Leonardo Bruno Profile picture
📝Escrevo livros, peças e filmes 🎬 Doc “Andança - Beth Carvalho” 🎭 Musical “Leci Brandão” 📚 Livros “Canto de Rainhas”/“Zeca Pagodinho”👉🏽https://t.co/ZTh76ab6ZL

Apr 26, 2022, 9 tweets

POR QUE O DESFILE DA GRANDE RIO FOI ARREBATADOR?
Porque ela uniu excelência musical e visual, num desfile repleto de comunicação com o público. Já podemos dizer que este desfile é um dos maiores do século, ao lado de Mangueira 2002, Beija 2007, Salgueiro 2009, Tijuca 2010 e...(+)

...Mangueira 2019. Ainda sob o impacto da emoção, me pergunto se Grande Rio 22 não é o maior de todos eles. Mas sejamos pacientes como Exu: o tempo se encarregará de dar essa resposta.

A Grande Rio começou o deslumbre ao escolher um grande enredo. Falar de Exu no maior terreiro+

...do Brasil (a Passarela do Samba) aumentou a voltagem do desfile a níveis estratosféricos de eletricidade. Caxias desfilou com a demonização do orixá engasgada na garganta. E não se contou de forma careta a história do orixá, mas se trabalhou com suas manifestações. Se Exu é...

...movimento, a Grande Rio não ficou parada e foi buscá-lo onde ele estava. Criatividade, fácil leitura, identificação: o enredo se completou na pista.

Fundamental pro arrebatamento foi o alto nível do que nossos ouvidos captaram. O samba-enredo, desde a escolha, já nos...(+)

...encantava: sem refrão, com soluções diferentes de melodia e uma letra que foge do padrão descritivo que ronda por aí. A criatividade dos compositores foi tanta que criaram um falso refrão do meio em que a letra não se repete, mas a melodia sim. Genial! (+)

Tudo isso acompanhado de uma bateria que se consolida como a melhor do carnaval. E a inovação aqui é recorrer à tradição: trazer um andamento mais pra trás, sem a correria que nos impede de cantar e sambar. A Grande Rio, como Exu, não tem pressa.

Por fim, visualmente a escola superou as expectativas. Alegorias e fantasias eram um deleite, com movimento, energia, qualidade estética. Enredo contado não apenas em signos visuais, mas também em sua dimensão intangível.

Caxias brincou de outro “esporte“. Se as adversárias...+

...fizeram desfile de escola de samba, ela nos brindou com um acontecimento musical e estético que nunca esqueceremos. No candomblé e na umbanda, diz-se que Exu é o responsável pela comunicação entre os seres humanos e o plano divino. O desfile da Grande Rio chegou perto disso.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling