Isis Paris Maia Profile picture
Historiadora, Mestre e Doutoranda em Políticas Públicas pela UFRGS. Pesquiso e faço difusão científica sobre instituições e governança na China.

Oct 13, 2024, 8 tweets

Dentre as 'malvadezas' da China, entre as mais recentes está a regulamentação dos algoritmos da plataformas digitais. Mas o país não esta sozinho, pois a União Europeia tambem apresentou nova legislação. Pega o café para acompanhar a leitura e entender mais. Segue o fio 🇨🇳🧶

A crise com o X no Brasil se originou de uma prepotência do nosso amigo Musk não querer se curvar à legislação nacional. Isso dado, temos que combinar que no Ocidente o mundo digital é controlado pelas Big Techs, sob aparência de anarquia, ou pior, democracia.

Neste contexto, a China partiu para regular suas plataformas digitais. Detalhe importante: o país possui seu próprio ecossistema digital e não é refém das Big Techs ocidentais.
A prioridade do governo tem sido a economia digital, a privacidade de dados e a segurança nacional.

No caso dos algoritmos, a regulação de plataformas digitais inclui um controle específico sobre o conteúdo compartilhado para evitar a propagação de fake news, violência, preconceito, etc.

Ou seja, o uso de algoritmos em plataformas de internet não deve manipular o comportamento do consumidor de forma abusiva, nem produzir vícios ou formação de ‘bolhas de conteúdos’.

As redes sociais fomentam o individualismo, o consumismo e o adoecimento mental. Tudo isso permeado por culto exagerado à beleza, destruição de finanças (bets) e comprometimento cognitivo por meio de conteúdos rápidos (quem aqui não encontra dificuldade em leituras mais longas?)

Aqui reside outro problema. Sob alegação de um liberalismo exacerbado, se confunde direitos à liberdade de expressão e privacidade com o imperativo da regulação, responsabilização e interesses coletivos.

Em suma, ao invés de um suposto determinismo tecnológico que reforça o poder das Big Techs, estamos diante de um dilema civilizacional. Ou as novas tecnologias reforçam o desenvolvimento ou se tornam forças de desagregação social. Ah, isso tudo é assunto da minha Tese...😁

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling