Pensar a História Profile picture
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade". Karl Marx

Mar 22, 2022, 9 tweets

Um ucraniano agride mulheres de etnia romani ("ciganas") nas ruas de Kiev. A presença dos romani na Ucrânia é documentada desde o início do século XIV, mas a etnia segue até hoje como um dos grupos mais reprimidos, discriminados e perseguidos do país.
+

Estima-se que existam cerca de 400 mil romanis vivendo na Ucrânia, a maioria concentrada em acampamentos na região de Kiev. O grupo é alvo frequente de neonazistas, que os acusam de cometer crimes e "sujar" as cidades. Os ataques têm se intensificado desde o Euromaidan.
+

Os romani são estigmatizados há séculos na Europa e foram brutalmente perseguidos pelos nazistas. Em termos proporcionais, é o grupo que mais sofreu com o Holocausto. Estima-se que 75% dos romani europeus tenham sido exterminados pela Alemanha nazista.
+

Em 2018, um grupo neonazista denominado C14 invadiu um acampamento romani localizado no Parque Lysa Hora, nos arredores de Kiev. Após agredirem com paus e pedras os moradores, expulsaram os romani do local e incendiaram o acampamento.
+

Ao invés de punir o grupo, o governo ucraniano os recompensou concedendo financiamento para que conduzissem um programa de "educação patriótica" nas escolas públicas. O endosso insuflou a radicalização e uma série de ataques ainda mais violentos ocorreram nas semanas seguintes.
+

Linchamentos, ataques a comunidades romani e assassinatos se tornaram corriqueiros, sempre contando com a cumplicidade das autoridades e o endosso da polícia ucraniana.
+

Diversos ataques contra comunidades romani também foram conduzidas pela Druzhina Nacional - uma milícia neonazista vinculada ao Batalhão de Azov. Os ataques são transmitidos ao vivo nas redes sociais. Os neonazistas contam com proteção policial para realizar as ações.
+

Nesse outro vídeo, também gravado em 2018, neonazistas ucranianos perseguem uma comunidade com famílias romani - incluindo crianças pequenas - com pedaços de pau e spray de pimenta.
+

Novos ataques aos romani têm sido registrados na Ucrânia, perpetrados por milicianos e forças de segurança do país. Mulheres romani são atadas a postes com o rosto pintado de verde - insinuação de que seriam apoiadoras dos russos, chamados de "orcs" pelos ucranianos.
+

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling