A Operação Brother Sam🧶
O golpe de Estado de 1964 no Brasil resultou da convergência de forças e interesses diversos aglutinados em reação às reformas de base propostas por João Goulart.
1/23
O projeto desenvolvimentista de Goulart preconizava o combate à concentração fundiária e de renda e a redução da desigualdade como passos indispensáveis para a modernização do Brasil. O apoio popular às reformas, entretanto, alarmou os segmentos conservadores da sociedade.
2/23
Ao sentirem que seus privilégios poderiam estar ameaçados, empresários, líderes religiosos e militares se engajaram na condução de uma campanha de desestabilização do governo de Goulart, justificando o intento golpista por meio do fantasma da ameaça comunista,...
3/23
...do discurso anticorrupção e de uma alegada defesa da família e da liberdade. Embora o contexto nacional criasse as condições para o golpe, o encorajamento e o auxílio prestados pelo Estados Unidos foram fatores preponderantes para que a ruptura ocorresse de fato.
4/23
Desde o início dos anos 60, os EUA buscavam interferir na política brasileira com o objetivo de desestabilizar a esquerda e engendrar um regime alinhado à Casa Branca. Por intermédio da CIA, o governo dos EUA fomentou a criação de dois think tanks conservadores,...
5/23
...responsáveis por manipular a opinião pública, financiar a oposição e articular a conspiração entre os militares, empresários e setores estratégicos da sociedade — o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) e o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES).
6/23
A cooptação dos militares pela Casa Branca foi facilitada pela ação da Escola Superior de Guerra (ESG). Inspirada nos "War Colleges" estadunidenses, a instituição fora criada no fim dos anos 40 por Eurico Gaspar Dutra, seguindo a determinação de Harry Truman.
7/23
Ao contrário das instituições congêneres tradicionais, a Escola Superior de Guerra não tinha como enfoque o estudo de táticas e estratégias militares, mas a doutrinação política sob um viés anticomunista e conservador, focado na defesa dos interesses de Washington.
8/23
O pragmatismo de Juscelino Kubitschek e a Política Externa Independente introduzida no governo de Jânio Quadros, preconizando que o Brasil manteria relações comerciais e diplomáticas com países do bloco socialista, deixaram o governo dos EUA ressabiado.
9/23
O alarmismo se agravou na gestão seguinte. O governo de João Goulart encampou reformas progressistas, aproximou-se dos países socialistas, recusou-se a seguir a orientação de Kennedy de impor sanções contra Cuba e votou contra a expulsão da nação caribenha da OEA.
10/23
Em 1962, após uma série de nacionalizações de empresas estrangeiras conduzidas por governadores da base governista, Goulart sancionou a Lei de Remessa de Lucros, sob protestos inflamados das multinacionais estadunidenses e europeias. Para Washington, foi a gota d'água.
11/23
O governo dos EUA encarregou a CIA e seu embaixador no Brasil, Lincoln Gordon, de planejar uma operação de mudança de regime. Por intermédio de seus think tanks, a agência deu início uma grande campanha publicitária para mobilizar a classe média contra Jango.
12/23
IBAD e IPES repassaram recursos oriundos da Casa Branca para organizações e parlamentares de oposição e iniciou a articulação de grandes protestos. Em outubro de 1963, Kennedy, chegou a cogitar uma intervenção militar direta das Forças Armadas dos EUA no Brasil...
13/23
Ao perceber que a maior parte do oficialato brasileiro não ofereceria resistência um golpe de Estado, Kennedy descartou a intervenção direta. Em março de 1964, com patrocínio estadunidense, as organizações conservadoras iniciaram as "Marchas da Família".
14/23
Informado de que a cúpula militar se preparava para deflagrar o golpe na madrugada de 1º de abril de 1964, o governo estadunidense, já sob o comando do democrata Lyndon Johnson, ofereceu apoio por intermédio da Operação Brother Sam.
15/23
A operação consistia em deixar a Frota do Caribe de prontidão para intervir caso houvesse resistência ao golpe por parte da população e de militares legalistas. Simulando um exercício militar, os EUA despacharam mais de 100 toneladas de armas para o litoral brasileiro.
16/23
Washington também enviou navios petroleiros 130 mil barris de combustível, uma esquadrilha de aviões de caça, um navio de transporte com 50 helicópteros, tripulação e armamento completo, um porta-aviões classe USS Forrestal, seis contratorpedeiros, um encouraçado,...
17/23
...um 2º navio com tropas e 25 aviões C-135. As tropas estavam estacionadas numa distância de 12 a 50 milhas náuticas ao sul do ES. Na véspera do golpe, Washington comunicou ao seu embaixador no Brasil que a força-tarefa já havia partido para dar apoio militar.
18/23
Era a senha para o início da Operação Popeye - o movimento das tropas do general Olímpio Mourão Filho, estacionadas em MG, em direção ao RJ, integrado a outra movimentação simultânea das tropas do 12º Regimento de Infantaria em direção a Brasília.
19/23
A ajuda não foi necessária. Esboçou-se resistência no meio sindical e nos movimentos estudantis, mas de forma descoordenada. A resistência foi desestimulada pela própria atitude de Goulart, que desistiu de lutar contra o golpe ao ser informado do apoio estadunidense.
20/23
Leonel Brizola tentou organizar um núcleo de resistência no Rio Grande do Sul, mas não obteve sucesso. A passividade de Goulart derivada da crença de que a intervenção seria breve, como ocorrera em 1945 e em 1954, e que logo seriam convocadas novas eleições.
21/23
Goulart estava enganado. O golpe foi seguido pela instituição de uma ditadura empresarial-militar que dissolveria o parlamento, subjugaria o judiciário e suspenderia todas as garantias legais e direitos civis, prolongando-se por mais de duas décadas.
22/23
A ditadura seguiria recebendo apoio irrestrito dos EUA, que enviou armas e agentes para ensinar técnicas de tortura, assessorou e financiou a criação de sistemas de vigilância, órgãos repressivos e o treinamento das forças policiais para fins de controle social.
23/23
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.