Hoje faz uma semana do #DiaDaAmazonia; a gente resolveu fazer uma provocação: e se a AMAZÔNIA FOSSE UMA EMPRESA, TIPO A AMAZON?
Afinal, ela é a maior produtora de água doce do mundo, e tem a maior rede de distribuição de chuva do Brasil. Bem vindo ao power point da Amazon(ia)
Mêo, veste o coletinho e vem aqui que a Amazônia é um puta case study! Pra começar: é a primeira multinacional ever. Ela está presente em seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. Em termos de market share, representa 67% das florestas tropicais do mundo.
No mercado interno brasileiro ela tem uma marca fortíssima. É top of mind e líder de segmento em dez estados: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins.
Não é à toa que a Amazon(ia) é team leader. Ela tem assets valiosíssimos que valorizam e trazem dividendos aos shareholders. Por exemplo: a captura de gás carbônico. As árvores da Amazon(ia) capturam 2 bilhões de toneladas de CO2 toneladas de oxigênio, por ano, da atmosfera.
(Agora, o último CEO da empresa tem sido tão nefasto que a Amazon(ia) passou a produzir mais CO2 do que capturar, em função das queimadas. Mas esperamos que os mais de 100 milhões de acionistas com poder de voto mudem logo essa administração 😉)
E a água, mêo, já parou pra pensar na importância da água? Então, 45% da água potável subterrânea do Brasil e 20% da água doce do mundo tá lá. Imagina se a Amazon(ia) não existisse o perrengue que ia ser depois daquele beach tennis? Cê é loko…
E aí vem a dica de ouro: sabe o que a Amazon(ia) também é? Um banco. Melhor, uma fintech. É isso mesmo, a região é o maior banco genético do mundo, concentra uma variedade absurda de plantas e animais. É tipo um MIT, um laboratório avançadíssimo, só que outdoor!
É na Amazon(ia) que fica um terço das árvores do planeta - esse é o core business de lá. Por isso que combatemos madeireiro disfarçado de Faria Limer que só vê riqueza em árvore serrada. Árvore de pé é muito mais que um pedaço de madeira, é o seguro para a nossa sobrevivência.
Além disso, sabe o que tem na Amazon(ia)? Gente. Muita gente. São mais de 20 milhões de habitantes, 12% da população do Brasil. Ribeirinhos, quilombolas, indígenas, imigrantes. Gente que vive da floresta e defende a floresta.
Mas tem gente que não vê esse potencial de growth orgânico, que prefere a Amazon(ia) grilada, queimada ou destruída pelo garimpo. No way! A riqueza da floresta está em mantê-la de pé. É isso que vai determinar o lugar do Brasil - e do planeta - no futuro. We have a deal?
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.