Dennis Almeida 👨🏼‍🏫 Profile picture
Professor! @FarofeirosCast, @pindoramapod, @naopodtocar e @histacontrapelo. Tentando sempre falar da História NAS Coisas. Pai do Joelhinho!

Nov 26, 2022, 14 tweets

Apesar da origem bem documentada do futebol na Inglaterra contemporânea, é inegável que diversos povos tinham jogos que envolviam uma bola, duas equipes jogando com os pés e até além dentro de um campo. Vou fazer alguns fios ao longo desta copa sobre estes jogos!
#BrasilNaCopa

O antigo esporte grego, Episkyros (do grego Ἐπίσκυρος - “bola comum”) era jogado entre duas equipes e uma bola, dentro de um campo delimitado. Duas equipes teriam um número igual de 12 a 14 participantes.

As regras do jogo permitiam que usassem as mãos e os pés. O campo retangular tinha três retas que o atravessavam. Uma linha posicionada no centro do campo, entre as duas equipes e as outras duas linhas atrás de cada equipe.

Parecia uma queimada sem o objetivo de atingir alguém com a bola. A bola era grande e leve, feita de couro e recheada com plumas bem macias. Imagine uma bola de plástico macia com a qual você vê as crianças brincarem na praia. Isto tornava o jogo dinâmico.

O objetivo do jogo grego era ter a posse da bola, e passá-la para um colega de equipe que se posicionasse atrás da linha após a equipe adversária. Portanto o time tinha que prestar atenção na bola e evitar que o time adversário atravessasse o próprio campo. Um jogo de estratégia!

A equipe no controle poderia chutar ou lançar a bola entre ou por cima da cabeça de seus oponentes, mas se deixassem cair a bola ou ser interceptada pelo adversário, o outro time toma posse e tem como objetivo levar a bola para o outro lado do campo.

Não existe registro de quanto tempo durava o jogo e apesar de não fazer parte dos esportes disputados nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, é possível dizer pelas menções em diversas fontes que era um esporte popular, sendo muito praticado antes do controle romano da Grécia.

A melhor evidência do jogo está exposta no Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Um baixo relevo de mármore onde um jovem equilibra a bola com a coxa. Os arqueólogos estimam que este vaso foi fabricado entre 400 e 375 aC. É a mesma imagem do atual troféu da Eurocopa da UEFA.

Como a Grécia foi fortemente militarizada durante esse período, não é de surpreender que o antigo jogo de bola grego fosse baseado na organização da equipe e na formação defensiva. Em Esparta, jogar episkyros fazia parte do treinamento militar inicial de um menino.

Aliás, todos os anos, em Esparta, durante o festival anual da cidade, era realizado um torneio, onde as equipes disputavam este jogo de uma forma mais brutal, tendo sido relatados diversos casos de morte de praticantes da modalidade durante os jogos.

Em outros fios a gente vai para a China, Roma, Europa Medieval e até mesmo para a Mesoamérica!

Minha fonte para este vídeo foi um livro que eu adorava ler, o “História dos esportes” de Orlando Duarte.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling