Frankito, o Curioso® Profile picture
Nov 1, 2024 13 tweets 5 min read Read on X
Meu fio sobre a redução de mortes no trânsito em São Paulo me deixou com a pulga atrás da orelha devido às inconsistências nos dados.
Decidi ir mais a fundo e descobri que tem mais coisa aí - a começar pelos demais acidentes, que estranhamente caíram em 2018. Estranho por que?🧶 Image
1. Óbitos por demais acidentes são causados principalmente por quedas - muito frequente em idosos. Como a população de idosos só aumenta, é de se esperar um aumento contínuo - jamais uma diminuição como a registrada.
Mas vejam que as MVCIs (causa indeterminada) dispararm!
⬇️ Image
2. Mas afinal, o que são as MVCIs?
É um grupo de 25 causas nebulosas de óbitos, nos quais a intenção é indeterminada: ou seja, pode ser acidente, suicídio ou homicídio.
A mais obscura de todas é a Y34, na qual não se sabe nem mesmo o fato que causou o óbito.
⬇️ Image
3. Eu já havia alertado que São Paulo tinha um sério problema de aumento de MVCIs - é sinal que pior está sendo a qualidade das declarações de óbito -> pior qualidade de dados.

Vejam aqui o que ocorre com suicídios: começam a cair, ao contrário do esperado - e MVCIs sobem.
⬇️ Image
4. Aqui a comparação com os homicídios - chegamos à bizarra situação de ter 6 vezes mais óbitos por intenção indeterminada que por homicídios em 2023. Isto não pode estar certo...
⬇️ Image
5. Voltando ao meu fio de ontem, vejam que as MVCIs têm alguma correlação (negativa) com óbitos no trânsito. Notem que a alta de MVCIs vem desde 2018 - são 6 anos já neste nível.
⬇️ Image
6. Decidi abrir as MVCIs por categoria CID-10. Notem o quanto a Y29 (contato objeto contundente) é 5x maior que antes. Mas demais categorias também aumentaram.

Mas será que isto é algo local ou está igual em outros municípios?
Preparem-se...
⬇️ Image
7. Ao comparar a % das MCIS (em relação aos óbitos por causas externas) da capital com a região metropolitana e o interior, vejam o quanto a capital destoa: quase metade dos óbitos por causas externas não tem intenção determinada!

Nos demais municípios da RMSP, vem aumentando, o que não é bom, mas não tanto quanto a capital. Nas cidades do interior, estabilidade abaixo de 10% - OK.
⬇️Image
8. Afinal, o que dá para concluir disto?

- para começar, não dá para cravar causalidade aí
- mas o aumento súbito de MVCIs desde 2018 não faz sentido algum
- possivelmente as MVCIs distorceram os dados de suicídios e demais acidentes, parecendo que diminuíram (inverossímil)
⬇️
9. Quanto a óbitos no trânsito, pelos dados do Infosiga houve um aumento recente. No longo prazo (desde 96), continua sendo uma queda significativa, mas bem menor que a registrada no DataSUS.
⬇️ Image
10. Já em homicídios, tudo indica que SP capital continua com um índice baixo, mas menos baixo que os números oficiais fazem parecer.
⬇️
11. O que não dá para aceitar é que a maior cidade do hemisfério Sul registre, no principal banco de dados de mortalidade, quase 50% dos óbitos por causas externas sem intenção determinada.

Isto é um retrocesso e não é aceitável. Um escândalo não-noticiado!

FIM Image
ADENDO IMPORTANTE: não dá para cravar intenção de distorcer os dados. Precisaria investigar o que acontece para que em determinados anos as classificações mudem tão repentinamente. Mas eu não coloco minha mão no fogo...

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh

Keep Current with Frankito, o Curioso®

Frankito, o Curioso® Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @WeiseFranklin

Jul 22
Na minha passagem recente por Brasília, fui surpreendido ao saber que o aeroporto, reformado/ampliado há poucos anos, teria sido eleito o 4o. melhor do mundo.

Não que ele seja de todo ruim, mas achei estranho...
O segredo?
🧶 Image
Terem considerado o ranking de um tal de AirHelp, que pondera a pontualidade, nota dos usuários e nota de lojas/alimentação. Mas tem coisas inusitadas aí... Image
Para começar, o AirHelp está longe de ter o ranking de aeroportos como foco - nem mesmo aparece na página inicial deles. O link para o blog deles está perdido lá no rodapé e o ranking está perdido no meio de outros posts. Image
Image
Read 9 tweets
Jun 25
O PT publicou o texto abaixo sobre os descontos no INSS e acho que vale a pena analisar 3 pontos aí:
🧶 Image
1. "A corrupção começou no primeiro ano do governo Bolsonaro".

Falso - por dois motivos:
- é fato sabido que o INSS é um órgão historicamente assolado por corrupção
- os descontos indevidos começaram antes, com ABRAPPS, AAPEN e RIAAM Image
Image
2. "Aposentados já denuciavam descontos indevidos bem antes de o esquema vir à tona."

Verdadeiro. Houve inação tanto no governo Bolsonaro quanto nos dois primeiros anos do governo Lula quanto a isto. Como deixaram chegar tão longe? Image
Read 9 tweets
Jun 19
Passados 5 anos do início da pandemia, eis aqui uma lista de posições que defendo que vão contra o lugar-comum ou não são das mais populares:

1. Vacinação contra Covid não deveria ter coerção estatal (porque não precisaria, só gerou polêmica desnecessária)
🧵 Image
2. O termo "genocida" não é aplicável a Bolsonaro. Foi um factóide criado pela oposição, mas sem embasamento formal. Image
3. Dentre países de porte, o Brasil foi o único no qual o presidente desencorajou publicamente a vacina. Image
Read 20 tweets
Jun 12
É possível enganar apenas mostrando números reais?
É, sim senhor – e este infográfico aqui é um excelente exemplo desta forma sub-reptícia de desinformação (contém não apenas um, mas dois exemplos).
Vem comigo:
🧵 Image
O primeiro ponto que salta aos olhos é o eixo Y severamente truncado – o que gera a impressão de uma subida maior que a real. Veja lado a lado como os mesmos dados sem truncamento geram outra impressão. Image
Image
O segundo detalhe é esta estranha linha de tendência, que eu tentei reproduzir de diversas formas, sem sucesso. Até que... Image
Read 9 tweets
Jun 10
Como comentei ontem, eu era um dos últimos Homo sapiens a não ler o Sapiens do Harari – o que finalmente fiz. Eis minha resenha.🧵

Importante: é uma visão pessoal e subjetiva, não levem a ferro e fogo (até porque fiquei sabendo que o livro tem tanto amantes quanto detratores) Image
Antes de tudo, a única coisa que eu sabia a respeito dele é que ele vendeu muito, mas não fui atrás de resenhas e opiniões de terceiros – o que me permitiu lê-lo sem ideias pré-concebidas e expectativas.
Desde o início, fica claro que é um livro voltado ao grande público, a escrita é de compreensão fácil e tem uma narrativa ágil. Outro ponto que me chamou a atenção é que a fonte de inspiração parece ter sido Cosmos, do Sagan – pelo título, tamanho, público-alvo e ambição. Image
Read 21 tweets
Jun 6
Esta matéria de ontem no G1 apresentou algo estarrecedor: os atendimentos por AVC mais que dobraram na região de Campinas desde 2020!

Vem comigo no fio para entender o porquê de este ser um caso elucidativo tanto de credulidade quanto de jornalismo de baixa qualidade: Image
Image
1.Eis a plotagem que fiz com os dados apresentados, que me acendeu um alerta laranja por algo que sempre menciono nos meus treinamentos: o senso de verossimilhança (algo que se adquire com a experiência). Estava estranho, indicadores como este não costumam subir tão rápido. Image
2.Próximo passo: achar a fonte. Depois de alguma busca, encontrei: é o registro de atendimentos (não internações) dos CIDs I10 a I69 na DRS Campinas, que inclui 42 municípios e mais de 4 milhões de habitantes
tabnet.saude.sp.gov.br/deftohtm.exe?t…
Read 18 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!

This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(