Pesquisa Atlas aponta que 75,8% dos brasileiros discordam da ação dos manifestantes que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF.
[08.01 - 09.01, 2.200 casos, ME +/- 2pp]
Entre eleitores do Jair Bolsonaro no 1º turno da eleição de 2022, 48,6% discordam da invasão do Congresso enquanto 38,1% concordam e 13,3% não sabem opinar.
100% dos eleitores da Simone Tebet e 96,9% dos eleitoes do Lula discordam da ações violentas.
A opinião favorável sobre a invasão do Congresso é maior entre evangélicos (31,2%) e moradores das regiões Norte (23,3%) e Centro-Oeste (35,3%). A opinião desfavorável predomina entre eleitores mais velhos, acima de 60 anos de idade (apenas 6,1% concordam) e no Nordeste (7%).
69% dos brasileiros concordam com a decisão do Presidente Lula de decretar a intervenção federal em Brasília para re-estabelecer a ordem pública.
Apenas 25,7% discordam.
A maioria (51.1%) concorda com o pedido de prisão do ex-Secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, formulado pela AGU chefiada por Jorge Messias.
50,1% também concordam com o afastamento do Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal.
No entanto, apenas 53% dos brasileiros declaram que a invasão do Congresso foi completamente injustificada. 10,5% respondem que a invasão foi completamente justificada e 27,5% respondem que a invasão foi justificada em parte. 9% dizem não saber opinar.
A parcela de aprox. 38% que justifica a invasão (completamente ou em parte), mesmo sem necessariamente apoiar a ação, corresponde ao segmento que não reconhece a vitória do Lula na eleição presidencial: 39,7% declaram que Lula não ganhou mais votos do que o Bolsonaro.
As inclinações radicais dentro do grupo que recusa aceitar a vitória do Lula são confirmadas pelo apoio a uma intervenção militar para reverter o resultado da eleição: 36,8% do eleitorado (aprox. 80,4% dos eleitores do Bolsonaro), se declara a favor de uma intervenção.
No entanto, apenas 9,5% defendem a instalação de uma ditadura militar no Brasil e 73,5% se declaram contrários, em linha com a série histórica desta pergunta.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.