presos ou mortos desde o Euromaidan.

5/7

A perseguição política não se limita aos partidos e movimentos de esquerda. Em 2019, o regime ucraniano baniu o mais antigo jornal em circulação do país — o Jornal dos Trabalhadores, que fazia oposição ao governo ucraniano.

6/7

A suspensão dos partidos de oposição garante controle parlamentar absoluto que Zelensky tanto almeja. Seu primeiro após assumir a presidência foi decretar a dissolução do parlamento e antecipação das eleições legislativas visando formar uma base de apoio subserviente.

7/7

ERRATA

No segundo post da sequência, leia-se "controla 230 dos 1.780 assentos nos conselhos legislativos dos oblasts regionais."

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling