Eduardo Sato 🏴🚩 Profile picture
Mestre em Física de Partículas, Doutorando em Ensino de Ciências e Coordenador de DC do @inst_principia. Email: easato1@gmail.com

Jul 13, 2022, 29 tweets

[Como funciona o medidor de pressão arterial?]
#FisicaThreadBR

Todo mundo que já fez uma consulta médica colocou aquele aparelhinho que aperta o braço e mede pressão, mas você sabe como funciona e o que ele mede? Sabia que tem muita física no meio?

👇👇👇

[Unidades de medida]
A pressão arterial é comumente comunicada por um par de números, por exemplo: "12 por 8".

Estes valores são respectivamente as medidas de pressão sistólica e diastólica em cmHg (lê-se "centímetro de mercúrio").

Aparelhos costumam apresentar um dígito a mais, neste caso a unidade é mmHg ("milímetro de mercúrio").

Essas unidades comparam a pressão em um sistema com a pressão exercida por uma coluna de mercúrio e são uma herança de aparelhos de medição antigos.

📸: Korotkoff, N. S. "Experiments for determining the strength of arterial collaterals." (1910).

Para se ter uma noção mais palpável de unidade, 1 mmHg equivale a 133 N/m^2. Isto é, se fizermos uma pressão de 1 mmHg em uma superfície de 1 metro quadrado a força será de 133 newtons. Equivalente a colocar um corpo de 13,3 kg nesta área.

120 mmHg parece uma pressão alta para nossas artérias? Afinal isto é 16000 N/m^2.

Bom, as artérias são bem fininhas, por exemplo a artéria braquial tem cerca de 3mm de diâmetro, então a força sobre o sangue seria apenas 0,11 newtons.

Claro que as artérias do corpo são diferentes. A artéria aorta que sai diretamente do ventrículo esquerdo é enorme (cerca de 2,8 cm) e está submetida a uma pressão grande.

Mas ela possui fibras elásticas e tem propriedades mecânicas que permitem seu funcionamento neste regime.

[O que é?]
Mas o que estamos medindo afinal? Bom, o coração bombeia o sangue pelas artérias e portanto a pressão não é constante. Na sístole o músculo cardíaco contrai e na diástole ele relaxa.

De maneira mais prática, sempre tem pressão sanguínea nas nossas artérias, sendo a pressão máxima a sistólica (causada pela sístole) e a mínima a diastólica.

É importante perceber que a circulação ocorre pela diferença entre estas pressões. Se a pressão de sístole se aproxima da pressão de diástole, o coração torna-se incapaz de bombear sangue para o corpo!

[O aparelho]

O aparelho que mede a pressão é chamado de esfigmomanômetro. Este que eu tenho é um modelo automático e tem um funcionamento bastante interessante! VAMOS ABRIR

Olha que interessante: No fundo da caixa do aparelho encontramos estes elementos.
1) Uma bomba de ar alimentada eletricamente.
2) Uma válvula de segurança (se o circuito falhar e a bomba ficar ligada muito tempo, ela abre para seu braço não ser estrangulado)

3) A saída de ar que vai pra braçadeira
4) Um solenóide, isto é, uma válvula eletrônica que ao abrir libera o ar do sistema controlando a pressão.

Além disso, temos um circuito que controla tudo, coleta os dados, analisa, guarda e mostra na tela.

[Como funciona?]
Nossas artérias não são um condutor rígido (como um cano de pvc), mas sim um condutor flexível (como uma mangueira) e o fluxo pode ser afetado pelas condições impostas ao condutor.

O fluxo sanguíneo em condições normais é laminar, isto é, um escoamento bem definido, com pouca agitação. É como se cada ponto do espaço tivesse uma velocidade definida e sempre que o fluido passa por esse ponto ele tem a mesma velocidade.

Ao colocar a braçadeira e inflar com ar, começamos a atrapalhar o fluxo sanguíneo na artéria braquial. Se a pressão na braçadeira for maior que a pressão sistólica, interrompemos totalmente o fluxo.

O aparelho começa a fazer a braçadeira desinflar de maneira lenta. Quando a pressão está abaixo da pressão sistólica, o fluxo sanguíneo volta, mas ainda está competindo com a pressão externa e faz com que o escoamento seja turbulento.

Isso faz com que tenhamos pequenas oscilações de pressão na braçadeira. Isto dura até a pressão externa tornar-se menor que a pressão diastólica.

📸: Daochai, S. et al., "Non-invasive blood pressure measurement: Auscultatory method versus oscillometric method,".

Para medir a pressão, usamos o chamado efeito piezoelétrico. Este fenômeno foi descoberto por Jacques e Pierre Curie e descreve como alguns cristais geram corrente elétrica quando submetidos a pressão mecânica!

Este efeito não é usado somente em detectores de pressão, mas também para fazer microfones, relógios e balanças de precisão.

Na parte pneumática (mangueiras) do aparelho é conectado um cristal piezoelétrico que fornece medições precisas de pressão, o circuito do aparelho analisa estes dados de oscilação com um algoritmo e nos fornece os dados de pressão sistólica e diastólica!

OBS: Alguns profissionais da saúde escolhem usar um esfigmomanômetro manual com um estetoscópio para medir pressão arterial. Neste caso não são as oscilações que indicam a pressão, mas sim o som.

Quando a braçadeira está entre a pressão sistólica e diastólica é possível para alguém treinado identificar barulhos conhecidos como sons de Korotkoff que mostram os valores de pressão arterial.

📸: Daochai, S. et al., "Non-invasive blood pressure measurement: Auscultatory method versus oscillometric method,".

[Como fazer uma boa medida]
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, alguns cuidados devem ser tomados para uma medida confiável:

- Ficar em repouso 5 minutos antes da medida.
- Esvaziar a bexiga antes.
- Não falar ou se movimentar durante o procedimento.

-Não se exercitar antes.
-Não ter ingerido cafeína, álcool ou ter fumado.
-Apoiar as costas e manter os pés no chão.

Mais detalhes: abccardiol.org/wp-content/upl…

Se as medidas estiverem acima de 120 por 80 é preciso ficar alerta e medidas acima de 140 por 90 devem ser reportadas a um médico. Cuide de sua saúde, a hipertensão é um problema grave!

Agradeço ao @brunobittar91 pela recomendação do tema, a @mellziland por revisar a thread e dar sugestões e a @mahideia pela ajuda com a descrição das figuras!

Um thread a muitas mãos! ❤️❤️❤️
Espero que gostem!

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling