POR QUE O DESFILE DA GRANDE RIO FOI ARREBATADOR?
Porque ela uniu excelência musical e visual, num desfile repleto de comunicação com o público. Já podemos dizer que este desfile é um dos maiores do século, ao lado de Mangueira 2002, Beija 2007, Salgueiro 2009, Tijuca 2010 e...(+)
...Mangueira 2019. Ainda sob o impacto da emoção, me pergunto se Grande Rio 22 não é o maior de todos eles. Mas sejamos pacientes como Exu: o tempo se encarregará de dar essa resposta.
A Grande Rio começou o deslumbre ao escolher um grande enredo. Falar de Exu no maior terreiro+
...do Brasil (a Passarela do Samba) aumentou a voltagem do desfile a níveis estratosféricos de eletricidade. Caxias desfilou com a demonização do orixá engasgada na garganta. E não se contou de forma careta a história do orixá, mas se trabalhou com suas manifestações. Se Exu é...
...movimento, a Grande Rio não ficou parada e foi buscá-lo onde ele estava. Criatividade, fácil leitura, identificação: o enredo se completou na pista.
Fundamental pro arrebatamento foi o alto nível do que nossos ouvidos captaram. O samba-enredo, desde a escolha, já nos...(+)
...encantava: sem refrão, com soluções diferentes de melodia e uma letra que foge do padrão descritivo que ronda por aí. A criatividade dos compositores foi tanta que criaram um falso refrão do meio em que a letra não se repete, mas a melodia sim. Genial! (+)
Tudo isso acompanhado de uma bateria que se consolida como a melhor do carnaval. E a inovação aqui é recorrer à tradição: trazer um andamento mais pra trás, sem a correria que nos impede de cantar e sambar. A Grande Rio, como Exu, não tem pressa.
Por fim, visualmente a escola superou as expectativas. Alegorias e fantasias eram um deleite, com movimento, energia, qualidade estética. Enredo contado não apenas em signos visuais, mas também em sua dimensão intangível.
Caxias brincou de outro “esporte“. Se as adversárias...+
...fizeram desfile de escola de samba, ela nos brindou com um acontecimento musical e estético que nunca esqueceremos. No candomblé e na umbanda, diz-se que Exu é o responsável pela comunicação entre os seres humanos e o plano divino. O desfile da Grande Rio chegou perto disso.
Um personagem importante do título da Imperatriz ficou escondido na comemoração de ontem: Zé Katimba, fundador da escola. Aos 90 anos, o compositor continua ativo na verde e branco, tendo participado da disputa de samba-enredo deste ano. Katimba é um dos sambistas fundamentais…+
…do carnaval, e se hoje a Imperatriz coloca a 9a estrela na bandeira, ele é um dos responsáveis.
Zé Katimba participou da fundação da Imperatriz Leopoldinense, em 1959, e desde então fez de tudo na escola: puxou corda, foi passista, mestre-sala, empurrou carro e foi…(+)
…vice-presidente. Mas a grande paixão sempre foi a composição, e foi com a caneta q se notabilizou em Ramos. Autor de clássicos como “Martim Cererê”, “Só dá Lalá” e do recente “Axé Nkenda”, Katimba pintou de dourado a discografia da Imperatriz, tendo vencido 10 sambas-enredo…+
‘Material infindável, ouro puro’, diz roteirista de documentário sobre vida e obra de Beth Carvalho
O filme "Andança, os encontros e as memórias de Beth Carvalho", conta com imagens inéditas e registros que a própria cantora produziu durante anos.
(+)
É como se Beth Carvalho soubesse, desde sempre, que estava fazendo história. Que, por isso, precisava registrar tudo. Foi o que ela fez.
“Isso era até motivo de piada. ‘Primeiro vem a câmera, e depois vem a Beth’”, diz o diretor Pedro Bronz.
(+)
No palco, nos bastidores. Em todas as rodas de samba, a câmera da Beth estava lá.
“Eu acho que a Beth sempre teve noção de que esses encontros que ela tinha eram encontros históricos”, diz o roteirista Leonardo Bruno.
(+)
As justificativas do julgamento de Samba-Enredo são a prova de que o júri não pode ter uma visão apenas técnica, como sempre defendi aqui. Os sambas mais aclamados pelos sambistas sofreram penalidades porque a nota A não estava em consonância com a nota B, ou porque a melodia...
...do refrão X se choca com a "clave de sol em sibemol"(sic). Provavelmente, com esses critérios, um "Aquarela brasileira", um "Das maravilhas do mar" ou até (crime maior!) os sambas da D. Ivone Lara seriam penalizados. A melhor formação do júri é a que mescla a visão técnica...
...com um olhar de vivência no samba, mas sem necessariamente a especialização absurda. Ou que mescle especialidades de várias origens. O fato é que essas tecnicidades causam o pior dos efeitos adversos: a visão do júri se afasta terrivelmente da visão do povo. O povo ama, mas...
As audiências do carnaval na TV este ano foram notáveis. A apuração deu mais Ibope que o Jornal Nacional, com números dignos de novela das oito (viva os craques @ladygross e @MiltonCunha). A Série Ouro, transmitida só pro Rio, conseguiu os melhores resultados do ano no horário.+
Tanto Série Ouro quanto Grupo Especial bateram picos de 25 pontos na madrugada, o que é MUITA coisa. Quando as escolas de samba contam suas histórias e se mostram antenadas com o mundo à sua volta, elas chamam a atenção de um país inteiro. Mais do que isso, elas pautam os…(+)
…assuntos que vão estar nas conversas de bar no dia seguinte. A Sapucaí é uma caixa de ressonância da sociedade brasileira e isso também se mede em pontos de audiência. Hoje estamos todos falando de Exu, empretecendo nosso pensamento, saudando Martinho da Vila e o Besouro…(+)
Fiz um levantamento dos julgadores de mestre-sala e porta-bandeira nos últimos anos (foto) e o resultado explica as mudanças do quesito: o júri todo tem formação clássica com origem no Theatro Municipal. Qual o resultado disso? Uma descaracterização descomunal da dança dos...(+)
...defensores do pavilhão. Isso não acontece porque os jurados não são bons profissionais. Ao contrário, são dançarinos competentes. Mas julgam com outros olhos. Julgam com olhar europeu (da dança clássica e erudita) uma manifestação que é essencialmente brasileira, fundada em...
...nossas raízes africanas. Os passos do mestre-sala vêm da capoeira; o giro da porta-bandeira é o giro do terreiro. E o que é exigido no julgamento? Que o mestre-sala pegue com delicadeza a mão da porta-bandeira, que haja sincronismo absoluto, que eles estejam coreografados...+
Os versos de Lupicinio Rodrigues, que voltaram à tona na disputa de samba da Mangueira, carregam uma história curiosa. Nos anos 30, Lupi era noivo de Inah, por quem era apaixonado. Mas ele resistia a trocar a boemia pelo casamento. A moça esperou três anos pela decisão do...(+)
...compositor, que fazia de tudo para adiar o casório. Até que ela resolveu viver a vida longe dele. Dias depois da separação, ele a viu na rua com outro homem, com quem ela casaria em seguida. Lupicinio ficou desesperado e chegou a ter instintos violentos, de matar ou morrer.(+)
Mas conseguiu se acalmar através do papel e da caneta: escreveu o clássico "Nervos de aço" e, a partir daí, criou-se a lenda de que todas as canções que fazia eram fruto de desilusões amorosas.
"Nervos de aço" foi lançada com sucesso por Francisco Alves nos anos 40. Jamelão...+