O Coelho da Páscoa e a Pêssanka
Era uma vez, na Europa... Lá vivia Ostera, a Deusa da fertilidade e da primavera. Ostera gostava de arte, e um dia, enquanto pintava, uma ave botou ovos no seu castelo e fez uma proposta: que Ostera os pintasse em troca de seu canto.
Ostera aceitou a proposta, e assim surgiram os ovos pintados, as pêssankas. Deusa e ave viraram amigas.
Um dia, um caçador acertou a ave com uma pedra. Ostera, ao passear, encontrou a amiga muito ferida, que lhe pediu ajuda. Ostera disse que a ave estava quase morrendo,
e assim ela não mais poderia curá-la como ave, poderia somente a transformar em outro animal. A ave aceitou, e com um feitiço Ostera a transformou em um coelho. Mas a transformação não foi total, e o coelho ainda boatava ovos.
Em agradecimento por ter sua vida salva, o coelho passou a pintar ovos e os dar à Deusa da Primavera todo ano.
@alinefortuna2 Aqui a origem da festa junina. Certeza de que vc reconhecerá a semelhança. A Igreja ou proibia certas celebrações ou as adaptava, dando a elas outro significado. Páscoa e festa junina vieram dos eslavos pagãos.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
