Clube da Velocidade Profile picture
Um bate-papo sobre Fórmula 1 entre amigos. Live do Clube toda segunda, 20:00 GMT+3, no Iutubi (link). (cabeçalho via Alexander Nemenov/AFP)

Sep 7, 2022, 20 tweets

Dia de #AppleEvent, então vamos falar um pouco sobre Apple, carros, automobilismo e Porsches.
O primeiro Apple Car. Um fio.

É o fim dos 1970. A Apple fazia um muita grana montando computadores num fundo de garagem em Cupertino, deixando seus Steves (Jobs e Wozniak) milionários.
Assim, Steve Jobs podia satisfazer seu apreço pelo design.

Jobs era um fã da escola de design Bauhaus. Tanto que são comuns as referências à inspiração da escola alemã nos produtos Apple.
E, em dado momento, Jobs chegou até a negociar um projeto de computador com a Porsche Design.

Esta história começa com um infortúnio. Um Porsche 356 quebrado. O carro era de Jobs.
Bob Garretson tinha uma oficina especializada em Porsches nas cercanias de Cupertino (região de San Francisco, Vale do Sicílio, até hoje a sede da Apple) e recebeu a missão de consertar o 356

Garretson fez certa fortuna vendendo sondas para teste de semicondutores, mas gostava mesmo de consertar e pilotar Porsches.
Para manter seu hobby caro, precisava de mais grana do que sua empresa podia prover.
Então, numa conversa animada, convenceu Jobs a patrocinar um carro.

Bob Garretson não era um qualquer. Era um piloto habilidoso e tinha uma carreira sólida no circuito do Grupo 5 das corridas de resistência, o 'endurance', tanto no IMSA (série americana), quando no cenário mundial que tinha como ápice as 24 horas de Le Mans.

Juntou forças com Dick Barbour e colocou a sua oficina no mundo das corridas com sucesso. Comprou um Porsche K3 e venceu as 12 Horas de Sebring em 1978.

Porém, meses depois, durante as 24 Horas de Le Mans, um acidente grave a mais de 300km/h deixou destroços do carro espalhado por quase 500m da pista. Apesar de toda a destruição, o americano escapou apenas com ferimentos leves.

No ano seguinte, Garretson voltou a Le Mans, e ficou em 8º, num trio formado por ele, Edwin Adate e Skeeler McKitterick. Porém o outro carro da equipe chamava mais a atenção.

Não era para menos, afinal tinha em sua formação um tal de Paul Newman, já uma lenda do cinema. E este carro terminou a campanha em Le Mans em 1979 na 2ª colocação no geral.

Veio 1980, depois da conversa entre Jobs e Getterson, a aventura da marca Apple num carro de corridas começou.
O mesmo Porsche 935 K3 número 009 030 pilotado por Newman em Le Mans em 1979 agora seria pilotado por Garretson, Alain Moffat e um jovem piloto chamado Bobby Rahal.

Como se esperava de um produto ligado a Jobs, a pintura do carro da Apple era belíssima. O Porsche pintado de branco com as faixas nas cores do arco-íris e o logotipo da maçã na parte traseira do carro davam uma identidade única para o carro.

A temporada do carro da Apple não foi tão gloriosa quanto a sua pintura.
Pela série da IMSA tem um 7º lugar em Sebring, um 3º em Road America, e em 2º em Riverside e Sears Point, mas, no geral, a temporada teve diversos abandonos.

A pior foi uma quebra na prova mais importante do ano, as 24 Horas de Le Mans, quando abandonam a corrida na 13ª hora.
A pintura do carro já havia se tornado lendária. Porém a Apple não renovou o contrato de patrocínio.

Em 1981, no 1ª ano em que a FIA formata o Campeonato Mundial de Endurance para pilotos, Bob Garretson vence as 24 horas de Daytona e se sagra campeão mundial.
Pouco tempo depois, se cansa da rotina e acaba vendendo a sua oficina.
Em 2019 é homenageado no Hall da Fama da FIA.

Seu parceiro Dick Barbour volta a cena das séries IMSA na virada do século. Ainda hoje é um nome lendário do automobilismo norte americano.

O Porsche 935 K3 número 009 030, hoje, faz parte da coleção de Adam Carolla -porém, não com a pintura da Apple, mas com a pintura de 1979, vermelha, com o patrocínio da Hawaiian Tropic, já que Carolla é um fã de Paul Newman.

A ideia do patrocínio ao Porsche de Garretson, para a Apple, era promover o IPO da empresa que aconteceria no final de 1980 na Nasdaq.
Este evento foi um sucesso. A Apple teve a abertura de capital mais rentável das bolsas americanas desde a Ford em 1956.

Hoje, quando se fala em Apple Car, se fala de um carro, um concorrente para a Tesla.
Parece improvável, mas uma outra vez em que vimos rumores tão insistentes da entrada da empresa num mercado fora do escopo dela, a Apple lançou um telefone celular, em 2010. Um tal de iPhone.

Agradecemos a paciência de quem leu até o final.
Se você gostou, dê um RT, siga a gente. A gente escreve umas bobagens sobre automobilismo em geral por aqui.
Também temos um canal no YouTube.

Até a próxima.
youtube.com/channel/UCkbem…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling