Há mais de 5.000 anos, uma pessoa caminhou pelos Alpes e morreu. Seu corpo ficou congelado e preservado por milênios, até que foi descoberto em 1991 por dois alpinistas alemães em uma geleira nos Alpes Ötztal, na fronteira entre a Áustria e a Itália.
Essa descoberta mudou nossa compreensão de parte da história e nos permitiu aprender muito sobre a vida no Neolítico. A pessoa foi apelidada de Ötzi e desde então os pesquisadores estudaram seu corpo e as circunstâncias de sua morte para desvendar os segredos de sua vida.
Ötzi é um dos corpos mais bem preservados do Neolítico já encontrado. E o melhor: ele foi descoberto com seus pertences, incluindo uma bolsa de couro, um machado de pedra, uma faca de sílex, um arco e até partes de suas roupas. Tudo isso permitiu reconstituir seus trajes.
Mas as descobertas mais fascinantes sobre Ötzi vieram de seu DNA que abriu uma janela para o passado. Não só sobre sua ascendência, mas principalmente sobre o seu tipo de alimentação e até mesmo detalhes impressionantes de onde ele passou nas suas últimas horas de vida.
Contei sobre esta história no Nerdologia. E lembram que falei que o próximo vídeo especial do Arqueologia pelo Mundo teria relação com um local gelado? Então... Sim, é sobre a história completa do Otzi.
Por isso aguardem, porque falarei muito sobre ele.
Gosta de curiosidades arqueológicas? Então me sigam!
Também tenho um canal no YouTube sobre arqueologia, Instagram e TikTok!
Aqui nesse site têm todas as minhas redes:
marciajamille.com.br
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.