Mariella Patti 🇵🇸🐋🔭🧠 Ela/She Profile picture
Artista plástica, bióloga, mestra em educação, graduanda em psicologia e divulgadora científica de astronomia em espaços não-formais de ensino. #FreePalestine

Sep 11, 2022, 32 tweets

"Oba, o Programa Artemis vai nos levar de volta pra Lua! Começando pela missão Artemis I!"

Corta para setembro de 2022. Ué… Cadê Artemis I? Não era pra ter sido lançada? Adiaram de novo? Flopou?

Vem comigo nessa #AstroThreadBR conhecer melhor o Programa Artemis 🚀🌕

Artemis é um projeto americano da NASA em parceria com a Agência Espacial Europeia @esa, a Agência Espacial Canadense @csa_asc e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão @JAXA_en, e com empresas privadas como a SpaceX, a Northrop-Grumman, a Airbus e a Lockheed Martin.

O objetivo é levar seres humanos novamente para órbita e superfície da Lua e estabelecer a presença humana a longo prazo e de modo sustentável, além de manter uma base lunar (e uma estação espacial) que no futuro facilite missões tripuladas rumo a Marte.

Pra ir pra lá vamos usar o foguetão SLS, com a cápsula tripulada Orion. A estação espacial lunar vai se chamar Gateway. Para descer na Lua pela primeira vez vamos precisar o HLS (sistema humano de aterrissagem), que no caso vai ser a Starship HLS da SpaceX.

🔴 SLS - Sistema de Lançamento Espacial

O tal foguetão, que está sendo desenvolvido desde 2011. É enorme: cerca de 98 metros. É também controverso, já que vem apresentando inúmeros problemas desde o projeto. O custo já está em mais 23 bilhões de dólares, +

e a previsão é de que sejam gastos 2 bilhões POR LANÇAMENTO. Ele é bem parecido com o foguete do programa Shuttle e está muito, muito atrasado. O lançamento inaugural era pra ter sido em 2016 mas já foi adiado 16 vezes (!) até a semana passada (vamos falar disso depois).

🔴 Cápsula/Nave espacial Orion

Parceria entre NASA e as empresas Lockheed-Martin e Airbus, é a nave espacial reutilizável que será usada para levar os astronautas até a Lua. Composta pela cápsula/módulo tripulado e pelo módulo de serviço europeu.

Parece com a dupla módulo de comando e módulo de serviço do programa Apollo, sabe? Cabem 6 pessoas sortudas (quem não quer ir pra Lua???) e conta com vários sistemas de proteção contra radiação solar.

🔴 Estação Espacial Lunar Gateway

Vai ser nossa primeira estação espacial lunar <3
A ideia é de que ela sirva como laboratório científico, central de comunicações, habitat temporário para astronautas e armazém de rovers e afins.

Não é muito grande, mas é fundamental como apoio para as operações que serão feitas em solo lunar. Tanto a Orion quanto a Starship vão poder se acoplar nela.

🔴 HLS - Sistema de aterrisagem humana (Starship HLS)

É a nave espacial que vai levar e trazer de volta os humanos da órbita da Lua ao solo lunar. Como o nome evidencia, está sendo desenvolvido pela SpaceX, com alguns percalços.

Quando estiver em funcionamento a Starship vai decolar vazia, se acoplar à cápsula Orion tripulada, transferir os astronautas, pousar na Lua, decolar da Lua e devolver os astronautas à Orion (ou para a Gateway quando ela estiver funcional).

Uma série de missões menores não tripuladas serão lançadas ao longo do tempo em suporte ao programa, levando equipamentos e suprimentos para a superfície lunar e para a construção/operação da Gateway.

O Programa Artemis tem algumas fases definidas:

🌕 Artemis I (2022?)

Lançamento SLS+Orion sem tripulação (mas com 2 manequins) para passar 6 dias orbitando a Lua e retornar. É um voo para testar tanto o foguete quanto os sistemas da Orion, além da trajetória.

Era pra ela já ter acontecido? Era sim. Uma série de problemas vem sendo encontrados (e solucionados, ufa) em testes pré voo, e o foguete foi finalmente montado e levado para a plataforma de lançamento 39B no Kennedy Space Center em 17 de agosto.

O lançamento estava previsto para o dia 29 de agosto, mas deu ruim: um sensor defeituoso começou a apresentar leituras incorretas na temperatura de um dos motores, vazou combustível, a comunicação entre o centro de comando e a nave estava demorada, ou seja, nada de ignition.

Daí ok, resolveram tudo (espero) e marcaram o lançamento pro dia 3 de setembro, há uma semana. Mas vazou combustível de novo… Agora o que eles dizem é que não vai ser antes de 23 de setembro, mas não marcaram data e muita gente da área acha que não vai ser tão cedo.

É por isso que estamos ouvindo falar do lançamento da Artemis I mas ele nunca acontece… Sempre aparecem problemas que atrasam. Na verdade, é melhor que atrase muito do que rolar lançamento e o SLS explodir por algum vazamento ou algo do tipo.

Ok, quando a Artemis I finalmente tiver voado, testado todos os sistemas e voltado em segurança (a Orion volta pra Terra do mesmo jeito que as cápsulas da Apollo), o próximo passo é… Levar pessoas!

🌕 Artemis II (2024)

DISQUE o lançamento SLS+Orion vai ser em maio de 2024.

Quatro astronautas vão viajar até a Lua em trajetória de retorno livre, dar a volta e retornar à Terra. É mais uma missão para testar os sistemas, trajes espaciais, procedimentos e afins, do mesmo modo que a Apollo 8 foi até a Lua, fez 10 órbitas e não desceu.

Aliás, faz 50 anos que um ser humano não sai da órbita da Terra!

🌕 Artemis III (2025?)

Agora sim, em 2025 (ou 2026?), depois de mais de 55 anos um ser humano vai colocar os pés na Lua. Sendo mais precisa, uma mulher (aposto que vai ser a primeira a descer, seria marketing perfeito para NASA), a PRIMEIRA mulher a chegar a andar na Lua.

A missão está programada para 2025 (será?) e dessa vez vai precisar também da Starship HLS, aquela nave que está sendo construída pela SpaceX. Quatro astronautas vão estar na Orion mas apenas dois serão transferidos para a Starship e descerão ao polo sul da Lua +

para uma estadia de cerca de 7 dias, quatro caminhadas espaciais, uma série de experimentos científicos e coleta de gelo lunar! Já vai ter equipamento pra eles em solo lunar.

🌕 Artemis IV (2027)

Essa não é uma missão de pouso, mas sim de montagem da Estação Gateway. Quatro astronautas levarão o módulo de habitação da estação para a órbita da Lua.

🌕 Artemis V (2028)

De volta pro polo sul lunar! Dois astronautas descerão à Lua, dessa vez levando um jipe lunar aberto (LTV), o que significa que eles precisarão estar com os trajes espaciais para se locomover. A missão vai levar mais módulos para a montagem da Gateway.

🌕 Artemis VII (2028)

Mais um pouso na Lua e entrega de mais componentes da Gateway.

Como vocês podem ver, é um processo que leva bastante tempo. Só teremos uma base de permanência em solo lunar e a gateway completa depois de 2030.

O Brasil é um dos signatários dos chamados Acordos Artemis, que estabelecem parceria entre a NASA e os países que tenham interesse em desenvolver tecnologia e equipamentos que serão usados nas etapas do Programa. Vai dar certo?

A história lança dúvidas (tão lembrados que fomos retirados da Estação Espacial Internacional por não cumprir os acordos?) mas esperamos que sim. Não está claro exatamente quais serão os equipamentos que pretendemos desenvolver, mas enfim.

Confira o que a Agência Espacial Brasileira (não) diz aqui: canaltech.com.br/espaco/exclusi…

O nome Artemis é em homenagem a deusa grega da caça, que tem a Lua como um dos seus elementos. Ela é a irmã do deus Apollo (entendeu?), cujo símbolo é o Sol.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling