Folha de S.Paulo Profile picture
Feb 21, 2019 20 tweets 11 min read
ONDE ESTEVE A FOLHA NESSE TEMPO TODO?

É recorrente nas redes sociais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) acusarem a Folha de omissão na cobertura de governos anteriores.

Nesta thread, mostraremos como o jornal incomoda presidentes desde Getúlio Vargas.

Siga o fio.
A Folha questionava Getúlio insistentemente antes mesmo de ele assumir o governo, em 1930. Quando chegou ao poder, os getulistas de São Paulo festejaram empastelando o jornal, pondo fogo no mobiliário e nas máquinas de escrever.

bit.ly/2V8xz3J

Divulgação
Em 1977, a ditadura militar não gostou de uma coluna em branco para marcar a prisão do colunista Lourenço Diáferia, e o general Hugo Abreu ligou do Planalto para o publisher Octavio Frias de Oliveira: “Vamos fechar o seu jornal”, declarou.

bit.ly/2V8xz3J

📷Folhapress
Em 1987, no governo Sarney, a Folha publicou, com antecedência, quem seria o vencedor da concorrência na ferrovia Norte-Sul. A revelação da fraude causou uma verdadeira tempestade em Brasília.

bit.ly/2V6IBH2

📷 Pedro Ladeira/Folhapress
Seja como candidato, seja como presidente, Fernando Collor de Mello, primeiro governante pós-redemocratização, sempre confrontou a Folha.

bit.ly/2BEltbh

📷Jorge Araújo/Folhapress
Menos de dez dias após assumir, ele mandou a PF invadir a Folha. Os agentes foram diretamente ao nono andar do jornal e questionaram: “Onde está o Frias?”. Sem encontrá-lo, conduziram coercitivamente secretária e diretores.

bit.ly/2BEltbh

📷Jorge Araújo/Folhapress
Em 1997, a Folha obteve gravações que mostraram um esquema de compra de votos para aprovação da emenda da reeleição, no maior escândalo do governo FHC.

bit.ly/2EkTakh

📷Sérgio Lima/Folhapress
Para FHC, o tema era “mera questão de política menor”. "Esse tema já não está gasto? Tantas vezes se levantou essa questão. Vai ver o que aconteceu. A reeleição foi aprovada por maioria imensa", afirmou.

bit.ly/2Nm97cR

📷Antônio Gaudério/Folhapress
Em 1999 e 2000, respectivamente, mais dois furos da Folha sobre o governo FHC:

- FHC tomou partido de um dos grupos no leilão da Telebrás
bit.ly/2EkoIGW

- Campanha de FHC omitiu doações
bit.ly/2U52SfG

📷Alan Marques/Folhapress
Ao sair , ele reclamou da cobertura da Folha. “Nenhum presidente, talvez só Getúlio, foi alvo de tanta agressividade de setores da mídia. A Folha fez uma edição de várias páginas com argumentos para o impeachment”.

bit.ly/2V8xz3J

📷Marlene Bergamo/Folhapress
Anos depois, FHC publicaria, em seus “Diários da Presidência”, que a Folha “publica uma sacanagem atrás da outra. É uma coisa doída de dizer, um jornal no qual trabalhei por dez anos ou mais, e hoje é mesquinho, negativo”.

bit.ly/2V8xz3J

📷Bruno Santos/Folhapress
É da Folha a revelação do maior escândalo de corrupção do governo Lula: o mensalão.

bit.ly/2XcTd91

📷Evaristo Sá/AFP
Em 2005, em entrevista exclusiva ao jornal, o deputado Roberto Jefferson (PTB) revelou a Renata Lo Prete que o PT dava mesada de R$ 30 mil a parlamentares.

bit.ly/2XcTd91

📷Adriano Machado/Lula Marques/Folhapress
O caso do sítio de Atibaia também foi furo da Folha, em 2016. O jornal mostrou que a Odebrecht realizou obras na propriedade usada por Lula. Para conseguir a informação, o repórter visitou o local dezenas de vezes.

bit.ly/2V9AeKO

📷 Jorge Araújo/Folhapress
Em 2017, Lula reclamou de pesquisa do Datafolha. “A Folha pergunta se eu deveria ser preso. Se eles quiserem evitar que eu volte a ser presidente da República, não joguem rasteiro. Tenham coragem e disputem uma eleição”.

bit.ly/2V1nZQm

📷Marlene Bergamo/Folhapress
Passamos para o governo Dilma. A queda do ministro Antonio Palocci ocorreu depois de reportagem da Folha mostrar que o petista multiplicou o patrimônio por 20 em quatro anos com serviço de consultoria quando era deputado.

bit.ly/2NdXJPR

📷 Roberto Stuckert Filho/PR
4 dias após o 1º turno de 2014, a Folha trouxe uma das principais revelações do que seria o “Petrolão”: “Esquema beneficiou PT, PP, e PMDB nas eleições de 2010, diz Paulo Roberto Costa, delator e ex-diretor da Petrobras”.

bit.ly/2XdQLze

📷Wallace Martins/Futurapress
No governo Michel Temer, o ministro Romero Jucá caiu após apenas 11 dias no cargo, quando a Folha revelou diálogos dele com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sugerindo pacto para deter avanço da Lava Jato.

bit.ly/2TXTydz

📷Pedro Ladeira/Folhapress
JUCÁ - Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.
MACHADO - É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.
JUCÁ - Com o Supremo, com tudo.
MACHADO - Com tudo, aí parava tudo.
JUCÁ - É. Delimitava onde está, pronto.

bit.ly/2TXTydz

📷P. Ladeira
Se há governo, a Folha cobre com um jornalismo crítico, apartidário, independente e plural.

Contem conosco! 👊

📷 Roberto Stuckert Filho

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Folha de S.Paulo

Folha de S.Paulo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @folha

Dec 13, 2021
AS PREVISÕES DE GUEDES

“Colocamos o Brasil de pé”, disse Guedes em entrevista. Economia do país, porém, recuou 0,1% no último trimestre. O Ministro também fez diversas afirmações otimistas ao longo do governo e que nunca se concretizaram. Siga o🧶e leia: bit.ly/3dKmeCz
Guedes concedeu entrevista ao programa Canal Livre, da Band, na noite deste domingo (12). Ao ser questionado sobre “crescimento em V”, contornou: “Nunca disse que o Brasil ia continuar em ‘V’. Colocamos o Brasil de pé, isso é ‘V’. Vamos entrar no futuro” bit.ly/3dKmeCz
O resultado do terceiro trimestre, em que houve recuo de 0,1% da economia, reforça o quadro de estagnação. Relembre: bit.ly/3rY12RO
Read 21 tweets
Nov 20, 2021
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Há 50 anos, 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, foi reivindicada como data de celebração da Consciência Negra no Brasil, em contraposição ao 13 de Maio

Acompanhe o fio
👇🏾👇🏾👇🏾

www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021…
Pauta racial ganha espaço nas empresas, mas números ainda são ruins; embora a agenda ESG impulsione compromissos de inclusão, sair do discurso é o maior desafio

www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/1…
Presença de negros em liderança de empresas não melhorou no Brasil, diz empresária; Liliane Rocha alerta para o que chama de 'diversitywashing', que pode ser comparado ao 'greenwashing' (@JoanaCunhaO)

www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
Read 11 tweets
Sep 13, 2021
Local em que presidente Jair Bolsonaro morou com ex-mulher no Rio de Janeiro aparece em registros de quatro supostos "funcionários fantasmas" do vereador Carlos Bolsonaro. Siga o fio e saiba mais em: bit.ly/3kd4eox

Foto: Geraldo Magela | Agência Senado
Na época em que morava no local, Jair Bolsonaro estava casado com a advogada Ana Cristina Siqueira Valle, que é investigada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro sob suspeita de ser a articuladora de um esquema de “rachadinha” no gabinete de Carlos bit.ly/3htmoR0
As informações do endereço dos supostos "funcionários fantasmas" fazem parte dos documentos do Ministério Público do Rio de Janeiro que levaram à quebra de sigílo bancário de Carlos, da ex-mulher do presidente e de outras 25 pessoas, além de sete empresas bit.ly/3htmoR0
Read 4 tweets
Sep 12, 2021
PROTESTOS PELO BRASIL

Manifestantes vão às ruas pelo país em atos contra Bolsonaro neste domingo (12). Pela manhã, grupos começaram a se reunir no Rio e em Belo Horizonte.

Acompanhe a cobertura neste fio.

📸Luís Costa/Folhapress
Há atos previstos em 15 capitais, com foco especial dos mobilizadores para as que tiveram grandes multidões nas manifestações da última terça (7), que incluíram bandeiras antidemocráticas e discursos autoritários de Bolsonaro.

O principal será na av. Paulista, a partir das 14h.
Acompanhe a cobertura completa também no site da Folha

aovivo.folha.uol.com.br/poder/2021/09/…
Read 34 tweets
Sep 10, 2021
NO CALOR DO MOMENTO | Dois dias após atacar o STF com ameaças golpistas, o presidente Jair Bolsonaro divulgou uma nota nesta quinta (9) na qual atribui palavras "contudentes" anteriores ao "calor do momento". Listamos outros momentos em que Bolsonaro foi tomado pela emoção: 🧶 Image
Jair Bolsonaro, no calor do momento em 8.jul.2021 a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada Image
Jair Bolsonaro, no calor do momento em 9.jul.2021 em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada Image
Read 14 tweets
Sep 10, 2021
Em 11 de setembro de 2001, não havia celulares com internet nas mãos de todos, ainda assim, milhões assistiram a dois aviões derrubarem as Torres Gêmeas, no centro comercial mais importante dos EUA. Isso foi há 20 anos. Siga o fio e leia mais em: bit.ly/3A2obDU Image
Na ocasião, aeronaves sequestradas se chocaram contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Atentados cuja autoria foi assumida por terroristas ligados à Al Qaeda, que tinha como porta-voz Osama bin Laden. Saiba como foi, minuto a minuto: bit.ly/3lbv7Z2
Às vésperas do maior ataque terrorista contra os EUA completar 20 anos, a Justiça americana retomará o julgamento dos réus do 11 de setembro. Cinco homens serão julgados, entre eles Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o autor intelectual dos atentados bit.ly/2VwjNOt
Read 43 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(