Raio-que-o-parta: Um estilo arquitetônico criado no Pará produziu fachadas de azulejos coloridos e quebrados. Um reflexo de como a população reagia aos elementos do modernismo no Brasil:
Vocês devem conhecer a influência do modernismo na arquitetura do Brasil através de alguns murais de azulejos e cacos. Athos Bulcão e Portinari foram luz para esse momento, criando um padrão de cores e texturas que foi bastante explorado na arquitetura do período.
Esse período do modernismo atingiu o Pará com algumas modificações, o principal é o uso da platibanda (aquela mureta que esconde o telhado). Sem ter a condição financeira de contratar arquiteto a população observava e reproduzia do seu próprio jeitinho aquela arte.
Já falei aqui sobre como isso foi explorado em São Paulo, por exemplo, através do piso de caquinho vermelho. Essa é uma expressão bem parecida, mas aplicada principalmente nas fachadas:
Um ponto importante é que, com muitos desses azulejos sendo produzidos fora do Norte do país, era comum que muitos chegassem quebrados já. O que fazer quando a vida te entrega um azulejo quebrado? Se constrói um belo mosaico. E por serem cacos eram com valores mais baratos.
A história da origem do nome se dá quando um arquiteto, tentando menosprezar uma fachada, era de um estilo raio que o parta. Mas além do raio é possível encontrar registros de setas, animais, estrelas e elementos diversos. É como se a fachada fosse a expressão do seu morador.
"Mas Lusca o que isso tem de importante?" É a expressão artística do nosso povo, demonstrada em uma diversidade imensa de cores e padrões. Vocês percebem o quão sem vida seriam esses projetos sem o raio que o parte expresso neles?
Apesar de incrível, por não ter sido tombado e catalogado como patrimônio cultural, ele corre risco de desaparecer. Um grupo de arquitetas tem se reunido lá no insta para tentar alertar a população sobre a importância desse estilo, vale conferir! instagram.com/rederaioqueopa…
E atenção, estou sempre aqui postando sobre novidades de arquitetura, se curtirem sejam bem vindos! Se você preferir eu estou lá no instagram também! E qualquer dúvida, sugestão ou crítica minha DM está aberta.
instagram.com/luscafusca150/
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
