Lusca Fusca Profile picture
Arquiteto periférico, morador da Cidade de Deus, faço arte e 3D Thread todo dia sobre o mundinho de arquitetura e design🧵 Pix, contato: luscafusca150@gmail.com
May 20 12 tweets 6 min read
Chukum: Uma técnica construtiva milenar desenvolvida pelos Maias foi ressignificada dentro da cultura mexicana. Além de sua beleza em tons naturais de rosa, o material tem o poder de colaborar na proteção de chuvas e tempestades.
Image
Image
Utilizado pelos Maias na construção de suas casas, templos e muros, o chukum possui uma relação histórica com o Yucatán, local onde foi revitalizado. Nos anos 90 foi redescoberto pelo arquiteto Salvador Reyes Rios, ao buscar técnicas construtivas em cidades do interior.
Image
Image
May 15 10 tweets 4 min read
Yakhchal: Uma tecnologia antiga permitiu que os persas produzissem um congelador, sendo capaz de gerar gelo para ser utilizado durante o verão. Construídos há 400 A.C. como era possível seu funcionamento? Image Espalhados por todo o Irã os Yakhchāl tem sua tradução literal para "poço de gelo". Essas estruturas tambe´m eram utilizadas para conservar alimentos e até mesmo servir como espaço de repouso em dias de calor. Vale ressaltar que a temperatura lá gira em torno de 30 a 40º. Image
May 13 12 tweets 5 min read
Casa Prego: O rápido crescimento urbano gera nas cidades um ciclo de negociação, compra e demolição de imóveis antigos rapidamente. Mas e se o proprietário resistir e não vender? Qual a solução urbana pra isso? Image Casa prego é um termo popular na China (钉子户, Dīngzi hù) para essas habitações unifamiliares que resistem ao mercado imobiliário chinês. Isso é efeito de um país que possui planos de uma megaurbanização, prevendo que 70% de sua população estará em cidades até 2030. Image
May 10 12 tweets 5 min read
Conselho das Águas: Um modelo medieval, desenvolvido na Holanda, colaborou para que o país evitasse tragédias de enchentes e inundações. O conselho foi exportado para diversas nações e até hoje é uma solução para salvar vidas. Image Ainda que o problema de enchentes atual seja intensificado por questões do momento ambiental, é importante lembrarque a luta da humanidade contra a água já é antiga. Na Idade Média a Europa sofria com chuvas intensas durante o verão, ocasionando grandes enchentes nas cidades. Image
May 8 13 tweets 5 min read
Cidades Esponja: Surgindo como uma solução para metrópoles que sofrem com grandes enchentes e inundações, esse conceito urbanistíco tem salvado cidades na Europa e China. Mas como ele funciona? Image Antes de tudo, esse querido fez uma thread com algumas das formas que podemos ajudar o Rio Grande do Sul, indico também que coloquem nos comentários outras formas legítimas para que mais possibilidades de ajuda sejam possíveis.
Apr 17 10 tweets 6 min read
As estações de metrô de Moscou são uma aula de história e arquitetura. Construídas desde a União Soviética, cada uma de suas 295 estações é única em seu estilo! Mas qual o motivo de serem tão esteticamente trabalhadas?
Image
Image
Desde a Primeira Guerra Mundial a União Soviética possuía planos de construção de um metrô, porém interrompidas pelo custos da guerra. Em 1935 sua primeira linha é inaugurada e de cara com 11km e 13 estações. E já seguia uma estética de opulência, usando de mármore nobre.
Image
Image
Apr 14 11 tweets 6 min read
Antoni Gaudí: A história de um arquiteto catalão que redefiniu as possibilidades construtivas do mundo. Um dos maiores gênios da arquitetura ainda hoje é considerado inovador, com suas obras não se encaixando dentro de nenhum estilo:
Image
Image
Talvez um dos maiores desafios seja resumir Gaudí, dotado de um incrível portfólio e uma explosão de genialidade, esse arquiteto foi um divisor de águas. Ao se formar em 1878 o diretor da faculdade de arquitetura falou "Estamos aqui hoje na presença de um gênio ou de um louco". Image
Apr 5 10 tweets 5 min read
O Canal de Utrecht: Uma ampliação das vias REMOVEU o principal rio da cidade, décadas depois ele foi devolvido em um protesto popular. O pesado erro histórico e sua solução: Image Utretch é uma cidade na Holanda típica com diversos rios cortando a sua malha urbana. Nesse mapa de 1662 já é possível perceber uma complexidade imensa. Mais especificamente falaremos de um desses canais: Catharijnesingel.
Image
Image
Apr 3 10 tweets 5 min read
Casas Populares Paudalho: As dificuldades de produzir uma habitação de interesse social criativa, honesta e humana. Com 58m² esse projeto trouxe conforto sem grandes custos e respeitando a identidade de seus moradores.
Image
Image
Localizado em Paudulho, Pernambuco, o projeto foi executado pelo escritório NEBR Arquitetura em 2021. Sua base vem da necessidade habitacional que nosso país passa, buscando produzir um projeto em um terreno reduzido, mas que fosse habitável. Image
Apr 1 8 tweets 4 min read
Uma cidade na Polônia concentra 6 mil habitantes em uma ÚNICA rua. A Vila de Suloszowa possui uma extensão de 9km e desenvolveu um aproveitamento diferente do seu espaço. Image Localizada a cerca de 30km da cidade de Cracóvia, essa pequena vila tem uma longa história. Desde o século XIV há registros de sua existência, já tendo passado por períodos intensos de guerra e conflitos. E como se percebe, é uma região que vive da agricultura. Image
Mar 20 14 tweets 6 min read
A cidade de Sanaã, uma das mais antigas do mundo, há 2500 anos abriga seus moradores nos mesmos edifícios. Possuindo uma arquitetura ÚNICA no mundo ela possui conceitos que até hoje são estudados e utilizados.
Image
Image
Sendo a capital do Iêmen e sua maior cidade, Sanaã é um paraíso arquitetônico. Com quase 2 milhões de habitantes a cidade INTEIRA foi tombada como patrimônio da humanidade. Sendo uma cidade murada, a beleza já começa ao entrar pela cidade, precisando passar pelos seus portões. Image
Mar 18 11 tweets 6 min read
Estilo Mediterrâneo: Você provavelmente conhece ele, só não sabia o nome. Como a união de culturas de países tão diferentes como Grécia, Espanha, Marrocos e Turquia, pode ter gerado um estilo tão único e cheio de personalidade.
Image
Image
Como o nome já diz, o estilo é fruto do de um poliamor entre países que estão situados próximos do mar mediterrâneo. Todos esses países possuem uma cultura igual? Não! Nem mesmo suas arquiteturas são semelhantes. O estilo se trata de retirar algo daqui, algo de lá e juntar tudo!
Image
Image
Mar 14 11 tweets 5 min read
Um material de construção natural foi a base de muitas sociedades africanas e orientais. Existindo edificações de 4 mil anos com ele, o Cob tem cada vez mais sido usado nos nossos dias, sendo resistente a incêndios e terremotos ele é uma resposta para habitação barata.
Image
Image
É importante de cara entender que, quando se fala de bioconstrução, temos uma cartela incrivel de possibilidades: adobe, taipa, pau a pique, super adobe são bons exemplos semelhantes ao cob. São a herança dos nosso antepassados e a base da fundação de milhares de cidades.
Image
Image
Feb 27 11 tweets 5 min read
Centro Cultural Lá da Favelinha: Um espaço independente e sem fins lucrativos com um projeto feito inteiramente por voluntários. Como uma população local fez surgir sem o governo um projeto que transborda arte. Image O prédio existente começou a ser construído em 1995, mas só foi realmente finalizado de estrutura em 2017. Localizado no Aglomerado da Serra, favela de Belo Horizonte, o espaço recebeu a ajuda do coletivo LEVANTE para trazer um ponto cultural para a região. Image
Feb 16 10 tweets 4 min read
Casa Lorena: Um exemplo mexicano incrível de como preservar fachadas históricas enriquesse um projeto. Possuindo em seu interior um contraste, originalidade e ancestralidade.
Image
Image
Desenvolvido em 2022 pelo escritório Workshop, Diseño y Construcción (sim esse é o nome), o projeto nasce em Mérida no México. E olha que planta incrível, depois de muitas divisões na história do terreno, sobraram APENAS 4,5m de largura. Quem diria que seria possível fazer isso? Image
Jan 28 12 tweets 5 min read
La Pausa: A união entre uma casa centenária com práticas arquitetônicas culturais mexicanas. Uma casa que narra a história de sua cidade e de seus moradores. Uma casa de dois pavimentos está no fundo da imagem, a sua esquerda uma escada sem cobertura. Na direita uma piscina rasa, e no centro da imagem um jardim com pouca vegetação e piso de pedrinhas. Finalizada em 2023 pelo escritório Artesano Estúdio, a edificação se projeta na península de Yucatan, na cidade de Valladoid. Um berço cultural a cidade possui uma cultura riquíssima de gastronomia local e história. E foi isso que gerou nos clientes o desejo de moradia.
Jan 26 11 tweets 5 min read
Dog Human: Uma residência inteiramente projetada para que humanos e cachorros convivam em conforto, uma aula sobre arquitetura para animais. Uma casa com telhado triangular se edifica no fundo da imagem, nela um homem e um cachorro andam em harmonia. Na frente da imagem um jardim com vegetação vasta e diversa se estende. O projeto foi desenvolvido pelo escritório EKAR em Nakhon Pathom, uma província da Tailândia. O cliente chegou até eles com o intuito de uma residência onde não apenas ele vivesse, mas que seus cachorros fossem contemplados. Um homem alimenta vários cachorros na frente da casa com telhado trinagular, há um jardim de gramado vasto.
Jan 24 9 tweets 4 min read
Residência DCA: A união entre a estética de um sobrado dos anos 70 com as novas necessidades de seus moradores. Um exemplo de que nem sempre para construir é preciso demolir. Uma casa de dois pavimentos, com uma escada na frente em um pátio aberto. Há na área externa um piso vermelho clássico de São Paulo. Duas cadeiras e uma rede se envolvem com algumas plantas, mostrando também dois muros cinzas na lateral. Desenvolvido pelo escritório metamoorfose studio, o projeto teve como partido preservar a memória afetiva daquela região. Localizado em SP, no bairro Vila Anglo-Brasileira, o projeto tinha um tesouro da arquitetura brasileira.
Jan 17 11 tweets 5 min read
FabLab: Um centro criativo que busca mesclar artesanato ancestral e novas tecnologias. Baseado em asas de inseto, o projeto busca trazer uma nova visão de arquitetura.
Image
Image
Desenvolvido pela Roth Architecture o projeto se localiza em AZULIK, um complexo em Tulin, México. É dificil definir o potencial artístico que esse espaço traz, mas é famoso por possuir espaços arquitetônicos de uma nova linguagem, muito rica e viva. (fotos do complexo)
Image
Image
Jan 14 9 tweets 5 min read
Em 1920 um engenheiro pernambucano cria um dos MAIORES elementos arquitetônicos do século. O cobogó, atravessa décadas na arquitetura e é nosso patrimônio nacional.
Image
Image
O nome "cobogó" vem da junção da primeira sílaba do sobrenome do engenheiro e de dois comerciantes que colaboraram na criação: Coimbra, Boeckmann e Góes. E são elementos vazados, inicialmente de cimento e tijolo, utilizados para separar o interior do exterior.
Image
Image
Jan 4 10 tweets 5 min read
O padre Julio Lancellotti é um dos maiores nomes do país na defesa contra a Arquitetura Hostil, mas você realmente sabe o que é isso e a importância dessa luta? 🧶 Image Mediante os fatos que estamos passando, preciso trazer a tona esse assunto novamente. Em 2022 a lei Padre Júlio Lancellotti foi aprovada, proibindo o uso da técnica. A lei levou seu nome pelo árduo trabalho em quebrar na MARRETADA essa prática deplorável. Brabo demais.