1° O NOSSO PLANETA É UM GRANDE ORGANISMO VIVO E EU POSSO PROVAR
O solo da Amazônia é rico em fósforo, mas ninguém sabia explicar o motivo, já que a chuva constante carrega o fósforo do solo. Um estudo da Nasa mostrou que o fósforo vem através de ventos do deserto do Saara.
2° Segundo os satélites da Nasa, mais de 27 milhões de toneladas de areia viajam do Saara para a Amazônia a cada ano, com cerca de 22 mil toneladas de fósforo, componente essencial para manter a tamanha biodiversidade da floresta.
3° Essa transporte de fósforo permite que exista a maior floresta tropical do mundo. A vegetação da Amazônia sugam a água do solo e essa água vai até o topo das árvores, que transpiram. Essa transpiração se torna vapor de água, em um processo conhecido como evapotranspiração.
4° Essa vapor de água se junta com o de outras árvores/plantas e formam o que os especialistas chamam de "rio voador". Esse "rio", se fosse um rio comum seria o maior rio do planeta, ainda maior que o rio amazonas (que é o maior do planeta).
5° Boa parte desse "rio" gigante se movimenta até uma muralha de pedra, conhecida como "Os Andes" e com todo o clima da área, acaba se transformando em água originando uma chuva. Essa água colide com as rochas as provocando uma erosão e carregando os nutrientes das rochas.
6° Todos esses nutrientes são lançados no oceano e todo esses nutrientes são fonte de alimento para um ser 4 vezes mais fino que um fio de cabelo humano: a diatomácea. A população de diatomáceas dobram a cada dia que se passa.
7° A diatomácea é o segredo para o suprimento de oxigênio no nosso planeta. Elas utilizam sílica dos sedimentos rochosos para criar novas carapaças o que permite sua reprodução. Então, elas realizam fotossíntese. Cada uma delas começam a produzir oxigênio.
8° A cada duas respiradas que você dá, uma vem das diatomáceas. Ou seja, se não fossem esses pequenos seres não estaríamos aqui. A olho nu, não conseguimos observa-las, mas do espaço da pra vê-las em grupos: são gigantes. (pesquise, vale a pena)
9° De anos em anos existem um fenômeno natural que fazem as geleiras se movimentarem mais rápido do que deveriam. Isso faz que com elas esmaguem rochas e carregue seus nutrientes.
10° Quando uma geleira cai no oceano, elas levam com si milhares de nutrientes que também serve de alimento para as diatomáceas. Só que não é sempre que as geleiras derretem e caem nos oceanos, logo, falta alimento para as diatomáceas.
11° Acontecem, que ao morrerem elas vão para o fundo dos mares. Ao decorrer de milhares de anos o leito dos oceanos sobem. O nível do mair cai e o fundo do mar se transforma em um deserto salgado.
12° Ou seja, sabe O deserto que voa ate a Amazônia? Antes era o leito de um mar. O deserto do Saara, há milhares de anos atrás era um mar. A poeira que faz a floresta crescer e serve de alimento para as diatomáceas, já foram diatomáceas.
13° Tudo no nosso planeta está conectado. O nosso planeta age como nosso sistema de órgãos: que só conseguem funcionar se todos estiverem em harmonia e equilíbrio. Equilíbrio é o que mantém a vida na Terra. Se não tivermos oxigênio, morremos.
14° Mas em excesso, o planeta irá arde em chamas igual há milhares de anos atrás. Gostou? Assista a série documental One Strange Rock produzido pela National Geographic. Vi todas essas informações lá. É extremamente bem produzida e é apresentada pelo Will Smith.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
1° Vocês já ouviram falar no experimento de Milgram? O que isso tem a ver com o BBB? Resumidamente falando, Milgram provou cientificamente como pessoas "boas" podem cometer absurdos por estarem apenas seguindo "ordens".
2° O experimento de Stanley Milgram aconteceu no ano de 1961, emde Yale. O experimento consistia em levar pessoas a aplicar choques elétricos (falsos) que iam aumentando gradativamente até de 450 volts em pessoas inocentes. Uma pergunta era feita, se a pessoa erra-se era punida.
3° Vinte experimentos foram realizados que envolviam centenas de pessoas. Elas demonstraram um grande índice de submissão à autoridade do pesquisador ao obedecerem à ordem de dar choques elétricos, com a voltagem máxima, em indivíduos que aparentemente não fizeram nada de errado.
1° Você sabia que o Brasil já produziu carros nacionais? Eles foram fabricados pela Gurgel, fundada pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel que tinha a proposta de produzir veículos 100% nacionais. Infelizmente, o sonho de Gurgel enferrujou.
2° O Documentário Gurgel Motores - "Sonhos Enferrujam" mostra como surgiu o sonho de Gurgel e como isso virou um pesadelo de forma trágica.
Segundo amigos, Gurgel sempre foi muito criativo e engenhoso. Seu TCC foi projetar um protótipo de carro 100% nacional.
3° "Carro não se fabrica, se compra". Foi isso que ele ouviu de seu orientador. Desde o começo, Gurgel viu que seu sonho seria difícil de se realizar pela falta de incentivo e valorização para desenvolvimento de uma indústria brasileira.
"O Brasil foi o sexto país com menos investimentos no mundo, ficando igual ao México e sendo superado por Cingapura, Irlanda, Alemanha, EUA e China. Em 2019, o Brasil era o quarto entre os maiores destinos de investimentos." economia.ig.com.br/2020-10-27/bra…
1° "Este não será outro Vietnã" foi a frase dita por George H.W Bush no começo da Guerra do Golfo. A Guerra do Vietnã entrou para a consciência coletiva dos estadunidenses como uma ferida psíquica, mas além desso também ocorreu um estrago físico: a sociedade foi partida ao meio.
2° A eminência de uma nova guerra civil que os EUA vivem hoje tem profundas raízes na Guerra do Vietnã, que dividiu a sociedade como a Guerra Civil 1 século antes. É o que o documentário "A Guerra do Vietnã" (um dos documentários mais fodas que eu já vi), mostra em 15 de duração.
3° Resumidamente falando, a Guerra do Vietnã foi o conflito pela hegemonia do Vietnã entre o Vietnã do Norte (comunista) e o Vietnã do Sul (capitalista). Não irei falar do conflito em si, mas das consequências geradas nos EUA.
1° Não, pessoal, as pessoas não se recusaram a serem vacinadas em 1904 porque eram "burras" ou "ignorantes". Na realidade, o contexto é muito mais complexo que isso.
Aqui vai uma visão sobre a Revolta da Vacina que provavelmente você nunca viu:
2° A campanha de vacinação não foi algo debatido com a população, foi simplesmente imposto. Agora você imagine: se hoje um agente do Estado chega na sua casa pra te vacinar a força querendo colocar algo dentro de você que você nem faz ideia do que é. Como você reagiria?
3° Ainda existe a questão que muitas pessoas morriam de varíola, pois a maioria dos agentes de saúde não tinham treinamento e acabavam aplicando a vacina de forma equivocada, levando pessoas a morte: e isso se espalhou.
1° O racismo não só é estrutural, mas também é Institucionalizado pelo o Estado.
Esse é o tema do documentário "Freeway crack in the System" que mostra a vida de Rick Ross, um dos maiores traficantes de drogas e como a CIA atuou no tráfico de crack em Los Angeles na década de 80
2° Nessa época, o mundo estava na lógica "bipolar": capitalismo x comunismo. O governo norte-americano fazia de tudo para evitar que governos comunistas assumissem o poder no continente americano. Em 1979, começava a revolução sandinista na Nicarágua, o que preocupou os EUA.
3° Porém, existia um grupo contrário aos sandinistas que ficaram conhecidos como "Contras". A gestão Reagan, junto com a CIA, apoiou os "Contras" em prol dos seus interesses na intenção de derrubar o governo de esquerda sandinistas.