Hoje faz uma semana do #DiaDaAmazonia; a gente resolveu fazer uma provocação: e se a AMAZÔNIA FOSSE UMA EMPRESA, TIPO A AMAZON?

Afinal, ela é a maior produtora de água doce do mundo, e tem a maior rede de distribuição de chuva do Brasil. Bem vindo ao power point da Amazon(ia)
Mêo, veste o coletinho e vem aqui que a Amazônia é um puta case study! Pra começar: é a primeira multinacional ever. Ela está presente em seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. Em termos de market share, representa 67% das florestas tropicais do mundo.
No mercado interno brasileiro ela tem uma marca fortíssima. É top of mind e líder de segmento em dez estados: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins.
Não é à toa que a Amazon(ia) é team leader. Ela tem assets valiosíssimos que valorizam e trazem dividendos aos shareholders. Por exemplo: a captura de gás carbônico. As árvores da Amazon(ia) capturam 2 bilhões de toneladas de CO2 toneladas de oxigênio, por ano, da atmosfera.
(Agora, o último CEO da empresa tem sido tão nefasto que a Amazon(ia) passou a produzir mais CO2 do que capturar, em função das queimadas. Mas esperamos que os mais de 100 milhões de acionistas com poder de voto mudem logo essa administração 😉)
E a água, mêo, já parou pra pensar na importância da água? Então, 45% da água potável subterrânea do Brasil e 20% da água doce do mundo tá lá. Imagina se a Amazon(ia) não existisse o perrengue que ia ser depois daquele beach tennis? Cê é loko…
E aí vem a dica de ouro: sabe o que a Amazon(ia) também é? Um banco. Melhor, uma fintech. É isso mesmo, a região é o maior banco genético do mundo, concentra uma variedade absurda de plantas e animais. É tipo um MIT, um laboratório avançadíssimo, só que outdoor!
É na Amazon(ia) que fica um terço das árvores do planeta - esse é o core business de lá. Por isso que combatemos madeireiro disfarçado de Faria Limer que só vê riqueza em árvore serrada. Árvore de pé é muito mais que um pedaço de madeira, é o seguro para a nossa sobrevivência.
Além disso, sabe o que tem na Amazon(ia)? Gente. Muita gente. São mais de 20 milhões de habitantes, 12% da população do Brasil. Ribeirinhos, quilombolas, indígenas, imigrantes. Gente que vive da floresta e defende a floresta.
Mas tem gente que não vê esse potencial de growth orgânico, que prefere a Amazon(ia) grilada, queimada ou destruída pelo garimpo. No way! A riqueza da floresta está em mantê-la de pé. É isso que vai determinar o lugar do Brasil - e do planeta - no futuro. We have a deal?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gabinete dos Bichos ​​🌳​​

Gabinete dos Bichos ​​🌳​​ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @GabineteBichos

Dec 30, 2022
OBRIGADO, BOLSONARO - um 🧵 para agradecer pelas coisas boas que Jair Bolsonaro proporcionou ao Brasil nos últimos anos.
Jair Bolsonaro foi o pior presidente desde a redemocratização. Saiu do poder numa fuga patética, à altura da figura minúscula que é. Deixa um legado de destruição, mas é preciso reconhecer o seguinte:

Jair também deixa ganhos. Se liga:
1. Fortalecimento da sociedade civil.

Bolsonaro foi um câncer administrativo que precisou ser combatido diariamente para que a Democracia não caísse morta.

E na falta de um governo, muito do combate coube à sociedade civil. ONGs se uniram, o terceiro setor se fortaleceu.
Read 10 tweets
Dec 30, 2022
A lógica Dilma ou lógica Marina, eis a questão - um fio para explicar por que Lula não pode repetir decisões antigas no quesito ambiental.
Em um ponto do seu segundo mandato, Lula esteve em uma encruzilhada entre o ambientalismo de Marina Silva e o desenvolvimentismo de Dilma Rousseff, e escolheu a segunda opção.
Era 2008, e Lula tirou do Meio Ambiente a coordenação do Plano Amazônia Sustentável (PAS). Foi um golpe em Marina, que já acumulava desgastes desde que Lula passara a endossar Reinhold Stephanes, ligado ao agronegócio, nomeado um ano antes para a Agricultura.
Read 10 tweets
Dec 16, 2022
Imagina uma árvore de 88,5 metros de altura. Uma árvore mais alta que o Cristo Redentor. Que a Torre de Pisa. Que um prédio de 30 andares. Ou que a tumba do Olavo de Carvalho. Pois ela existe, tem pelo menos 400 anos, e vive no norte do Pará, na Amazônia. Mas corre perigo. Image
O angelim-vermelho foi encontrado em setembro (o que dá uma ideia de como ainda há diversidade e desconhecimento na Amazônia), por uma equipe de pesquisadores chefiados pelo professor Eric Gorgens, que levou 4 anos para fazer 5 expedições na Flota do Paru uol.com.br/ecoa/ultimas-n…
A árvore é a maior da América Latina e a quarta maior do mundo. Ao seu redor foram localizadas outras árvores de 70 ou 80 metros, o que fez com que o lugar fosse chamado de Santuário das árvores gigantes. Image
Read 8 tweets
Dec 15, 2022
Saiu hoje na Folha. Joaquim Leite, o obscuro emissário do agro que substituiu Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente, foi sondado por Tarcísio para chefiar a Secretaria de Agricultura em São Paulo. Pq será? Qual é o legado de Leite no MMA?

Spoiler: PIOR DO QUE SALLES.
Quando Ricardo Salles deixou o Ministério do Meio Ambiente, nós comemoramos. Mas sabe aquela frase do Ulysses Guimarães de que a pior legislatura é sempre a próxima? Aplica-se ao bolsonarismo também: trocou-se um destruidor espalhafatoso por um mais discreto.
Leite era titular da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais do MM. Antes disso, atuara como conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, uma das organizações que representam o agro, de 1996 a 2019.
congressoemfoco.uol.com.br/temas/meio-amb…
Read 11 tweets
Oct 24, 2022
Sergio Moro, sempre duro nas palavras, classificou o CRIME de Bob Jeff (20 tiros de fuzil, duas granadas, dois policiais feridos) como... SEM NOÇÃO.

A gente resolveu dar uma ajuda ao ex-juiz sobre outros atos SEM NOÇÃO dos milicianos favoritos dele... Image
Essa coisa de pintar um clima com meninas de 14 anos é meio sem noção Image
Assim como é sem noção essa coisa do Paulo Guedes fuzilar salário mínimo e aposentadoria. Image
Read 6 tweets
Oct 21, 2022
Bolsonarista adora falar que uma vitória do PT transformaria o Brasil numa Venezuela zzzzz…

Agora, o que ninguém fala é que uma vitória de Bolsonaro transformaria o Brasil num… Irã.

É sério. Cola aí nessa mini aula de história.
Nesses últimos meses o Irã tem sido notícia por causa do assassinato de uma jovem moça pela POLÍCIA DE COSTUMES (sim, o nome é exatamente esse). De tão revoltante, o caso gerou algo raro no país: grupos de mulheres organizando revoltas populares.
O que pouca gente sabe é que o Irã era um oásis progressista no Oriente Médio. De 1941 a 1979 o país foi governado pelo xá Reza Pahlavi. Havia universidades reputadas, e uma certa liberdade feminina.

Isso aqui, por exemplo, eram revistas iranianas na década de 1960:
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(