Profile picture
Ale Santos @Savagefiction
, 13 tweets, 5 min read Read on Twitter
A hipersexualização do corpo negro feminino, expresso no estereótipo da Mulata é uma das maiores feridas deixadas pelo racismo. Essa Thread vai contar a história de como europeus tratavam com desumanidade mulheres pretas, em especial uma conhecida como Vênus Negra.
Há cerca de 200 anos Holandeses se depararam com um povo africano, khoi-khoi e os san, descendentes dos primeiros caçadore-coletores que habitavam a Africa há dezenas de milhares de anos, os Khoisan.
A anatomia dos Khoisan varia ligeiramente dos outros povos africanos, principalmente porque a estatura de todos era menos e mulheres tendiam a desenvolver nádegas maiores. Os europeus chamaram esse povo de Hotentote, que significa gago - devido a peculiaridades da língua.
Uma ou mais dessas mulheres foi capturada para uma turnê tenebrosa pelas dimensões do Reino Unido, era Sarah "Saartjie" Baartman ou a Vênus Noire (negra) - isso em 1810. Seus padrões eram tidos como grotescos pelos europeus, não apenas da sua nádega mas de sua genitália.
Analfabeta, ela supostamente assinou um contrato com o cirurgião inglês William Dunlop e o empresário Hendrik Cesars, dono da casa em que ela trabalhava, que disse que ela viajaria para a Inglaterra. Uma das regras seria, nunca expor sua vagina.
Foi tão escandaloso que alguns homens da sociedade filantrópica African Association levaram o caso ao tribunal, mas a Saartjie deu um depoimento alegando não se sentir ofendida com tudo isso 😞
Ela vivia enjaulada, subia no palco e era obrigada a "mexer sua bunda" e deixar ser tocada por homens pervertidos. Em 1814 ela foi vendida a um Frances, domador de animais, que a exibia totalmente nua, contrariando seu primeiro acordo.
Foi exposta para multidões de pessoas, a maioria homens embriagados, apalpando-a, zombando e fazendo várias caricaturas. Até cientistas foram atraídos e fizeram inúmeras teses de como as dimensões corporais de Negras aproximava elas de animais
As caricaturas exageravam mais suas proporções, com a intenção racista de marcar a diferença com as mulheres brancas, tidas como civilizadas e "humanas". Ela passou a beber e fumar sem parar e provavelmente foi prostituída.
Foi neste período que teve início o estudo que chegou a ser chamado de "ciência da raça", onde vários europeus usaram pseudociência para depreciar negros. Entre 1814 e 1870, houve pelo menos sete descrições científicas onde a anatomia dos corpos de mulheres negras eram comparadas
Até 1974, era exposto no Museu do Homem de Paris um modelo de gesso, que Georges Cuvier fez de seu corpo antes de dissecá-lo. Também preservou seu esqueleto, pôs seu cérebro e seus órgãos genitais em frascos.

Em 94 Nelson Mandela solicitou a devolução para a Africa.
Enfim ela foi enterrada em Hankey, província onde nasceu. Vários livros foram escritos sobre essa história absurda que o racismo europeu promoveu. O filme Venus Noire é dramático e requer estômago para reviver sua tragédia -
Infelizmente a hipersexualização da mulher negra persiste, em vários estereótipos e julgamentos que impedem seu crescimento em muitas dimensões. Assiste o vídeo da @natalyneri
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ale Santos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!