socioambiental Profile picture
Somos uma organização que atua na defesa dos direitos dos #PovosDaFloresta e na proteção do meio ambiente. Junte-se a nós no link do perfl! 👇🏾

May 3, 2022, 13 tweets

Vem de fio! 🧵 Investigações procuram confirmar uma denúncia de estupro e assassinato de uma criança e verificar as motivações da queima das casas da comunidade Aracaçá, uma das mais impactadas pelo garimpo na TI Yanomami. A Hutukara Associação Yanomami (HAY) acompanha o caso.

Mas não é de hoje que a Terra Yanomami está sendo violentada pelo garimpo ilegal! Imagens aéreas, novos dados e relatos de violência mostram que as ações do Estado têm sido insuficientes para conter a ofensiva do garimpo ilegal contra os indígenas.

isa.to/YanomamiSobAta…

A Terra Yanomami sofre a pior onda de invasão garimpeira em 30 anos. Segundo o @mapbiomas, de 2016 a 2020 a área de floresta destruída pelo garimpo cresceu 3.350%. De acordo com mapeamento da Hutukara, o desmatamento causado pela atividade aumentou 46% em 2021, em relação a 2020.

É uma crise humanitária!

❌ Na região de Palimiú, os casos de malária saltaram de 100 para mais de 1.800 por ano!

❌ Em algumas regiões, os índices de desnutrição infantil superam 70%.

❌ Em 2022, crianças morreram com sintomas de Covid-19 por não receberem socorro a tempo.

Mais da metade da população Yanomami, aproximadamente 16.000 pessoas, sofre com os impactos do garimpo, como o desmatamento e a contaminação do solo e dos rios!

Mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis a estupros, prostituição, e exploração sexual pelos garimpeiros. Registros organizados por pesquisadores indígenas contam que os invasores oferecem comida, bebida e até ouro em troca de sexo.

Em 2021, uma comitiva de lideranças de Apiaú compartilhou a situação difícil que estão vivendo com o crescimento do garimpo na região. Entre as queixas, o estupro de uma criança por um garimpeiro após ter oferecido bebida e drogas para toda a comunidade em Serrinha.

A escalada de violência contra os Yanomami é crescente! Em 2021, homens encapuzados atiraram contra a comunidade do Palimiú, em retaliação às tentativas de bloqueio do garimpo. Segundo os indígenas, duas crianças morreram afogadas tentando escapar.
socioambiental.org/pt-br/noticias…

Em abril deste ano, no Xitei, onde a atividade cresceu 1000% de 2020 a 2021, pelo menos três Yanomami morreram em um conflito, fomentado pela entrada ilegal de armas levadas para a região por garimpeiros.

Em meados de 2020, um ancião denunciou os assédios sofridos para que os Yanomami aceitassem o garimpo em suas terras, o aliciamento de jovens por garimpeiros na cidade e o aumento de armas de fogo. Nada foi feito para conter a escalada de violência na região!

Como se não bastasse a escalada de violência, pode ser aprovado a qualquer momento no Congresso o Projeto de Lei 191, que regulamenta a atividade garimpeira em terras indígenas. Os Yanomami não querem o garimpo em suas terras e gritam: #PL191Não!
socioambiental.org/pt-br/noticias…

Ações isoladas não vão resolver!

🏹 A proteção territorial deve ser permanente, com manutenção de Bases de Proteção Etnoambientais, controle do espaço aéreo e mais

📃 A cadeia do ouro deve ser melhor regulamentada e fiscalizada, com transparência e controle da origem do minério

Tem solução! Com vontade política, é possível acabar com o assédio ao povo Yanomami. A completa retirada de invasores da Terra Yanomami e a proteção constante do território contra garimpeiros são o primeiro passo.

📸 Divulgação

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling