[Como funciona o medidor de pressão arterial?] #FisicaThreadBR
Todo mundo que já fez uma consulta médica colocou aquele aparelhinho que aperta o braço e mede pressão, mas você sabe como funciona e o que ele mede? Sabia que tem muita física no meio?
👇👇👇
[Unidades de medida]
A pressão arterial é comumente comunicada por um par de números, por exemplo: "12 por 8".
Estes valores são respectivamente as medidas de pressão sistólica e diastólica em cmHg (lê-se "centímetro de mercúrio").
Aparelhos costumam apresentar um dígito a mais, neste caso a unidade é mmHg ("milímetro de mercúrio").
Essas unidades comparam a pressão em um sistema com a pressão exercida por uma coluna de mercúrio e são uma herança de aparelhos de medição antigos.
📸: Korotkoff, N. S. "Experiments for determining the strength of arterial collaterals." (1910).
Para se ter uma noção mais palpável de unidade, 1 mmHg equivale a 133 N/m^2. Isto é, se fizermos uma pressão de 1 mmHg em uma superfície de 1 metro quadrado a força será de 133 newtons. Equivalente a colocar um corpo de 13,3 kg nesta área.
120 mmHg parece uma pressão alta para nossas artérias? Afinal isto é 16000 N/m^2.
Bom, as artérias são bem fininhas, por exemplo a artéria braquial tem cerca de 3mm de diâmetro, então a força sobre o sangue seria apenas 0,11 newtons.
Claro que as artérias do corpo são diferentes. A artéria aorta que sai diretamente do ventrículo esquerdo é enorme (cerca de 2,8 cm) e está submetida a uma pressão grande.
Mas ela possui fibras elásticas e tem propriedades mecânicas que permitem seu funcionamento neste regime.
[O que é?]
Mas o que estamos medindo afinal? Bom, o coração bombeia o sangue pelas artérias e portanto a pressão não é constante. Na sístole o músculo cardíaco contrai e na diástole ele relaxa.
De maneira mais prática, sempre tem pressão sanguínea nas nossas artérias, sendo a pressão máxima a sistólica (causada pela sístole) e a mínima a diastólica.
É importante perceber que a circulação ocorre pela diferença entre estas pressões. Se a pressão de sístole se aproxima da pressão de diástole, o coração torna-se incapaz de bombear sangue para o corpo!
[O aparelho]
O aparelho que mede a pressão é chamado de esfigmomanômetro. Este que eu tenho é um modelo automático e tem um funcionamento bastante interessante! VAMOS ABRIR
Olha que interessante: No fundo da caixa do aparelho encontramos estes elementos. 1) Uma bomba de ar alimentada eletricamente. 2) Uma válvula de segurança (se o circuito falhar e a bomba ficar ligada muito tempo, ela abre para seu braço não ser estrangulado)
3) A saída de ar que vai pra braçadeira 4) Um solenóide, isto é, uma válvula eletrônica que ao abrir libera o ar do sistema controlando a pressão.
Além disso, temos um circuito que controla tudo, coleta os dados, analisa, guarda e mostra na tela.
[Como funciona?]
Nossas artérias não são um condutor rígido (como um cano de pvc), mas sim um condutor flexível (como uma mangueira) e o fluxo pode ser afetado pelas condições impostas ao condutor.
O fluxo sanguíneo em condições normais é laminar, isto é, um escoamento bem definido, com pouca agitação. É como se cada ponto do espaço tivesse uma velocidade definida e sempre que o fluido passa por esse ponto ele tem a mesma velocidade.
Ao colocar a braçadeira e inflar com ar, começamos a atrapalhar o fluxo sanguíneo na artéria braquial. Se a pressão na braçadeira for maior que a pressão sistólica, interrompemos totalmente o fluxo.
O aparelho começa a fazer a braçadeira desinflar de maneira lenta. Quando a pressão está abaixo da pressão sistólica, o fluxo sanguíneo volta, mas ainda está competindo com a pressão externa e faz com que o escoamento seja turbulento.
Isso faz com que tenhamos pequenas oscilações de pressão na braçadeira. Isto dura até a pressão externa tornar-se menor que a pressão diastólica.
📸: Daochai, S. et al., "Non-invasive blood pressure measurement: Auscultatory method versus oscillometric method,".
Para medir a pressão, usamos o chamado efeito piezoelétrico. Este fenômeno foi descoberto por Jacques e Pierre Curie e descreve como alguns cristais geram corrente elétrica quando submetidos a pressão mecânica!
Este efeito não é usado somente em detectores de pressão, mas também para fazer microfones, relógios e balanças de precisão.
Na parte pneumática (mangueiras) do aparelho é conectado um cristal piezoelétrico que fornece medições precisas de pressão, o circuito do aparelho analisa estes dados de oscilação com um algoritmo e nos fornece os dados de pressão sistólica e diastólica!
OBS: Alguns profissionais da saúde escolhem usar um esfigmomanômetro manual com um estetoscópio para medir pressão arterial. Neste caso não são as oscilações que indicam a pressão, mas sim o som.
Quando a braçadeira está entre a pressão sistólica e diastólica é possível para alguém treinado identificar barulhos conhecidos como sons de Korotkoff que mostram os valores de pressão arterial.
📸: Daochai, S. et al., "Non-invasive blood pressure measurement: Auscultatory method versus oscillometric method,".
[Como fazer uma boa medida]
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, alguns cuidados devem ser tomados para uma medida confiável:
- Ficar em repouso 5 minutos antes da medida.
- Esvaziar a bexiga antes.
- Não falar ou se movimentar durante o procedimento.
-Não se exercitar antes.
-Não ter ingerido cafeína, álcool ou ter fumado.
-Apoiar as costas e manter os pés no chão.
Se as medidas estiverem acima de 120 por 80 é preciso ficar alerta e medidas acima de 140 por 90 devem ser reportadas a um médico. Cuide de sua saúde, a hipertensão é um problema grave!
Agradeço ao @brunobittar91 pela recomendação do tema, a @mellziland por revisar a thread e dar sugestões e a @mahideia pela ajuda com a descrição das figuras!
Um thread a muitas mãos! ❤️❤️❤️
Espero que gostem!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
"Um menino e seu átomo" é o menor filme já produzido segundo o Guiness! Produzido pela IBM em 2013, o curta foi feito em stop motins manipulando apenas 65 moléculas de monóxido de carbono!
Para tanto, os pesquisadores produziram 242 imagens estatísticas manipulando as moléculas com o auxílio de um microscópio de tunelamento. Cada frame tem apenas 45 por 25 nanometros!
Essa manipulação é feita com uma agulha de cobre, que dispõe os átomos em um substrato também de cobre e é feita em uma temperatura de -268°C. Os pontos que vemos no vídeo são os átomos de oxigênio do monóxido de carbono.
Estamos entrando na segunda era de tecnologias quânticas! Perdeu o bonde e não viu a primeira geração de tecnologias quânticas passar por você?
A física quântica não é algo de interesse restritos dos cientistas. Muitas tecnologias presentes no nosso dia a dia são baseadas nesta teoria que é estudada por físicos desde 1900!
[Atualização do sistema internacional de unidades] #FisicaThreadBR
Fala galera! No mês passado (Nov/2022), ocorreu 27a conferência geral de pesos e medidas. Trago a principal novidade: novos prefixos para as medidas do sistema internacional de unidades!
Como vocês sabem, o sistema internacional de unidades padroniza como medimos determinadas grandezas, como distância, tempo, massa,etc.
Além das unidades usadas (metrô, segundo, kg, etc), ele admite prefixos que transformam a unidade anterior multiplicando ou dividindo por 1000.
[Como hippies salvaram a Física] #FísicaThreadBR
.
Parece um título estranho e talvez um clickbait safado? Acontece que este é o título de um livro do físico e historiador de ciência, David Kaiser do MIT.
E essa história se liga ao prêmio Nobel desse ano!
📸: Fred Alan Wolf
No final da década de 60, os EUA ainda viviam efeitos do pós-guerra, além da própria guerra do Vietnã. Movimentos de contracultura como os hippies estavam em grande destaque.
Já na Física, havia muito desemprego. Além disso, os tempos áureos dos grandes debates sobre como funcionava a mecânica quântica (aquela que descreve o mundo microscópio) haviam passado. O importante é que funcionava e a lei era "shut up and calculate" (cale-se e calcule)
Olha essa coleção de adesivos que nós do @Inst_principia preparamos! Se você vier ao YouScience ou encontrar a gente na @CampusPartyBRA pode pegar a vontade!
Bertha Lutz, segunda mulher deputada no Brasil e diretora do departamento de Botânica do Museus Nacional!
Foi uma figura importante para várias pautas como o direito feminino ao voto, licença maternidade e no incentivo ao ensino superior as mulheres.
Margaret Hamilton, uma importante cientista da computação e designer de software chefe da missão Apollo 11! Nesta foto vemos o código que levou o homem a Lua!
Todo mundo deve ter visto esse cálculo incorreto de percentual de votos pra dizer que as eleições foram fraudadas, né?
Mas como fazer o cálculo correto?
Vem comigo nesta pequena #MatThreadBR!
Vamos lá, pra facilitar a vida vou nomear as porcentagens de cada região da seguinte forma:
L1 = percentual do nordeste que votou no Lula
L2 = percentual do norte que votou no Lula
E assim por diante usando a ordem da tabela.
Modo incorreto:
Somar e dividir pelo número de regiões, isto é, uma média simples. Mas onde está o erro nessa conta? Vamos abrir um pouco a expressão!