Ana Carolina Posses Profile picture
📍Astrônoma BR no Chile 🇨🇱 📍Estudando galáxias no início do Universo 📡 📍Colunista @revistagalileu ✨ 📍Absorvendo e espalhando conhecimento 🧠

Apr 22, 2022, 33 tweets

A galáxia de Andrômeda (à esquerda) está em rota de colisão com a nossa Galáxia! 😱 E não é a primeira vez que a Via Láctea passa por esse processo! O que pode acontecer conosco?

Vamos conversar um pouquinho sobre fusões de galáxias? Vem nessa #AstrothreadBR!

Galáxias são sistemas gravitacionalmente ligados formados por gás, estrelas, poeira, buracos negros…. E eventos de interação não são raros!

Esse eventos são fundamentais para entender como galáxias evoluíram. Hoje nós acreditamos que pequenas galáxias (cm na imagem), do tamanho da pequena e grande nuvem de Magalhães, surgiram nos 1os bilhões de anos do universo e foram ao longos dos bilhões de anos se fundindo.

As galáxias crescem fundindo umas com as outras em um modelo chamado hierárquico. A última grande fusão da Via Láctea aconteceu há cerca de 10 bilhões de anos, com uma galáxia que chamamos de Gaia-Enceladus.

Então, uma interação caracteriza-se como o processo de encontro entre duas ou mais galáxias próximas o suficiente para que a força gravitacional de uma altere as propriedades físicas da outra.

O produto final do evento depende de uma série de fatores.

Falando sobre fusões de galáxias, o produto final depende da massa dos objetos envolvidos. Quando a diferença de massa é grande, chamamos de fusão menor. Neste caso, a galáxia anã é canibalizada pela maior galáxia.

Isso é o que aconteceu e vai acontecer com as várias galáxias anãs que orbitam a VL.

A gravidade da galáxia massiva perturba o material da galáxia anã retirando de seu interior gás e estrelas. Pelas forças de maré sofridas, seu material se alonga da órbita e aos poucos

é acretado na galáxia massiva.

Exemplo de duas galáxias anãs que estão atualmente em processo de acresção: Sagitário e Cão Maior.

Quando o encontro é entre galáxias de massa parecida, chamamos de fusão maior (major merger). Neste caso, a estrutura das duas galáxias é afetada, gerando uma severa redistribuição espacial do material.

Numa fusão de espirais, por exemplo, os seus braços, onde contém estrelas se formando, são facilmente rompidos, gerando assinaturas como caudas e pontes.

PODEMOS CHAMAR DE KAMASUTRA GALÁCTICO

Simulação da colisão da galáxia Antena

E falando em simulações, essas fusões demoram algumas centenas de milhões de anos para finalizar. Portanto, apenas conseguimos por simulações entender como ocorrem.

Aqui está uma montagem de diferentes fusões em diferentes estágios mostrando o que seria um completo

Aqui tem uma simulação bem legal entre fusão de galáxias. Cada fase é comparada com alguma observação real de um par em fusão.

Existem as fusões molhadas e secas. ( ͡° ͜ʖ ͡°) Nas molhadas, as galáxias envolvidas possuem gás. Esse gás entra em choque com o gás das outra galáxia e é capaz de acontecer um surto de formação estelar posteriormente (muitas estrelas se formam ao mesmo tempo).

Ou seja depois do choque as galáxias coringam

Já nas secas, não há gás e portanto não vemos surtos de formação estelar.

As fusões maiores modificam completamente as galáxias envolvidas. Hoje nós seguimos a linha de que fusões de galáxias espirais destroem os seus braços e dão vida às galáxias elípticas (pelo menos um dos cenários possíveis).

Então voltando para Andromeda, aqui vemos uma simulação do que pode acontecer com a nossa galáxia e Andromeda. Elas tem massa similar, então acontecerá uma fusão maior.

Aqui tem uma representação do céu noturno a medida que Andrômeda se aproxime. Eu confesso que tenho minhas dúvidas sobre quão crível são essas imagens (na mesma época o Sol também já estaria indo para as cucuias), mas mesmo assim acho legal a montagem.

E o que pode acontecer com nós? Bom, o mais louco é que a distância entre estrelas nas galáxias é tão grande que elas raramente se chocam! Mas o gás, como vimos se choca e assim favorece estrelas novas se formarem (a coringada que falei anteriormente).

Bom, definitivamente uma fusão não vai ser maneira. As partes das galáxias podem ser jogadas para o meio interestelar, até galáxias anãs podem se formar desse material expulso.

Ou seja, não vamos sofrer com um choque de estrelas mas esse monte de gás se movimentando pode ser um grande problema. Além de podermos ser ejetados para o meio intergaláctico.

Mas não se preocupe, isso só vai acontecer daqui no mínimo uns 4 bilhões de anos.

Por fim vou deixar algumas fusões. São as coisas mais lindas do universo 🥺

Se você reparar, de uma fusão pode surgir um pinguim 🐧

É isso ai pessoal! Espero que tenham gostado!

qualquer dúvida estou atenta para responder!

Se curtiu me segue e segue o pessoal também da @AstroThreadBR, @AstroMiniBR e @AstroQuizBR

Aliás, a @martins_yanna fez uma thread zica sobre músicas nos diferentes comprimentos de onda da luz!

Já a @sofia_fonsecao lançou a braba falando das diferentes escalas do universo. Só mostra como a gente é mixuruquinha deste tamanhinho 🤏

e eu tomei no rabo por não ter compilado as referencias das imagens antes. já já eu completo

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling