Meu fio sobre a redução de mortes no trânsito em São Paulo me deixou com a pulga atrás da orelha devido às inconsistências nos dados.
Decidi ir mais a fundo e descobri que tem mais coisa aí - a começar pelos demais acidentes, que estranhamente caíram em 2018. Estranho por que?🧶
1. Óbitos por demais acidentes são causados principalmente por quedas - muito frequente em idosos. Como a população de idosos só aumenta, é de se esperar um aumento contínuo - jamais uma diminuição como a registrada.
Mas vejam que as MVCIs (causa indeterminada) dispararm!
⬇️
2. Mas afinal, o que são as MVCIs?
É um grupo de 25 causas nebulosas de óbitos, nos quais a intenção é indeterminada: ou seja, pode ser acidente, suicídio ou homicídio.
A mais obscura de todas é a Y34, na qual não se sabe nem mesmo o fato que causou o óbito.
⬇️
3. Eu já havia alertado que São Paulo tinha um sério problema de aumento de MVCIs - é sinal que pior está sendo a qualidade das declarações de óbito -> pior qualidade de dados.
Vejam aqui o que ocorre com suicídios: começam a cair, ao contrário do esperado - e MVCIs sobem.
⬇️
4. Aqui a comparação com os homicídios - chegamos à bizarra situação de ter 6 vezes mais óbitos por intenção indeterminada que por homicídios em 2023. Isto não pode estar certo...
⬇️
5. Voltando ao meu fio de ontem, vejam que as MVCIs têm alguma correlação (negativa) com óbitos no trânsito. Notem que a alta de MVCIs vem desde 2018 - são 6 anos já neste nível.
⬇️
6. Decidi abrir as MVCIs por categoria CID-10. Notem o quanto a Y29 (contato objeto contundente) é 5x maior que antes. Mas demais categorias também aumentaram.
Mas será que isto é algo local ou está igual em outros municípios?
Preparem-se...
⬇️
7. Ao comparar a % das MCIS (em relação aos óbitos por causas externas) da capital com a região metropolitana e o interior, vejam o quanto a capital destoa: quase metade dos óbitos por causas externas não tem intenção determinada!
Nos demais municípios da RMSP, vem aumentando, o que não é bom, mas não tanto quanto a capital. Nas cidades do interior, estabilidade abaixo de 10% - OK.
⬇️
8. Afinal, o que dá para concluir disto?
- para começar, não dá para cravar causalidade aí
- mas o aumento súbito de MVCIs desde 2018 não faz sentido algum
- possivelmente as MVCIs distorceram os dados de suicídios e demais acidentes, parecendo que diminuíram (inverossímil)
⬇️
9. Quanto a óbitos no trânsito, pelos dados do Infosiga houve um aumento recente. No longo prazo (desde 96), continua sendo uma queda significativa, mas bem menor que a registrada no DataSUS.
⬇️
10. Já em homicídios, tudo indica que SP capital continua com um índice baixo, mas menos baixo que os números oficiais fazem parecer.
⬇️
11. O que não dá para aceitar é que a maior cidade do hemisfério Sul registre, no principal banco de dados de mortalidade, quase 50% dos óbitos por causas externas sem intenção determinada.
Isto é um retrocesso e não é aceitável. Um escândalo não-noticiado!
FIM
ADENDO IMPORTANTE: não dá para cravar intenção de distorcer os dados. Precisaria investigar o que acontece para que em determinados anos as classificações mudem tão repentinamente. Mas eu não coloco minha mão no fogo...
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.