Discover and read the best of Twitter Threads about #AstroThreadBR

Most recents (24)

Está acontecendo agora o trânsito do planeta Mercúrio em frente ao Sol! Aqui em Cascais, próximo a Lisboa, o @nuclio_pt está organizando uma observação no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal.
Esse fenômeno acontece 13 vezes por século. A última vez foi em 2016 e a próxima será somente em 2032. Para observar é necessário um telescópio com filtro especial ou fazer uma projeção.
O projetor que estamos utilizando foi produzido para a observação do Trânsito de Vênus em 2004. Os trânsitos de Vênus são bem mais raros, o último foi em 2012 e o próximo será em 2117!
Read 6 tweets
Há exatos 100 anos, Frank Dyson anunciava ao mundo que o resultado das observações do eclipse solar de Sobral (Ceará) e Ilha do Príncipe confirmavam as previsões teóricas da Relatividade Geral de A. Einstein.

Sabem como foi a participação dos brasileiros nisso?

#AstroThreadBR
Publicada em 1916, a Teoria da Relatividade Geral previa, entre diversos outros fenômenos, que a distorção do espaço-tempo por corpos massivos desviaria a trajetória de fótons atravessando essas regiões. Mas como se testa isso?
Os eclipses solares totais fornecem as condições perfeitas para testar essa previsão. Com o bloqueio temporário do disco solar pela Lua, é possível enxergar as estrelas posicionadas bem próximas a ele no céu.
Read 10 tweets
Um corpo negro absorve toda a radiação que incide nele e por isso não poderia ser visto.

#AstroThreadBR #ciência
No entanto, é observado que todos os corpos negros emitem radiação térmica com mesmo espectro se estiverem na mesma temperatura.
Olhando o gráfico, notamos que os picos de emissão com menores comprimentos de onda apresentam temperaturas maiores.
Read 6 tweets
[PORQUÊ MULHERES NÃO TÊM TANTOS NOBEIS QUANTO HOMENS - A THREAD]

"Mas mulher não ganha nobel porque não é tão capaz quanto homem"

"Se quer nobel pára de reclamar e vai estudar"

Quem nunca ouviu essas coisas né? Mas segue a thread pra entender

#AstroThreadBR #MulheresNaCiência
Hoje saiu prêmio Nobel da Física e como sempre teve muita festa por parte da academia. Entretanto, momentos como esse sempre trazem muita discussão: por que temos um nível tão desbalanceado de mulheres recebendo prêmio Nobel?
Claro que não é todo mundo que gosta dessa discussão e claro que sempre aparece muita gente falando "qual problema? Mulheres realmente são menos capazes", "mulheres têm menos interesse em ciência", "mulheres nasceram pra ser mães".

Mas será que isso é mesmo verdade?
Read 22 tweets
em Astronomia estudamos desde grãos de poeira à superaglomerados de galáxias. já parou pra pensar na quantidade de informação que temos que analisar? vem comigo nessa #astrothreadBR pra saber como voce também pode ajudar a descobrir coisas fantásticas sobre o universo!
voce sabe quantas galáxias existem no universo? e quantas estrelas tem em cada galáxia? e quantas dessas estrelas podem abrigar planetas? pra responder cada uma dessas perguntas, temos que fazer observações astronômicas com telescópios específicos.
por conta disso, a quantidade de dados gerada é astronômica rsss. cientistas nem sempre têm tempo e poder computacional pra isso - além de certos vieses que possamos estar sujeit@s, como um@ astrônom@ daltônic@ tendo que identificar a cor de uma galáxia (alo @luidhysantana...)
Read 17 tweets
Existe mesmo ciência de qualidade sendo feita no Brasil? Ou isso é história pra boi dormir?

Quer saber mais sobre o impacto da pesquisa científica brasileira?

Vem comigo nessa #AstroThreadBR rapidinha que eu te conto.
Vou mostrar alguns resultados do relatório "A Pesquisa no Brasil: Promovendo a Excelência", que fornece uma análise da pesquisa científica brasileira em um contexto global.

Encaminho o texto da Prof. Denise Freire, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ.
A análise feita pela Web of Science Group e contempla trabalhos publicados entre 2013 e 2018, destacando a importância das colaborações internacionais e da indústria no impacto e na visibilidade da pesquisa nacional.
Read 11 tweets
Vou tentar explicar como se forma um cientista para aqueles que ainda não sabem ou não entenderam a importância estratégica do CNPq e da CAPES para o Brasil. #astrothreadBR #pelacienciabrasileira
Durante o curso universitário os interessados em contribuir para o avanço da humanidade, devem fazer iniciação científica sob a orientação de um dos professores. A grande maioria dos professores universitários fazem pesquisa e são os que avançam o conhecimento da nação.
As agências de fomento federais CAPES e CNPq e as agências estaduais FAPE(sigla do estado) oferecem bolsas de iniciação científica para que o aluno se dedique a pesquisa além de estudar as matérias do curso.
Read 20 tweets
Já imaginou viver em um planeta num sistema múltiplo, com seis sóis, onde não há noite? Siga-nos nessa #AstroThreadBR literária para saber mais sobre aglomerados estelares e sobre Nightfall (O Cair da Noite), um conto de Isaac Asimov publicado pela primeira vez em 1941.
O nosso Sol é uma estrela solitária, cuja vizinha mais próxima encontra-se a mais de 4 anos luz de distância.
O intenso fluxo luminoso do Sol, ilumina um hemisfério da Terra, mas no hemisfério oposto temos a noite escura para apontar nossos telescópios para as estrelas!
Mas apesar da solidão de nosso Sol, muitas estrelas nasceram e vivem em comunidade. Alpha Centauri, nossa vizinha, é um sistema triplo. Essa na foto é Albíreo (beta cygni) uma estrela dupla com a peculiaridade de que suas componentes possuem cores (e temperaturas) bem distintas.
Read 8 tweets
Na onda das comemorações de 1 ano da #AstroThreadBR vamos comemorar contando a história de como nós fomos desenvolvendo o conceito dos objetos mais legais do Universo. Os buracos negros (BNs), é claro. Senta que lá vem história!
ALERTA DE THREAD MEIO MUITO GRANDE

Me empolguei...
Quando se fala de gravidade, tudo começa com o cara de sempre: Sir Isaac Newton. Ele foi aquele que formalizou o porquê que as coisas sempre caem e sua resposta acabou sendo tão bem sucedida que explicou até o movimento dos planetas. Uma tacada genial no século XVII!
Read 41 tweets
Você viu muito sobre Buracos Negros essa semana, certo?

Vem cá, com a benção da rainha @geisa_ponte , vamos falar sobre como é estudar Buracos Negros! Vem comigo #AstroThreadBR
O que são esses buracos negros que todo mundo fala hein? Então, são objetos que estão aí no espaço que tem uma força gravitacional tão mas tãaaaaaaaaaaao intensa que nem a luz consegue escapar. PENSA NISSO, ALGO QUE NEM A LUZ ESCAPA, VEI. *mindblown*
O limite que nem a luz escapa chama-se horizonte de eventos. Pela luz não conseguir "refletir" nele, não conseguimos ver esses objetos. :( Então aí você fala, Robs minha querida, como sabemos da existência dele se eles são tão tímidos?
Read 20 tweets
Fim do mistério! A colaboração do Telescópio do Horizonte de Eventos @ehtelescope acaba de divulgar a PRIMEIRA detecção direta de um buraco negro da história! Segue o fio dessa #AstroThreadBR !!!
A imagem foi construída combinando os dados coletados por 8 observatórios espalhados pelo globo, em locais inóspitos como o deserto do Atacama, o topo de um vulcão dormente no Havaí, e até mesmo o pólo Sul.
Esses observatórios utilizam radiotelescópios que observam o Universo em ondas de rádio de alta frequência (230 GHz). Os dados são combinados com uma técnica conhecida como Interferometria de Base Muito Longa (VLBI). É como se fosse um telescópio do tamanho da Terra!
Read 11 tweets
Bem pessoal. Chegou a hora! Finalmente resolvi criar uma #astrothreadbr. Vocês devem ter ouvido falar do anuncio sobre a detecção do horizonte de eventos de um buraco negro que vai ser feito amanhã. Se ainda não ouviram nada sobre,vão ouvir.Vem comigo pra entender #astrothreadbr
Ao todo, serão 47 tweets enumerados.Espero q compreendam sobre o q se trata o anuncio q vai ser feito amanhã pelo consórcio @ehtelescope sobre como foram feitas as medidas.Os detalhes, só saberemos amanhã.Mas tenham em mente q o assunto é complexo até para quem trabalha com isso.
1- Vamos falar sobre a primeira detecção do horizonte de eventos de um buraco negro. Ou, como vem sendo anunciado por aí, a primeira "imagem" de um buraco negro.
Read 60 tweets
Os tardígrados, cujo nome vem do latim "tardus" (lento) + "gradus" (passo), são organismos microscópicos encontrados em basicamente qualquer lugar do planeta. Mas o que tem de tão interessante num bichinho desse tamanho??? Vem comigo nessa #AstroThreadBR descobrir!
Esses carinhas são conhecidos por serem o melhor exemplo de extremófilos, o que significa que eles conseguem sobreviver a condições extremas da natureza, onde a maioria dos animais morreria! Como temperaturas muito altas ou baixas, sem oxigênio, sem água, ou expostos à radiação.
Em condições normais, os tardígrados costumam viver em ambientes semi aquáticos, como beira de rios ou folhas de plantas. Por isso, são apelidados de "water bears" (ursos da água). Com comida e água suficiente, eles levam uma vida comum, vivendo de 3 a 30 meses (2,5 anos).
Read 10 tweets
Matéria escura existe mesmo? Os cientistas estão ficando malucos?

Venha entender nessa #AstrothreadBR, de uma maneira fácil, como que os aglomerados nos dão evidências que há uma matéria invisível no Universo!
Vamos explorar uma evidência de matéria escura em uma vizinhança um pouco diferente da nossa Galáxia. A Via Láctea é uma galáxia massiva espiral que faz parte do Grupo Local. Somos rodeados por apenas algumas galáxias massivas como a nossa e umas dezenas de anãs menorzinhas.
Já os aglomerados de galáxias são grandes estruturas no Universo formadas por CENTENAS A MILHARES DE galáxias tão ou mais massivas que a nossa. Para não ser injusta, tem várias anãzinhas lá também!
Read 27 tweets
A SITUAÇÃO DAS BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PAÍS

Reuni alguns gráficos para descrever a situação dos mestrandos e doutorandos brasileiros. Segue o fio para entender o problema.

#AstroThreadBR
Usei o IPCA como índice de inflação. O gráfico é o mesmo usado pela @anpg, apenas atualizei para fevereiro de 2019.

Os valores são em reais comparados a hoje, corrigindo pela perda inflacionária.
Coloco o gráfico de novo porque é o mais importante.

O mais crítico é o seguinte: as bolsas estão sem reajustes há 6 anos. Em 2013, as bolsas valiam 40% mais que hoje, levando em conta a inflação do período.
Read 10 tweets
Lembram da #AstroThreadBR da @geisa_ponte sobre bolsas de pós-graduação no Brasil?
Queria lembrar que #ExistePesquisaNoBR e fazer um breve apelo, atuando como porta-voz do meu amigo e colega Felipe Fernandes ( ainda não se rendeu ao Twitter).

Ó A THREAD
A imagem mostra arquivado o PL 4559/2016 (já aprovado), que previa reajustes anuais para as bolsas de pós graduação do país.

É natural a arquivação dos PL ao fim das legislaturas (mandatos), e então se reeleito somente o autor (e coautores) pode(m) pedir o desarquivamento.
Então, resumindo logo:
- o autor (@lobbeneto) não foi reeleito, mas o coautor (@Eduardo_Cury) foi;
- o contato fornecido em seu site é contato@deputadoeduardocury.com.br;
- Facebook: facebook.com/EduardoCuryOfi…;
- ele tem 180 dias para pedir o desarquivamento.
Read 11 tweets
Há alguns anos, essa imagem foi compartilhada como sendo Nibiru, o planeta hipotético que está vindo colidir com a Terra. Mas, na verdade, essa é uma erupção da estrela V838 Monocerotis.

Mas quais são os reais perigos que pode atingir o nosso planeta?
Segue a #AstroThreadBR
Pela grande variação de aparência uma escala de poucos meses, muitos usuários de chapeuzinhos de alumínio assumiram que esse era o Planeta X que estava se aproximando de nós. Porém, hoje sabemos que é fruto de uma erupção (com origem ainda desconhecida) dessa estrela variável.
Nibiru é um puta de um fura rolê. Já foi anunciada sua chegada nos anos 90, 2000, 2003… O pânico principal foi em 2012 e com certeza ele vai aparecer mais algumas vezes daqui uns anos. Mas ele nunca aparece, principalmente pq não temos nenhuma evidência que ele existe.
Read 46 tweets
Fala, twitter! Vamo bater um papo sobre CAMPO MAGNÉTICO.
O que é?
Qual sua importância?
Como é o da Terra? E nos outros planetas? Hoje, na #AstroThreadBR . SIMBORA!
#CampinhoMagnéticoAThread
Uma consideração: vou tentar colocar os créditos da maioria dos gifs e imagens no final da thread, mas sei que nem sempre vou encontrar. Vamos honrar os artistas! 🤓🌈
O QUE É?
O Campo Magnético (CMag.) é como se fosse um escudo invisível que envolve nosso planeta. É causado pela grande quantidade de metal fundido se mexendo no centro da Terra. É como se houvesse um grande imã no coração da terra com dois pólos, o norte e o sul magnéticos.
Read 41 tweets
O MELHOR DE 2018! Vem comigo nessa #AstroThreadBR com o que houve de mais importante no mundo da Astronomia nesse ano!
O texto é baseado na minha coluna #astronoticias de 20 de dezembro. Se você não leu ainda, confira lá!
ultimosegundo.ig.com.br/colunas/astron…
Para essa lista, ao invés de escolher as notícias mais populares, decidi dar espaço às descobertas de maior impacto entre os próprios cientistas. Os 7 trabalhos abaixo estão entre aqueles que foram mais discutidos por astrofísicos durante o ano de 2018.
Read 13 tweets
Faaaala, meus excelentíssimos! Demorei, mas voltei. Na minha última #AstroThreadBr vocês conheceram um pouco mais sobre os meteoritos, sua importância e sua classificação. Mas como identificar um? E se você acha que encontrou, o que fazer? Bora que hoje eu tô no pique!
Eles sofrem processos de intemperismo no solo, então quanto mais rápido você achar, mais fácil vai ser a identificação, taoquei? Dito isso, vamos lá:
FORMATO
Os meteoritos não tem formato certinho e bem definido. Cá entre nós, eles passaram por muito perrengue na atmosfera, né?
Em geral eles vão possuir os chamados REGMAGLITOS, que são esses sulcos aqui. Fiquem ligados também na sua densidade! E eles costumam ser mais densos que rochas comuns. A Meteoritos Brasil tem uma tabelinha que vai ajudar weebly.com/uploads/1/9/0/…
Read 11 tweets
CHEGUEEEEEI pra fazer minha primeira #AstroThreadBr!
O que acontece quando fragmentos de asteroides ou meteoroides sobrevivem a passagem pela atmosfera e caem no solo? Eles viram meteoritos! Mas e o que que tem de importante (e legal) nisso? Cola comigo que é sucesso!
Os meteoritos podem ser primeiramente classificados como

Aerólitos: material basicamente rochoso
Sideritos: material metálico (~90% de ferro e níquel)
Siderolitos: são mistos. Compostos tanto de fase metálica quanto pétrea (~50% ferro e níquel) *é o famoso insentão do rolê*
Além dessa classificação eles ainda podem ser divididos em classes, depois subdivididos em grupos... Como, por exemplo, pela presença de côndrulos. São os meteoritos Condritos e os Não-condritos. Os côndrulos são basicamente esferas de minerais (principalmente de silicatos)
Read 10 tweets
Cuidado, eles estão passando por você nesse exato momento, por dentro de seu corpo, através de seu cérebro… Não, não estou falando de fantasmas! Nessa #AstroThreadBR de Halloween vamos falar de neutrinos, os simpáticos fantasminhas da astronomia!
Neutrinos são partículas que surgem em reações nucleares e de decaimento radiativo. São partículas sem carga elétrica (daí o nome né?) e com massa milhões de vezes menor que a do elétron.
Neutrinos são produzidos em diversos ambientes e tem relação com eventos bem energéticos.
O problema desses nossos pequenos amigos é que eles são MUITO DIFÍCEIS de detectar. Neutrinos atravessam distâncias astronômicas sem serem detectados. São perfeitos fantasmas atravessando o universo.
Ao menos eles não têm interesse em possuir seu corpo ou algo do tipo. Eu acho...
Read 26 tweets
Vamos falar da mais poderosa das radiações, os RAIOS GAMA! Eles servem para muito mais coisas do que apenas criar um ou outro herói, eles são importantes para entendermos o Universo também! Entre nessa #AstroThreadBR , mas não se esqueça do protetor solar!
Luz é muito mais do que seu olho capta, na verdade há tanta luz que seria impossível contar todas as cores. Dentre as diversas divisões de luz que fazemos, a que carrega mais energia é a chamada radiação gama, ou Raios Gama.
A gente está falando de raios de luz milhões de vezes mais energéticos do que os que o olho é capaz de enxergar. São raios tão poderosos que são capazes criar um par de Elétron e Pósitron (duas partículas). Esses caras precisam de teorias superavançadas para serem bem descritos.
Read 25 tweets
#AstroThreadBr Plutão o planeta anão. Na AstroThread de hoje, vamos ver quais são as características de um planeta e, principalmente, apresentar os motivos que levaram a IAU (União Astronômica Internacional) a reclassificar Plutão como planeta anão. @AstroBotBR @AstroThreadBR
Os planetas foram observados por diversas culturas antigas. O que chamava atenção para estes objetos celestes era o fato de que eles se movem em relação à esfera celeste na qual as estrelas aparentam ser fixas.
Os gregos denominaram estes objetos de “planetes” que quer dizer viajantes ou errantes. Os planetas receberam os nomes dos deuses que habitavam o Panteão Romano e há apenas um deus grego. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano (deus grego do céu) e Netuno.
Read 21 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!