🇾🇪 CÉDRIC SOARES
No duelo contra o Guarani, pelo Paulistão, o lateral-direito português Cédric Soares, livre no mercado, foi flagrado no MorumBIS, e, conforme algumas informações que circulam, o São Paulo estuda sua contratação por um contrato curto. Quer conhecer mais sobre a carreira do jogador e o seu perfil? Vem com a PFQL!
Cédric é destro, tem 33 anos e 1.72m. Alemão, mas naturalizado português, começou sua carreira no Académica, emprestado pelo Sporting. Depois, passou por clubes como Southampton, Inter de Milão e Arsenal (sua última equipe), e foi campeão da Eurocopa de 2016 com Portugal. Em julho de 2024, ficou sem clube.
Agora, eis um problema: Cédric não disputa uma partida desde 4 de março de 2024, na goleada do Arsenal por 6 a 0 contra o Sheffield United, pela Premier League. Assim, ele está sem ritmo de jogo, mas, segundo o jornalista André Hernan, ele está sem restrições físicas, e inclusive treinou em campo.
Ao todo, apenas por clubes, Cédric tem 346 jogos, com 7 gols e 30 assistências, segundo o portal Transfermarkt.
Cédric, ao longo da carreira, atuou em posições até mais avançadas, como a ala, inclusive pelo lado esquerdo, demonstrando uma grande versatilidade tática. Seu pé esquerdo não é tão desenvolvido, mas é útil para realizar passes mais simples e manter a posse.
O lateral tem um controle de bola eficaz, ultrapassando os 60% de precisão em dribles (em comparação, Igor Vinícius teve 42% no Brasileirão 2024) na maioria das edições da Premier League que disputou, o qual garante a manutenção da posse. Porém, ele não é um lateral driblador, até mesmo pela idade, então não se pode esperar grandes jogadas, e sim, um jogador que não irá se atrapalhar com a pelota nos pés.
Nos passes, Cédric faz um bom feijão com arroz: Não é criativo, mas entrega uma precisão em passes curtos acima dos 70%. Seus cruzamentos quase sempre ultrapassam os 20% de acerto, um aproveitamento mediano. Quando mais jovem, ele chegou aos 30%, mas, conforme envelheceu, os números pioraram. Seu passe longo poderia ser melhor.
Defensivamente, o que vale é o posicionamento e a experiência. Cédric é um lateral pouco faltoso e que recebe poucos amarelos, e sua precisão no 1v1 defensivo, mesmo em um nível maior que o do Brasileirão, é melhor que o de Igor Vinícius: 58.5% a 54.3%, com base no recorte geral do FBREF. Suas médias de desarmes são próximas.
Em termos físicos, o jogo não é dos melhores, já que Cédric não consegue manter uma grande intensidade, especialmente para a pressão pós-perda. Além disso, seu jogo aéreo não é bom, até mesmo por sua altura.
Por fim, o que deve ser citado é o seu histórico de lesões, que é bem grande. Entre 2016 e 2020, foram 8 lesões e 240 dias afastado, de acordo com o Transfermarkt. Entretanto, nenhuma nova lesão foi registrada desde 2020.
Cédric Soares é um lateral experiente, versátil e com bom rendimento em um alto nível europeu (a Premier League). Seu grande problema é o físico, mas, em boa forma, não deverá comprometer tecnicamente, e, quem sabe, poderá ser titular e auxiliar os jovens da posição (como Moreira). Resta saber como Zubeldía fará isso.
Gostou? Então deixa aquele RT e siga a PFQL para mais conteúdos!
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.